Contos de Fadas Norte-Americanos - L. Frank Baum - Viaje na Leitura

22/02/2012

Contos de Fadas Norte-Americanos - L. Frank Baum

Livro: Contos de Fadas Norte-Americanos
Autor: L. Frank Baum
Editora: Martin Claret
Categoria: Literatura Internacional | Contos
ISBN: 9788572328017
Páginas: 118
Classificação: ♥ ♥ ♥

Compre:
Submarino | Menor preço

Sinopse:
Contos de fadas norte-americanos' é uma coleção de doze contos de magia e de encantamento, escritos por L. Frank Baum, o mesmo autor da obra de literatura infantil, 'O Mágico de Oz'.



Este livro de contos foi escrito pelo autor L. Frank Baum que também escreveu O Mágico de Oz. Ele reúne doze contos de fadas norte-americanos. Livro pequeno e escolhido para a resenha de hoje.



Em geral, são contos pequenos, narrados concisamente e com entendimento mediano. È intrigante a maneira peculiar com que o autor escreve e descobrir a moral de cada conto torna-se um trabalho árduo, o que o autor queria dizer em cada conto que escreveu é quase que nulo, dos doze contos, entendi e compreendi apenas a metade.

O primeiro conto chama-se “O baú dos ladrões” e narra à história de Marta, uma garotinha que fora deixada sozinha por descuido de todos os moradores da casa. Imagine uma criança sozinha e um baú de ladrões! Parece improvável, mas o autor é sucinto.

“O Cachorro de vidro” é o segundo conto que narra à vida do feiticeiro que “dedicava seu tempo a estudos pensados e pensamentos estudados”, cansado de ser interrompido por diversas pessoas, tem a ideia de possuir um cachorro, que não o incomode com suas necessidades, não sinta fome e mantenha as pessoas longe de sua casa.

“A Rainha” é o terceiro conto deste livro e em minha opinião o mais inteligente e criativo que os anteriores.
 São diversos contos como: A Garota que ganhou um Urso, As letras encantadas, O hipopótamo risonho, Os bombons mágicos, A captura do Pai-Tempo, A bomba maravilhosa, O Manequim que ganhou vida, O rei dos Ursos Polares e O Mandarim e a Borboleta.

São contos norte-americanos e diferente de nossos costumes. O que mais me instigou a ler foi à curiosidade de descobrir mais da cultura norte-americana, a primeira edição do livro saiu em 1901, talvez um tanto perspicaz para a época e atualmente interessante. Não me surpreendi com a leitura e considerei o mesmo mediano. Contos passam rápidos demais, e como toda leitora, gosto de leituras mais complexas e de livros maiores. Creio-me que, para os leitores que leem pouco, deverão apreciar mais a obra, pois poderiam apreciar um conto por vez, coisa rara de acontecer em bookaholics como nós.



6 comentários

  1. Tem cara de ser bem regional. Deve ser interessante de ler e deve ter mtas palavras diferentes devido a tradução

    ResponderExcluir
  2. Ah, Thais, pena que vc não gostou. Eu gosto bastante de O Mágico de Oz, mas creio q também seria dificil que eu lesse contos, ainda mais norte-americanos. A gente não tem as referências, né? Daí fica ruim mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto de contos. Assim conheço um pouco da cultura de cada povo e vai fazer anos que não leio nada de interessante. Adorei saber desse livro.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas é de bolso e tem preço acessível pelo que pude pesquisar, quero!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. É a primeira vez que leio sobre o livro.
    Que legal, quero ler esse livro.
    melhor quero esse livro para mim :)
    Bjs
    http://mahzinhasantana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu não sou muito de ler contos, assim como vc prefiro histórias mais complexas, pra mim ler um conto e gostar ele tem que ser MUITO bem escrito.
    Beijos

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!