2012, Uma Aventura no Fim do Mundo - Vanessa Bosso - Viaje na Leitura

03/06/2011

2012, Uma Aventura no Fim do Mundo - Vanessa Bosso

"- Será no solstício. Dia 21 do último mês do ano de 2012. Três dias de escuridão. O movimento de rotação do planeta será interrompido. Os polos serão invertidos e uma nova era terá início. A sexta civilização irá surgir para o amor, a vibração do amor aumentará drasticamente. A quinta dimensão abrirá o portal para um mundo espiritual. Muitos morrerão nesse processo e apenas os escolhidos aqui viverão - profetizou o homem." (p.10)


Livro: 2012 - Uma Aventura no Fim do Mundo
Autor:  Vanessa Bosso
Editora:  Novo Século
Categoria:  Literatura Nacional
ISBN:  9788576793274
Páginas:  288
Lançado: 
 2010




2012... Quem nunca ouvi falar desse ano? Quem nunca ouviu as inúmeras profecias, boatos e suposições sobre o famoso "fim do mundo"? Muitos filmes já retrataram essa temática e em 2010 a autora nacional Vanessa Bosso nos brindou com um livro bastante dferenciado com relação a este tema.
No livro "2012, uma aventura no fim do mundo" encontramos a jovem Liz que começa o ano de 2012 buscando mudanças em sua vida devido alguns acontecimentos do último ano - um namorado que a traiu com a melhor amiga.
Na esperança de esquecer a dor que seu ex-namorado lhe causou LIz se muda para Londres, onde deveria estudar por quatro anos, se não fosse um "pequeno" imprevisto...
Em Londres na companhia de duas amigas Liz vê a Terra dar os primeiros sinais de que 2012 não será um ano comum. A jovem brasileira escapa da morte quando um misterioso ladrão  rouba sua bolsa segundos antes de uma grande explosão ocorrer matando inúmeras pessoas.
Sorte? Poderia até ser se não fosse pelo fato de que sua bolsa aparece com um pedido de desculpas.
Como assim um ladrão que se desculpa?

"Liz abriu a carteira com a certeza de ter perdido os quinhentos dólares que levava consigo. Em vez disso, para seu espanto, o dinheiro estava ali juntamente com algo mais. Um cartão. Ela o tirou da carteira e leu em voz alta:

- Desculpe pela bolsa. Era preciso."(p.30)

Ali nasce o primeiro dos muitos mistérios que rondam esse livro e é nesse momento que o fim do mundo começa a dar os primeiros sinais de que ele será iminitente. Liz e suas amigas voltam para o Brasil onde as jovens descobrirão que a famosa lenda sobre o ano de 2012 é mais verdadeira e nasce a li uma aventura na busca pela sobrevivência.

Estou tentando não falar muita coisa, porque o livro é repleto de detalhes que engradecem a obra, detalhes estes que fazem com que o livro realmente seja uma aventura. É aquele tipo de livro que você está lendo e pensa "só mais um capítulo e vou dormir" e quando se dá conta o dia já está amanhecendo.
O livro possui uma narrativa leve, de fácil leitura e muito recomendado pra quem curte livros de ficção com o melhor da aventura. Vale a pena!
O que mais me chamou a atenção nesse livro é que geralmente quando assistimos filmes com esse tema o ponto central é os personagens tentando sobreviver, mas nesta obra através de alguns personagens a autora nos traz uma abordagem que eu nunca havia parado pra pensar:

"Vale a pena lutar para sobreviver ao fim do mundo? Vale a pena viver para encarar o caos que se alastrará após o suposto final? Você está preparado pra vivenciar um mundo onde tudo que conhecemos será apenas lembranças?".
Confesso que eu nunca havia pensado por esse lado, e esse foi um dos questionamentos feitos que realmente me fizeram refletir.

Deixando minhas reflexões de lado, eu gostei muito da forma como a autora conduziu toda a trama e fiquei ainda mais impressionada com o desfecho.  
Esta é mais uma leitura nacional que deve ser conhecida. Super indicado!!!






         


26 comentários

  1. Que livro diferente, adorei a temática, vou confessar que essas estórias de fim do mundo me dão um sono, mas essa parece ser legal, justamente por não bater na mesma tecla de todo mundo tentando a todo custo se salvar.

    ResponderExcluir
  2. Ótima Resenha Pri... aguçando a minha vontade de ler o livro logo logo!

    Beeeijoss

    ResponderExcluir
  3. WOW!!!! Que linda resenha Pri... ainda mais por ter vindo de você! Fiquei muito feliz... e agora eu preciso ler LULITAL... quero muito, muito, muito! Bjs em preto e branco pra vc viu (galera, essa é uma brincadeirinha que só corinthianos x palmeirenses vão entender)!!!

    ResponderExcluir
  4. Pri!

    Puxa vida! Sua resenha me aumentou a vontade de ler esse livro!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Já tinha ouvido falar desse livro, mas não sei porque não me chamou a atenção nem sabia que era nacional, me arrependi de não ter procurado saber mais sobre ele pois parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
  6. Já ouvi falar muito desse livro e tô querendo muito poder lê-lo logo =D Minha amiga tem e agora, depois que li sua resenha eu com certeza vou pegar emprestado!!! Ameeeeeeeeeeeei ^^

    Beeijos

    ResponderExcluir
  7. Pri!

    Li esse faz pouco tempo e entrou pra minha lista de favoritos, principalmente pelo mistério que ele tem. São muitas dúvidas que aos poucos vamos descobrindo como e porque existem! Adorei mesmo!

    Beijos!
    @nine_stecanella
    http://janinestecanella.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Esse vou passar, nao é muito meu estilo!

