[Resenha] Livro O homem mais rico da Babilônia (George S. Clason) - Viaje na Leitura

10/08/2022

[Resenha] Livro O homem mais rico da Babilônia (George S. Clason)

 


Onde comprar o livro?  Amazon

Sinopse

Com mais de dois milhões de exemplares vendidos no mundo todo, O homem mais rico da Babilônia é um clássico sobre como multiplicar riqueza e solucionar problemas financeiros. Baseando-se nos segredos de sucesso dos antigos babilônicos ― os habitantes da cidade mais rica e próspera de seu tempo ―, George S. Clason mostra soluções ao mesmo tempo sábias e muito atuais para evitar a falta de dinheiro, como não desperdiçar recursos durante tempos de opulência, buscar conhecimento e informação em vez de apenas lucro, assegurar uma renda para o futuro, manter a pontualidade no pagamento de dívidas e, sobretudo, cultivar as próprias aptidões, tornando-se cada vez mais habilidoso e consciente.


Minha opinião

O homem mais rico da Babilônia é um livro que eu queria ler há muito tempo, mas sempre ia postergando, deixando ele de lado e dando prioridade a lançamentos e outros gêneros literários, mas recentemente comecei a ler livros que estavam há muito tempo na minha lista de leitura e o escolhido da vez foi esse clássico das finanças pessoais.

Diferente de outros livros do gênero, este fala de finanças e investimentos contando histórias, e isso se dá de uma forma bastante simples e concisa que, recomendaria a leitura para crianças e adolescentes que desejam aprender sobre finanças pessoais e investimentos. 

O livro é ambientado na antiga Babilônia, que apesar dos escassos recursos naturais, evoluiu através de estratégia humana, alguns homens sábios que construíram um verdadeiro patrimônio. A cidade era uma fortaleza, imbatível.

A Babilônia era assim - uma mistura de grandeza e miséria, de riqueza ostentatória e mendicidade, tudo convivendo sem plano ou sistema dentro das muralhas protetoras da cidade.

No extremo luxo e pobreza que exalava pelas ruas da cidade, vivia Bansir, que desgosto da vida, sem um siclo no bolso e passando por grandes dificuldades encontrou seu amigo Kobbi, e conversando sobre as adversidades da vida, decidiram recorrer à Arkad, um dos homens mais ricos da cidade, para buscarem sabedoria financeira.

E a história de aprendizado de Bansir inicia-se através dessa busca, o primeiro passo para a sua prosperidade.

"Quanto mais conhecimento adquirirmos, mais poderemos ganhar. O homem que busca aprender sempre mais sobre a sua profissão será ricamente recompensado. Se é um artesão, deve informar-se sobre métodos e ferramentas utilizados por um companheiro de maior perícia no mesmo ramo. Se trabalha com a lei ou com a assistência médica, pode consultar e trocar informações com outros da mesma atividade."

Ao todo, o livro reúne onze parábolas, os personagens são interligados e correlacionados ao contexto. 

A parábola " As cinco leis do ouro" traz valiosas reflexões e pode ensinar muito sobre como administramos nossas finanças e claro, ensinar sobre finanças de maneira simples para todas as idades e leitores.

Onde há determinação, o caminho pode ser encontrado.

O que podemos aprender com a leitura de O homem mais rico da Babilônia? 

  • Pague a si mesmo antes de pagar todos os outros. Ou seja, ao receber ou obter ganhos, separe uma parte para você, o livro sugere 10%.
  • Tenha um orçamento para despesas imprescindíveis. 
  • Controle seus gastos.
  • Multiplique seus rendimentos, mas não o faça sem aprender sobre negócios, pois você pode perder antes mesmo de ganhar, no contexto atual seria dito "faça renda extra",
  • Aprenda com pessoas que façam o mesmo trabalho que você e são melhores que você, evolua com o aprendizado, conhecimento traz maior valor.
  • Faça o seu outro crescer (aumente seu dinheiro através de bons investimentos).
É uma leitura que recomendo a todos, mostra como devemos administrar nossa vida financeira, como podemos enriquecer e deixar de passar dificuldades através de conhecimento/determinação/constância. 


Nenhum comentário

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!