Resenha O jeito HARVARD de ser feliz - Shawn Achor - Viaje na Leitura

17/10/2022

Resenha O jeito HARVARD de ser feliz - Shawn Achor

 


Alguns livros trazem conceitos e estimulam hábitos, que assim que os executarmos trarão um ou mais benefícios em nossas vidas. Neste livro, Shaw Achor, após anos de estudo e pesquisa em Harvard, desmistifica o padrão da felicidade e sua abordagem é totalmente diferente: Seja feliz e o sucesso será consequência. Mas, é possível viver feliz mesmo com tantas intempéries? Altos e baixos? Neste século?


Temos uma leitura interessante, ousada e desafiadora: Como ser feliz para então conquistar sucesso, reconhecimento, novas possibilidades e alavancar na vida?


Os estudos e pesquisas em Psicologia Positiva e outros do autor trouxeram os conhecimentos que ele reflete nas páginas deste livro, ao notar o quanto nossas crenças eram equivocadas, com padrões e hábitos das pessoas acima da média, ele obteve experiências e importantes descobertas, relatadas no decorrer deste livro.


Resumidamente, devemos conhecer os princípios que permeiam a obra: 

Os sete princípios:


  1. O benefício da felicidade
  2. O ponto de apoio e a alavanca
  3. O efeito Tetris
  4. Encontre oportunidades na adversidade
  5. O círculo do zorro
  6. A regra dos 20 segundos
  7. Investimento social
Todos os princípios são descritos pelo autor, com casos reais, estudos embasados e muitos relatos pessoais do mesmo para validar todo o seu trabalho, são princípios que estruturam técnicas, hábitos e conceitos que podem realmente ser aplicados em nossa vida.

Neste livro o autor descreveu a importância da linha de Losada:

Para ajudar esses líderes a capitalizar o Benefício da Felicidade, costumo recomendar que eles mantenham uma coisa em mente: o número 2.9013 (...)
(...) Isso significa que são necessárias cerca de três experiências, expressão ou comentário negativo. 

Essa técnica descrita pelo autor (2.9013), define que para manter relacionamentos humanos de qualidade é preciso manter três interações positivas contra uma negativa. É como se três interações boas neutralizassem uma ruim.


Segundo Achor, uma atitude mental correta dita a realidade, como também o resultado das nossas ações.

Com seus relatos, estudos e impressionantes descobertas com o efeito placebo, temos uma visão bastante detalhada do autor, trazendo novo significado ao efeito que tínhamos pouco conceito sobre como a "Teoria das Expectativas", onde o nosso cérebro é organizado para agir de acordo com o que prevemos que acontecerá em seguida.

A construção mental das nossas atividades diárias, mais do que a atividade em si, é que define a nossa realidade.

Muito interessante como o autor aborda o efeito placebo e também o nocebo, com importantes observações para levarmos para a vida.

Os hábitos são como o capital financeiro - constituir um, hoje, é um investimento que automaticamente renderá retornos durante anos a fio.

Pequenos sucessos podem se somar e se transformar em grandiosas realizações. Basta traçar o primeiro círculo na areia. 

A leitura foi extraordinária, recomendo a todo o leitor que deseja alcançar uma mentalidade mais positiva em todos os âmbitos da vida, e principalmente, ao leitor que deseja expandir seus horizontes para adotar uma nova mentalidade.

Para comprar o livro, acesse:

AMAZON

Nenhum comentário

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!