[Resenha] Alma? - O Protetorado da Sombrinha # 1 - Gail Carriger - Viaje na Leitura

09/05/2016

[Resenha] Alma? - O Protetorado da Sombrinha # 1 - Gail Carriger


Sinopse - Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Em primeiro lugar, ela não tem alma. Em segundo, é solteirona e filha de italiano. Em terceiro, acaba sendo atacada sem a menor educação por um vampiro, o que foge a todas as regras de etiqueta.E agora? Pelo visto, tudo vai de mal a pior, pois a srta. Tarabotti mata sem querer o vampiro ― ocasião em que a Rainha Vitória envia o assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido. Com vampiros inesperados aparecendo e os esperados desaparecendo, todos parecem achar que a srta. Tarabotti é a responsável. Será que ela conseguirá descobrir o que realmente está acontecendo na alta sociedade londrina? Será que seu dom de sem alma para anular poderes sobrenaturais acabará se revelando útil ou apenas constrangedor? No fim das contas, quem é o verdadeiro inimigo, e... será que vai ter torta de melado?Uma das séries de Steampunk mais cultuada do mundo.


Em um mundo onde vampiros e lobisomens precisam seguir a etiqueta da sociedade e são conhecidos pela humanidade, a srta. Tarabotti é uma solteirona (ela tem apenas 26 anos) que não tem problemas em dizer o que pensa e nem em agir de acordo com o que a alta sociedade londrina espera. Uma outra peculiaridade da srta. Tarabotti é que ela é uma prenatural (uma pessoa que nasce sem alma). Esse dom permite que a personagem tenha um papel importante em algumas situações. Ela é irônica, destemida, engraçada e sem sombra de dúvida, inesquecível. 
Sendo seu pai um italiano, a protagonista adquiriu algumas características físicas que a destoam das mocinhas londrinas, como uma pele mais bronzeada, um nariz evidenciado e um corpo mais avantajado. Tais diferenças são alvos de críticas e comentários maldosos de suas meias-irmãs Felicity e Evelyn, duas jovens cabeças de vento e de sua própria mãe, que quer casar a prole o mais breve possível.
A Srta Alexia Tarabotti conta apenas com dois aliados: Floote, o fiel mordomo, que trabalhou com seu pai até ele falecer e a Srta Ivy Hisselpenny, sua melhor amiga e dona da coleção mais bizarra de chapéus que Londres já viu.
Um incidente faz com que Alexia mate um vampiro e o Departamento de Arquivos Sobrenaturais (DAS) é acionado, mais precisamente o Lorde Macon, o lobisomem alfa que mexe com a paciência da srta. Tarabotti (e a recíproca é verdadeira). São as farpas trocadas entre esses dois personagens que trazem humor a trama. É simplesmente imperdível a interação entre os dois! 
Lorde Macon é um escocês turrão e alfa da matilha de Woolsey, que muitas vezes esquece os bons modos da sociedade londrina . Sua teimosia é contornada pelo segundo no comando, o professor Randolph Lyall, Beta da matilha. O professor Lyall, ao contrário de Macon, recorre mais as palavras e à ciência para desvendar os mistérios, mas quando necessário, é um dos melhores lutadores da matilha.
Além dos lobisomens, temos também os vampiros. Nessa série, os vampiros se dividem em colmeias, com direito a rainhas e zangões (humanos a serviço da colmeia). Existem também vampiros errantes, que são aqueles que não tem vínculo com uma determinada colmeia. Nesse livro em particular, o grande destaque do núcleo vampírico é o Lorde Akeldama, um vampiro errante cheio de glamour e estilo e a rainha de uma das colmeias, a Condessa Nadasdy.
Esse primeiro livro da série "O protetorado da sombrinha" traz diversos detalhes que tornam a obra uma das leituras favoritas do leitor. Além de um texto bem escrito e uma trama perfeitamente desenvolvida, a narrativa em terceira pessoa é bem humorada, os personagens são marcantes e a ambientação Steampunk trouxe inovações tecnológicas incríveis. É uma obra diferenciada, que aliada com o trabalho editorial da Valentina (desenhos no número de páginas, revisão, escolha de fonte e uma capa belíssima), se tornou uma queridinha dos leitores.



Para os curiosos: Steampunk é um subgênero da ficção científica, ou ficção especulativa, que ganhou fama no final dos anos 1980 e início dos anos 1990. Trata-se de obras ambientadas no passado, ou num universo semelhante a uma época anterior da história humana, no qual os paradigmas tecnológicos modernos ocorreram mais cedo do que na História real, mas foram obtidos por meio da ciência já disponível naquela época - como, por exemplo, computadores de madeira e aviões movidos a vapor. É um estilo normalmente associado ao futurista cyberpunk e, assim como este, tem uma base de fãs semelhante, mas distinta.O gênero steampunk pode ser explicado de maneira muito simples, comparando-o a literatura que lhe deu origem. Baseado num universo de ficção cientifica criado por autores consagrados como Júlio Verne no fim do século XIX, ele mostra uma realidade espaço-temporal na qual a tecnologia mecânica a vapor teria evoluído até níveis impossíveis (ou pelo menos improváveis), com automóveis, aviões e até mesmo robôs movidos a vapor já naquela época. Fonte: AQUI!

ISBN-13: 9788565859042
ISBN-10: 8565859045
Ano: 2013 
Páginas: 308
Idioma: português 
Editora: Valentina
Skoob: clique aqui
Avaliação: 5/5


2 comentários

  1. Oi, Carol!
    Leitura decididamente imperdível para os fãs de ficção, fantasia ou simplesmente uma excelente história! Já li os três primeiros. O quarto está na minha lista!
    Parabéns pela excelente resenha. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Carol.
    Ainda não li nada nesse estilo Steampunk, mas morro de curiosidade.
    O duro é só conseguir arrumar tempo para tudo o que tenho vontade! rs...
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!