[Divulgação] Livro Café em Paris - Moda das paper dolls chega ao Brasil com livro da Panda Books - Viaje na Leitura

14/07/2015

[Divulgação] Livro Café em Paris - Moda das paper dolls chega ao Brasil com livro da Panda Books


Você sabia?
Os livros para colorir nasceram na Coreia do Sul e viraram sensação no mundo inteiro. Agora os coreanos estão colocando no mercado livros com paper dolls, as famosas bonecas de papel que foram febre nos anos 50, 60 e 70.

No Brasil, a Panda Books já lançou o primeiro livro de paper dolls do mercado. "Café em Paris", que resgata a tradição francesa e traz sete bonecos de papel com 145 opções de roupas e acessórios para recortarmos, colorirmos e brincarmos. Seis cenários completam a diversão e podem ser usados para montar situações com os personagens. Ou seja, uma maneira divertida de entretenimento e também para criarmos as nossas próprias histórias, usando e abusando da imaginação!


RELEASE OFICIAL DO LIVRO

Moda das paper dolls chega ao Brasil com livro da Panda Books
Bonecas de papel prometem virar febre entre as meninas


Uma nova mania está prestes a invadir o mercado editorial brasileiro: trata-se das paper dolls, moldes de bonecos de papel prontos para serem recortados e montados. O livro Paper Doll Mate – The First Girl’s Coloring Book já foi licenciado em nove países, entre eles Inglaterra, França e Espanha. Mas, quando se trata de paper dolls, não há discussão: a Panda Books, que no começo deste mês colocou Café em Paris nas prateleiras das livrarias, é pioneira no Brasil.

Com o livro da ilustradora Marília Cichini, a Panda Books destaca-se por resgatar uma antiga tradição europeia. As paper dolls originais surgiram na França em 1770, e viraram febre entre as mulheres da elite parisiense. Em 1810, chegaram aos Estados Unidos, onde passaram a ser produzidas em larga escala e exportadas para diversos países. Com a invenção da impressão em cores, no fim do século XIX, ficaram mais atraentes, vestidas com o figurino da época. Tempos depois, as roupinhas passaram a vir separadas para recortar, e a brincadeira estourou entre os anos de 1930 e 1950, considerada a época de ouro das paper dolls.


Nos anos 90, a Barbie acabou trazendo as paper dolls de volta ao universo das meninas, com o lançamento de revistas que traziam moldes de bonecas de papel acompanhadas de um vasto figurino para recortar. Com a popularização da internet, as paper dolls ganharam espaço em blogs especializados, que desde então disponibilizam uma infinidade de modelos para imprimir. E, em 2012, a autora inglesa de livros infantis Julia Donaldson comprovou o potencial das bonequinhas ao emplacar o best-seller The Paper Dolls, livro ilustrado sobre a relação familiar entre mãe e filha que tem como personagem uma tira de cinco inseparáveis bonecos de papel.


Antenada com a febre vintage que volta a pegar fogo no exterior, a Panda Books sai na frente e lança Café em Paris, um exclusivo livro de colorir estrelado por paper dolls, que abre as portas para uma nova mania no mercado editorial. A nostálgica obra da ilustradora Marília Cichini vem com 7 paper dolls, e nada menos do que 144 moldes de roupas e acessórios feitos sob medida: maiôs, biquínis, pijamas, bermudas, camisetas, vestidos, ternos, fantasias, relógios, cintos, mochilas, lenços, bolsas, colares, chapéus e até um turbante. As páginas se completam com 6 diferentes cenários: um romântico café em paris, um parque florido, uma praia ensolarada, um quarto aconchegante, um aeroporto agitado e uma festa glamorosa. Tudo em preto e branco, é claro, e repleto de detalhes que imploram por cores.

Como brincar com as paper dolls?

Você pode brincar de diversas formas com suas paper dolls, mas a Panda Books tem uma sugestão que une o caráter vintage dos bonecos a nossa era conectada. Primeiro, usando uma tesoura ou um estilete, recorte os bonecos que estão na orelha do livro. Cada um deles vem com dois suportes de encaixe para que fiquem em pé. Em seguida, pinte as roupinhas e acessórios com suas cores favoritas. Então, recorte-as e vista suas paper dolls. Com os bonequinhos prontos, abra o livro em um dos cenários, posicione-os, tire uma foto e poste-a nas redes sociais com a hashtag #cafeemparis.

Você pode usar suas paper dolls para representar seu humor. Deixe o personagem de pijama na mesa de trabalho, por exemplo, e seus amigos saberão que você está sem muita empolgação. Ou coloque aquele vestido superproduzido para dizer “Hoje é dia de balada!”. As paper dolls também são ótimas em fazer convites. Uma foto dos bonecos vestidos de pijama no cenário da festa cairia bem com a frase: “Que tal uma festa do pijama?”. Ou, no caso de paper dolls de biquíni na praia: “Vamos dar um mergulho neste fim de semana?”. Vale até uma indireta romântica no quarto: “Quer dormir lá em casa hoje?”. Não se esqueça de usar a hashtag #cafeemparis – a Panda Books promete compartilhar as fotos de paper dolls que encontrar por aí.

Onde comprar?


O que acharam? Estou querendo testar a ideia e ver se aprovo #MomentoNostalgia #Brincandodebonecas rsrs

;)

2 comentários

  1. Que idéia ótima!Aqui em BH talvez eu não encontre.Será q escrevendo para a editora eles mandariam pelo Correio?
    Ah!Amo seu blog,sempre venho aqui.
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Geltha,

      Obrigada por sempre acompanhar o blog, acredito que eles enviariam sim! Mas, você pode comprar online também, vou editar o post com links de lojas e livrarias online.

      Na Saraiva tem também: http://bitly.com/1O59Ckh

      Beijos!

      Excluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!