[Resenha] Beleza Estranha - Tércio Ribas Torres - Viaje na Leitura

08/07/2014

[Resenha] Beleza Estranha - Tércio Ribas Torres

Sinopse
Beleza estranha é a história de Roberto. A história de Roberto é a história de uma relação afetiva, da dinâmica de uma família em torno de um pai autoritário e controlador. Um pai que faz com que Roberto, menino, sinta muito cedo a dor da rejeição paterna e busque encontrar o seu lugar, mudar o rumo da sua vida. A decisão de mudar instalou-se a partir de uma revelação dolorosa a que teve acesso inesperadamente. A história de um homem que constrói a sua vida a partir das carências instaladas pela falta de afeto paterno, pela observação do sofrimento da mãe. E, na luta pela superação, ele revela sua grande generosidade quando o pai vem bater à sua porta. E, no final surpreendente, ele se dá conta de que “a vida é mesmo estranha, mas é bela”.
Minha opinião

Fazia um bom tempo que eu não lia nada parecido no quesito "emoção profunda", a última vez foi quando li Meu pé de Laranja Lima, neste romance nacional, temos em poucas páginas toda uma vivência espetacular, Roberto que cresce em torno de um pai durão e uma mãe submissa, aos poucos os leitores começam a compreender os motivos, ainda que não justificáveis, da família de Roberto. O cenário caótico é desenvolvido com habilidade e maestria, em uma narrativa concisa e envolvente.

Os sentimentos dos personagens são bem expostos e muitos dos trechos deixam reflexões.

"Esperança que no coração ainda ingênuo tinha o gosto de nó no peito. A esperança que maltrata com a ansiedade até que o fato aconteça. Esperança que, às vezes, soa tanto como uma palavra desesperada. Esperança de ver um mundo melhor, de ver a sua gente em paz."

Roberto representa uma criança que cresceu em meio à autoridade desenfreada do pai, porém tornou-se um adulto capaz e que soube no tempo devido, relevar todas as mágoas que outrora o corroeram e ainda ajudar aquele que um dia feriu-lhe física e psicologicamente.

O livro conta muito em poucas palavras, descreve uma pessoa que representa muitos lares, muitas crianças que clamam por um pouco mais de vida e muito de amor. Roberto representa a pessoa acolhedora, que mesmo não possuindo o mesmo sangue daquele, foi o único que estendeu a mão quando mais precisou.

Uma leitura profunda, emocionante e singela. A capa é simples e não chama a atenção em um primeiro momento, mas tem tudo a ver com o livro, não podia ser outra. A diagramação é boa e o único problema encontrado foi o hífen nos diálogos, poderia ser utilizado em próximas edições o travessão.

Mais uma vez sou surpreendida pela literatura nacional, o autor soube escrever com tão pouco, uma história digna de um filme, uma lição de vida surpreendente. Um livro estranhamente belo!

"Talvez muito mais. Roberto nunca saberia. Mas aquilo pra ele foi como uma herança, um tesouro, uma preciosidade que não dá pra mensurar."



6 comentários

  1. Olá! O livro parece ser muito bom, se ele trás a mesma emoção de "Meu Pé de Laranja Lima", mesmo que em sua própria forma, deve ser muito bom. Sou extremamente apaixonada por livros que conta e aprofunda nesses termos mais psicológicos e mais... real.
    A resenha me deixou realmente curiosa para ler o livro :)

    tatii alves,
    http://deliriosdeumabookaholic.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá
    É um livro que tenho muita vontade de ler apesar de nem todos terem gostado, pois parece uma leitura bem simples, só para passar o tempo haha
    Adorei sua resenha e fiquei mais ansiosa pela leitura, espero ler em breve haha e que bom que gostou do livro ;)

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro e gostei muito do que li em sua resenha, tanto que desejo muito ler o livro.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado pelos comentários, gente! Grande abs.

    ResponderExcluir
  5. Essa é a primeira vez que leio sobre esse livro. Não sou muito fã deste tipo de gênero mas leria sem problemas pois adorei a historia. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Parabéns para a literatura nacional, antes de tudo =)
    Mas a história do livro não me interessou e com tantas leituras pendentes, não sei se daria uma chance para ele.

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!