Mistério: O que causa o cheiro de novo e velho nos livros? - Viaje na Leitura

16/09/2022

Mistério: O que causa o cheiro de novo e velho nos livros?


Um aroma peculiar. Seja livro novo recém desembrulhado ou um livro velho de um sebo ou até mesmo de uma estante empoeirada, o cheiro de um livro é um mistério.

Você é o tipo de leitor que ao pegar o livro e antes mesmo de iniciar a leitura já vai cheirando ele? Inspirando profundamente para sentir esse delicioso aroma pelo seu olfato?


Não se preocupe, você faz parte de 90% dos leitores que amam iniciar a leitura pelo olfato. E a ciência tem uma explicação para esse cheirinho. 


Um infográfico foi produzido por Andy Brunning e publicado em seu site para explanar esse mistério. Segundo o autor, é provável que a maior parte do "cheiro de livro novo" exista através de três fontes principais: o papel em si (e os produtos químicos usados em sua fabricação), as tintas usadas para imprimir o livro, e os adesivos usados no processo de vinculação de livros.  


A fabricação de papel requer o uso de produtos químicos em várias etapas. Grandes quantidades de papel são feitos de celulose de madeira (embora também possa ser feito de algodão e têxteis) – produtos químicos como hidróxido de sódio, muitas vezes referidos neste contexto como "soda cáustica", podem ser adicionados para aumentar o pH e fazer com que as fibras da polpa inchem. As fibras são então branqueadas com uma série de outros produtos químicos, incluindo peróxido de hidrogênio; então, eles são misturados com grandes quantidades de água. 


São tantos processos e químicas que resultarão em um aroma diferente para cada livro novo. 


E os livros velhos? Andy Brunning diz que o "cheiro de livro antigo" é derivado dessa degradação química dos livros novos. Papéis modernos e de alta qualidade passarão por processamento químico para remover a lignina, mas a quebra da celulose no papel ainda pode ocorrer (embora a uma taxa muito mais lenta) devido à presença de ácidos no ambiente. Essas reações, conhecidas geralmente como "hidrólise ácida", produzem uma ampla gama de compostos orgânicos voláteis, muitos dos quais provavelmente contribuirão para o cheiro de livros antigos. 


Um número selecionado de compostos teve suas contribuições apontadas: benzaldeído adiciona um perfume semelhante a amêndoas; baunilha adiciona um perfume de baunilha- like; benzeno de etila e tolueno transmitem odores doces; e hexanol 2-etílico tem uma contribuição "ligeiramente floral". Outros aldeídos e álcoois produzidos por essas reações têm baixos limites de odor e também contribuem.

Veja o infográfico:


O que achou desse post? Comenta aqui e compartilhe com seus amigos que também amam o cheiro de um livro!!



Nenhum comentário

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!