A Morte do Cozinheiro-Allan Pitz - Viaje na Leitura

07/08/2010

A Morte do Cozinheiro-Allan Pitz




Livro: A Morte do Cozinheiro
Autor: Allan Pitz
Editora: Abouve Publicações
Categoria: Literatura Nacional
ISBN: 978
8563080059
Páginas: 80
Lançado: 2010






Sinopse


A morte do cozinheiro já deve ser considerada uma das obras literárias mais intensas e atuais sobre a dor de cotovelo e o ciúme. De forma singular o autor nos guia sem medo até o amor doente de Luiz Aurélio e as psicoses novas da recente solidão induzida. A derrota do ”eu” exaltado, o abandono, e a morte que pede lugar ao descontentamento puramente egoísta caminham livres. Vemos um jogo de querer e não poder, que desenrola o frágil espírito do ser humano desiludido de amor.

Usando a mescla de linguagens necessária em sua abordagem diferenciada, Allan Pitz atormenta os corações abalados neste livro memorável e instigante, fazendo enxergar com outros olhos a parte considerada cruel de uma trágica história romântica.


Resenha

        Assim que este livro chegou em casa, ganhei no blog da Nanie, eu comecei a ler sem pretensões de terminar, mas como ele é bastante pequeno e com pouquíssimas páginas minha curiosidade pela trama me impediu de largá-lo sem finalizar a leitura, que foi rápida e bastante refletiva, o livro é um drama vivenciado crucialmente por Luiz o protagonista que inicia o livro com essas palavras:


É verdade, eu matei o cozinheiro. Em momento algum deste livro negarei que matei o sórdido cozinheiro com minhas próprias mãos de escrever versos. Havia motivo claro em saciar-se com a sua morte, morte de quem por carne e gozo objetou-se ao incomensurável amor que me tornava tão puro. Eu estripei-o com suas facas imundas de trabalho banal, e escalpelei por mimo infantil, de criança brincalhona, ao ver os índios e escalpes na TV. Matei o demônio com noventa facadas, cultivando um novo demônio sanguinário em mim, portanto não negarei ter feito a coisa mais maravilhosa que eu poderia fazer por minha inconsequência gloriosa naquele momento: Eu matei o cozinheiro.


 E o ódio que sente pelo atual parceiro de sua ex-mulher( moravam juntos) o cozinheiro, o interessante é que ele ouve vozes, reais ou fruto de sua imaginação psicótica, não se sabe, mas elas o conduzem ao desfecho-apresentação do livro citada acima. O livro é realmente bastante interessante, mas é muito pequeno e a leitura é rápida demais, claro, que não deixou de ser bom por isso, mas que se ele tivesse mais páginas e com mais diálogos ou circunstâncias entre os personagens seria melhor ainda. Muito bom!




12 comentários

  1. Esse livro é rapidinho mesmo para ler né?!
    Mas mesmo assim eu gostei bastante e achei bem intenso.
    A história do livro é bem legal =D Fico muito feliz que vc tenha gostado \o/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Thaís.

    Ganhei esse livrinho em uma promoção também, mas ainda não tive tempo de lê-lo. Mal posso esperar!

    Adorei sua resenha!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. ah, esse livro parece ser bem legal mesmo (: ótima resenha, beijos =D

    ResponderExcluir
  4. Eu queria que a Carmem tivesse morrido.
    Sério mesmo.
    UAHSUAHSUAHSUAHS
    E eu queria saber quem era a pessoa do telefone. =/

    Beijos!
    Nayá

    ResponderExcluir
  5. Também gostei bastante do livro! Muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  6. nossa, não sabia que era tão pequeno assim :0
    mas parece ser bom!

    ResponderExcluir
  7. Desde que ouvi falarem desse livro fiquei com muita vontade de lê-lo. Adoro esses romances em que o lado psicológicos dos personagens é bem trabalhado. Só não imaginava que o livro fosse tão pequeno assim! De qualquer forma pretendo lê-lo! =)

    ResponderExcluir
  8. Oi, Thais.

    Gostei da resenha e também não sabia que é tão pequeno ;D
    Espero lê-lo um dia!




    #A última musica

    ResponderExcluir
  9. Parece ser bem bacana o livro, pena que é tão pequeno!

    ResponderExcluir
  10. Parece ser uma boa leitura e rápida!
    To gostando muito das leituras de autores brasileiros!
    beijão!

    ResponderExcluir
  11. Ele, a mulher e o ex-marido moravam juntos?
    G-suis...
    hahhahaha

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!