Resenha: Por trás da felicidade - Shawn Achor - Viaje na Leitura

01/06/2023

Resenha: Por trás da felicidade - Shawn Achor



"Por trás da felicidade", escrito por Shawn Achor, é um livro surpreendente que nos mostra como a felicidade pode ser alcançada ao mudarmos nossa maneira de pensar e agir. O autor nos apresenta de forma clara e objetiva os princípios da psicologia positiva, que nos ajudam a desenvolver uma mentalidade mais positiva e a lidar melhor com os desafios do dia a dia.

O livro é baseado em pesquisas científicas e estudos de caso que demonstram como a felicidade é um fator importante para o sucesso pessoal e profissional. O autor também nos ensina a identificar os hábitos e comportamentos que nos impedem de alcançar a felicidade e a adotar novas práticas que nos levem a uma vida mais satisfatória.

É verdade que a felicidade leva ao sucesso, mas o que faz uma pessoa (especialmente uma diante de obstáculos e dificuldades) acreditar que ainda é possível ser feliz? (...) Comecei a perceber que, se quiséssemos criar uma mudança concreta, duradoura e sustentável, precisávamos mostrar às pessoas como mudar a essência de sua realidade ou, em outras palavras, as lentes que usam para enxergar o mundo. (pág. 17)

Para praticar a perspectiva positiva, o autor sugere que devemos treinar nossos cérebros para encontrar o lado bom das situações, mesmo nas circunstâncias mais desafiadoras. Ele apresenta cinco estratégias de eficácia comprovada para mudar a maneira de enxergarmos o mundo, dicas e truques práticos que ajudam a desenvolver essa habilidade, minuciosamente relatadas no livro.

Antes do potencial vem a motivação. Antes da motivação vem a emoção. E, antes da emoção, vem a sua realidade. Essa realidade faz toda a diferença entre uma felicidade passageira e uma mentalidade permanente que promove o sucesso em todas as suas iniciativas pessoais e profissionais. (pág.19)

No geral, "Por trás da felicidade" é um livro inspirador e esclarecedor, que nos mostra que a felicidade é uma escolha e que podemos alcançá-la através de pequenas mudanças em nossas vidas diárias. É uma leitura altamente recomendada para aqueles que desejam melhorar sua qualidade de vida e encontrar mais significado e propósito em suas vidas.

Probabilidade de sucesso (amplie o tamanho do alvo)

Esse estudo é muito importante porque mostra que, quando percebemos uma realidade na qual o sucesso é provável, esse sucesso acaba se concretizando. Que tipo de realidade você vê quando está diante de um desafio no trabalho ou na sua vida pessoal? (pág. 140)

Uma habilidade abordada no livro é a "Inserção Positiva", que se refere a mudar a maneira como vemos e interpretamos os eventos em nossas vidas. A perspectiva positiva envolve uma mudança na mentalidade, na qual nos concentramos nos aspectos positivos e construtivos das situações, em vez de nos concentrarmos nos negativos.

Apesar de o cérebro humano receber do ambiente 11 milhões de informações por segundo, ele só é capaz de processar 40 bits por segundo, o que significa que ele precisa escolher qual pequena parcela vai processar e qual grande vai rejeitar ou ignorar. Assim, a nossa realidade é uma escolha: aquilo que escolhemos focar nossa atenção define nossa percepção e interpretação do mundo. (pág. 22)

Deixe a nova realidade se infiltrar em seu subconsciente. Depois disso, você verá que é capaz de sentir o tipo de inspiração necessária para atingir a verdadeira excelência. (pág.244)


Nenhum comentário

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!