    @Jennifer13d

    ResponderExcluir
  9. Aha! Esse é o próximo da minha lista! Confesso que quase larguei o que eu to lendo pra pegar 2012 logo pra ler, mas não consigo fazer isso! Gostei demais da resenha e mal espero pra poder começar a ler também e experimentar essa deliciosa aventura! Bjinho Pri!

    ResponderExcluir
  10. Pri, eu também li esse livro a pouco e adorei!Realmente a van soube mesmo conduzir a trama de forma leve de facil entendimento e ao mesmo tempo interessante, cheia de misterios e de forma cativante!Esse foi o primeiro livro nacional que eu li e eu amei, e agora quero ler mais nacionais!!

    ResponderExcluir
  11. Humm livro cheios de detalhes são bons, pois sempre aprendemos algo.Realmente este ano é bem abordado para filmes e agora livros.Nos filmes tentam sobreviver e nos livros é diferente, humm, olha a curiosidade!
    Não sabia que o livro era nacional, que legal, nossos escritores crescendo a cada dia!

    ^^

    ResponderExcluir
  12. Nossa, eu acho que não esperava muito uma história assim. Gostei bastante do início da resenha... que me deixou super curiosa sobre a tal bolsa! haha Quero saber mais. xD Achei legal que ela é brasileira, também. :)

    @madchenmeroko

    ResponderExcluir
  13. Tenho muita curiosidade em ler esse livro!
    É tão bom prestigiar nossos autores nacionais!
    Parabéns pela resenha!
    Beijos
    Elidiane'

    Entre Amigas

    ResponderExcluir
  14. OMG só esse primeiro quote já me deixou intrigada :O quer dizer que o mundo não acabará para todos em 2012? Só os escolhidos sobreviverão para uma nova dimensão de amor?
    Isso é para ser romântico, ou assustador?
    Mudar para Londres realmente é uma ótima maneira de “recomeças” a vida com certeza, mais não deve ser tão legal assim quase ser explodida com um prédio, e só ser salva por um ladão que roubou sua bolsa, ou melhor pegou para salva-la, porque se devolveu era só essa a intenção com certeza, e ainda colocou um bilhete de desculpas.
    Não tenho duvidas de que esse livro deve ir para minha lista de próximas compras, pois essa resenha realmente me passou aquela coisa louca de que você está perdendo uma ótima história, pois pelo que pude notar o livro fala sobre o fim do mundo, 2012 e essas coisas, mais de uma forma diferente do que estamos acostumados a ver por ai, com questionamentos que nos farão ver isso de um outro modo, preciso desse livro ;D
    Parabéns pela resenha Prí, adoreii memos! :*

    ResponderExcluir
  15. Uauuu!!
    *Eu lendo o título do post* Xíii... mais histórias de fim do mundo...
    *Eu no início da resenha* Ah, não... ésse papinho de namorado traindo com amiga... "/
    *Eu no final do post* Caracaaaa! Muito interessante! EU QUERO! Vou botar no Skoob, pedir pro marido, pra mãe, pra tia...

    Deu pra entender? \o/

    ResponderExcluir
  16. Já ouvi falar tanto deste livro que me deu vontade de ler. Não acredito nesta baboseira de 2012 pq a virada do milênio (1999/2000)disseram a mesma coisa e olha eu aqui rsrsrsrsrsrs
    mas o livro parece bom e sua resenha está muito bem estruturada...

    ResponderExcluir
  17. Priiiii já li 2012 e fiquei fascinada, o livro é muiito bom e a Vanessa uma excelente autora. A resenha ficou super completa e muito bem feita. Conseguiu colocar tudo o que a gnt sente lendo o livro... ADorei a parte de só mais um capitulo pq foi assim q li ele em 1 dia kkkk
    Vale muiito a pena ler esse livro, pela tematica, pelas reflexoes que ele nos faz ter e tbm pq é um livro que deixa saudades.

    ResponderExcluir
  18. Gostaria de dar um prabéns duplo, tanto pra Pri que fez uma bela resenha nos dando ainda mais vontade de ler 2012 ; quanto para autora pela maravilhosa escrita.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. to lendo um que fala do fim do mundo como deixados para tras, esses livros me dao arrepio mas sao divertidos espero que 2012 me emocione pq adoro livros que emocionam

    ResponderExcluir
  20. Eu ja tinha visto esse livro, mas ele nunca me chamou atenção, mas depois que eu li a resenha fiquei louca para ler.

    "Vale a pena lutar para sobreviver ao fim do mundo? Vale a pena viver para encarar o caos que se alastrará após o suposto final? Você está preparado pra vivenciar um mundo onde tudo que conhecemos será apenas lembranças?".
    Também nunca tinha pensado desse jeito, o que me deixou com mais vontade de ler!

    Mariana

    ResponderExcluir
  21. Fiquei ainda mais curiosa para ler o livro. Bjs, Rose;D

    ResponderExcluir
  22. Ahh querida Pri, este livro está dormindo em minha biblioteca, esperei passar toda esta onda de fim de mundo pra não me deixar influenciar por nada. Quero apenas curtir o sabor deste romance. Você me fez colocá-lo no alto de minha listinha viu.

    ResponderExcluir
  23. É sobre um tema que me interessa bastante, gosto de livros assim. To louca pra ler!

    ResponderExcluir
  24. Sempre tive medo de ler esse livro, não sei porque, talvez por descobrir que o mundo vai se acabar de verdade desta vez quando chegar 2012.
    Mas quer saber? Se eu puder, vou ler o livro enquanto meu medo fica preso dentro da gaveta, rs!

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!