Leitura:Uma viagem através do pensamento - Viaje na Leitura

17/01/2010

Leitura:Uma viagem através do pensamento

                            



Algumas dicas
Embora não exista receita pronta, atrevo-me a dar algumas dicas:

A) Leitura começa em casa
Esta idéia de iniciar cedo o hábito da leitura ajuda a vencer a problemática dos estudantes que não gostam de ler. Como gostar, se em geral, iniciam o exercício da leitura, de forma obrigatória, sem o poder de decidir o tipo de literatura? O incentivo à leitura iniciado em casa e continuado na escola dá condições para “aprender a gostar” de ler, sentir prazer em navegar pelos oceanos do conhecimento.
B) Equilíbrio entre grandes e pequenos textos
Um dos elementos importantes é desmistificar a idéia de que só é leitura verdadeira quando se trata de um livro de um autor consagrado. É fundamental que a leitura seja vista como um processo que deve ser iniciado do mais simples possível. A leitura pode ser de uma revista, de um jornal ou de um folheto. Inicialmente, o estímulo pode ser feito, também, através da presença de um adulto. Há imagem mais linda do que um pai ou mãe fazendo companhia para seus filhos no ato de ler?
C) Tratar cada geração de forma particular
Elemento importante é fugir das comparações entre as gerações dos pais/educadores e dos filhos/estudantes. Gerações diferentes, exigências e atitudes diferenciadas. Não é aconselhável comparar uma geração que devorava livros, com outra geração já habituada às facilidades de busca de informações.
D) Neste caso, tamanho não é documento
Na escolha da leitura, considerar que livros mais densos não significam leituras mais complexas. Há livros que são profundos sem serem enfadonhos, mas, ao contrário, são leituras prazerosas, interessantes e com linguagem acessível. É comum encontrarmos adolescentes, jovens e até adultos em livrarias escolhendo livros pelo número de páginas ou pela quantidade de gravuras. O número de páginas pouco importa e as gravuras também são textos, com significado próprio. A leitura pode ser comparada a uma viagem e nem sempre a viagem mais longa é garantia de maior prazer ou boas recordações.
E) Saber escolher, aprender a gostar
A seleção de algo para leitura pode ter vários motivos: livre escolha, exigência da profissão, obrigatoriedade acadêmica ou escolar. A escolha livre é sempre a mais recomendada, pois cada pessoa tem seu gosto, sua preferência, seu modo de escolher. Selecionar um bom livro por acaso é uma aposta na loteria. Então, como selecionar uma boa obra?
1.º Seguindo as dicas de outras pessoas nas quais você confia (pais, amigos, professores);
2.º Buscando informações em sítios na internet, jornais e artigos literários;
3.º Pesquisando (quando for à livraria): o título do livro, informações adicionais sobre a obra, o autor e o prefácio (quando o livro pode ser aberto);
4.º Seguindo o seu gosto literário – bom mesmo é iniciar lendo o que é agradável. Não invista na leitura de uma obra extensa se não está habituado com isso;
5.º Não se prendendo somente a uma área. Procure leituras diversas, de áreas diferentes, revistas, jornais, quadrinhos, propagandas, imagens, assuntos dos quais você nunca pensou em ler.
A leitura pode e deve ser algo prazeroso. Veja o livro como amigo de todas as horas. Lembre-se, amigo não nasce pronto, mas se cultiva. O gosto pelo seu amigo, o livro, também precisará de contato e cultivo. Permanece como desafio para pais e educadores tornar a leitura algo contínuo, prazeroso e livre... Afinal, ler precisa ser uma atividade no mínimo “boa para os diversos momentos”.
Trecho retirado: www.pime.org.br

10 comentários

  1. Se eu disser que suas palavras são lindas, vc vai acreditar? Parabéns. Eu acredito em todas elas. Foi assim comigo. Iniciei com gibis da Mônica no "prêzinho" e hoje leio livros de romances açúcarados, livros de pscicologia, e outros tipos de livros. Ler livros para mim é faz parte do meu dia- a - dia. É como escovar os dentes, dormir, comer...

    ResponderExcluir
  2. Thais, seu post está completo.Posso dizer que vc está certíssima, pois, vivi na prática essas questões e hoje, posso dizer que somos uma família de leitores.Parabéns por passar informações tão valiosas!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oii, adoreii seu blog! :)
    As dicas que vc deu é muito bom pra quem quer começar a ler, ou quer ler mais :D
    Acho isso muito importante pq ler é essencial pra mim hahahah :DD
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Thais! Coloquei seu blog no meu "blogroll" (acho que é assim que se escreve rs) ;) Adorei esse post, e vc tem toda a razão! Acho que sigo elas, nunca tinha pensado muito sobre isso, vou prestar mais atenção agora...
    Parabéns pela motivação e incentivo a leitura!
    Precisamos mesmo fazer deste país um lugar com mais cabeças pensantes e que tenham prazer pela leitura!

    beijosssss
    Lili

    ResponderExcluir
  5. Inconscientemente já seguia essas regras, e assim tento repassá-las incentivando minhas priminhas o prazer da leitura.

    Adorei!

    Bj

    ResponderExcluir
  6. Interessante esse post. Leitura sempre fez parte da minha vida, minha mãe me incentivou a ler desde pequena, e agora fica feliz de ter uma filha que lê tanto! KKKK Ela dizia que não lia tanto que nem eu quando tinha minha idade, mas lia bastante. haha
    Lindo o blog, beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi! Primeiro quero pedir desculpas, hoje é que pude escrever sobre a promoção...
    Segundo: Amei o seu post, concordo com tudo o que vc escreveu!

    ResponderExcluir
  8. Oiii! Eu sei que aqui não é o tópico certo, mas não estou conseguindo deixar meu comentário na promoção Estrela Píer. Tente já um montão de vezes... será que eu poderia deixar aqui? Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oiii...Adorei essas dicas...muito boa mesmo. Bjos

    ResponderExcluir
  10. Oi Thais! Dicas super importantes estas que você postou! Parabéns.
    Também concordo com você. Eu procuro ler de tudo,não fico presa numa só linha de leitura. É formidável essa aventura que se chama ler!Lógico que encontro estilos que não me identifico, mas aí eu tenho respaldo para dizer porque não gostei, já que leio também por curiosidades. BjO.

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!