Biografia de Clarice Pacheco - Viaje na Leitura

22/11/2009

Biografia de Clarice Pacheco


Clarice Pacheco nasceu em Porto Alegre-RS no dia 17 de fevereiro de 1989 e partiu em 2 de setembro de 2002, aos treze anos de idade. Aos quatro anos começou a ler e escrever. Gostava muito de desenhar. Estudou até a oitava série no Colégio Leonardo da Vinci-Alfa.

Clarice era muito pequena quando começou a criar histórias. As primeiras tinham apenas desenhos. Aos poucos foi acrescentando diálogos curtos e textos reduzidos até escrever narrativas completas.

Ao longo de sua infância e curta adolescência, Clarice escreveu histórias infantis ilustradas por ela mesma, poesias, contos e uma breve novela juvenil. Do convívio diário com seus amigos e colegas de escola encontrou inspiração para criar os enredos e caracterizar os personagens. Descreveu com nitidez como é o dia-a-dia dos bichinhos de estimação em duas histórias que têm Floquinho e Pluminha como protagonistas.

    Após sua ausência, os pais organizaram sua produção literária em cinco obras póstumas:
  • Cadernos de Poesias; O Tempo de Cada Um (novela juvenil); e Um Dia na Vida (contos), destinadas ao leitor jovem, foram publicadas em 2003;
  • Um Amor de Cãozinho I - Floquinho e Um Amor de Cãozinho II - Floquinho e Pluminha, destinadas ao leitor infantil, foram publicadas em 2004.
Além de histórias e poesias, Clarice deixou muitos desenhos que retratam a dimensão de sua sensibilidade e talento. Com muito esmero, passava horas montando livros em miniatura, sobre assuntos diversos, com capa, índice e tudo o mais.

Fonte:Claricepacheco.com

4 comentários

  1. Oi querida estou retribuindo a visita!
    O blog está lindo e com certeza fará muito sucesso!

    Bjss

    ResponderExcluir
  2. Achei linda a história de Clarice Pacheco. Certamente, ela só conseguiu escrever tantos textos porque leu muito.

    ResponderExcluir
  3. Estava procurando por acaso frases de icentivo a leitura para alunos do 6° ano quando li o texto Viajar pela leitura, procurei a bigrafia da escritora e me emocionei muito.
    Creio que Clarice era uma menina sensível e observadora das coisas do mundo e também com as pessoas.
    Parabéns pelo blog, as crianças deveriam lê-lo.

    Tânia.

    ResponderExcluir
  4. uuma meina maravilhosa que tem muita criatividade para poemas lindos bjs

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!