Entrevista com Moacir C. Lopes ( O romancista dos mares) - Viaje na Leitura

08/09/2010

Entrevista com Moacir C. Lopes ( O romancista dos mares)

Olá leitores! Hoje trago para você querido leitor do blog, uma entrevista muito bacana com o conhecido escritor nacional: Moacir C. Lopes, conhecido muito como o romancista dos mares. Vamos conhecê-lo?

Moacir C. Lopes, nasceu na cidade de Quixadá, Ceará, em 1927. Perdeu o pai aos 2 anos de idade, e a mãe aos 11 anos. Ele e seus irmãos, Mário e Maria de Lourdes foram morar com um tio que os castigava a qualquer pequena falha. Fugiu de casa e foi capturado, decidiu outra vez fugir, agora entrando para a Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, em 1942, em plena Segunda Guerra Mundial. Permaneceu 8 anos na Marinha do Brasil, viajando por todo Brasil e vários países estrangeiros, dando baixa em 1950 e recomeçando a vida civil. Ainda marinheiro, começou a escrever seu primeiro romance, Maria de cada porto, que veio a publicar em 1959. Foi trabalhar no comércio e construiu sua obra literária no correr dos anos. Tem hoje publicadas 21 obras, sendo 11 romances, um volume de contos, obras infanto-juvenil, e de ensaios. Quase todos seus livros têm várias reedições, traduções em alguns países e matéria de estudo em universidades brasileiras e estrangeiras. Seu quarto romance, A Ostra e o Vento, foi adaptado para o cinema em 1997, sob o mesmo título, direção de Walter Lima Jr.. 



Thaís – Gostaria de começar te perguntando, quantos anos você tem e onde mora atualmente?
Moacir – Natural de Quixadá, Ceará, completei 83 anos de idade, moro no Rio de Janeiro há mais de meio século.

Thaís – Com quantos anos você começou a escrever e qual foi sua inspiração para começar?
Moacir – Desde meus 16, já no Rio de Janeiro, decidi me tornar escritor e comecei a ler os clássicos universais da ficção com esse objetivo. A inspiração para começar vem desde criança, quando eu já lia literatura de cordel e folhetins.


Thaís – Qual seu primeiro livro e que gênero e temática aborda?
Moacir – Meu primeiro livro foi o romance Maria de Cada Porto. A temática que tenho abordado na maioria de meus romances, é a do mar, da vida marítima, com um cunho social nos temas e nos personagens.

Thaís – Você encontrou dificuldades para publicar seus livros? Quantos livros você já publicou?
Moacir – Para a publicação do primeiro livro encontrei  todas as dificuldades de qualquer autor estreante. Tive que financiar a edição. Como esse primeiro livro foi sucesso de venda e de crítica, do segundo em diante, não houve mais dificuldades. Publiquei até hoje 21 livros, sendo 11 romances, um volume de contos, 2 infanto-juvenis, de ensaios e gênero diverso. A maioria tem várias edições, são motivo de estudos em universidades brasileiras, norte-americanas e na Europa, traduzidos na Rússia, na antiga Tchecoslováquia, na Bulgária, na Itália. Um deles, “A ostra e o vento” foi filmado, sob o mesmo título, em 1997.

Thaís – Como é a sensação de ter um livro escrito por você sendo lido e comentado nas mídias?
Moacir – Desde o primeiro livro publicado, tenho recebido acúmulo de artigos e noticiário de jornal, de rádio, de televisão do país inteiro, e é ótima a sensação de que há resposta ao meu trabalho. Teses de mestrado e doutorado têm sido escritas no Brasil e nos Estados Unidos, até radiofonização de textos meus na Polônia  e em Portugal.

Thaís – Na sua opinião, quais são as maiores dificuldades em publicar um livro nos dias de hoje?
Moacir – As maiores dificuldades são de que a edição de um livro é um investimento caro, e os editores não sabem se haverá retorno do capital empregado, se determinado livro terá um público cativo. Tal situação se repete em qualquer época, em qualquer país. Obras de ficção e de poesia são mais problemáticas. As dificuldades são maiores para o autor estreante, independente da qualidade do texto.

Thaís – Muitos leitores de blog escrevem e alguns até têm em mente um sonho ou projeto de publicar um livro, você tem algumas dicas para estes leitores?
Moacir – Sugiro que comecem publicando pequenos textos, como contos ou poesias em jornais e revistas especializadas, e existem várias no país inteiro, de muito bom gosto literário. Igualmente, publicar seus trabalhos em blogs como o de Thaís, que é um novo caminho aberto pela Internet e um futuro muito abrangente para os escritores novos. As reações são uma forma de auferir seus valores. Se a pessoa tem mesmo a tendência para se dedicar à literatura, o fundamental é a confiança em si próprio, a persistência, porque construir uma obra é trabalho ingrato, de sacrifício, principalmente num país como o Brasil, onde se lê muito pouco e a mídia quase não abre espaço para a literatura brasileira.

Algumas de suas obras:


Espero que você, caro leitor(a), aprecie assim como eu, essa entrevista, que nos mostra as obras do autor, sua vida e publicações, agradeço também ao autor que muito gentilmente nos concedeu a oportunidade de conhecer um pouco mais dele. Obrigada Moacir! Também agradeço ao assessor do autor, Andrey do Amaral que nos procurou para essa maravilhosa entrevista. Mais uma vez meus agradecimentos.

Visitem o site do autor: http://www.moacirclopes.com.br/


14 comentários

  1. Thaís!
    Parabéns pela entrevista, bem organizada.
    E que história de vida do Moacir, hein? Bom saber um pouco mais sobre os escritores nacionais que vem se destacando, dá a sensação de proximidade com eles.
    Gostei!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Amei a entrevista!! \o/ Fiquei impressionada com tudo o que ele conquistou e fico feliz por ele ser cearense como eu! haha! ;P
    Beijinnhos ;*

    ResponderExcluir
  3. Ta eu não conhecia esse autor, mas me interessei. Vc sabe q leio de tudo e posto resenhas no leituras e fofuras né =)

    Vai pra minha lista de livros pra ler...ela cresce e cresce

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Thais!!!

    Parabéns pela entrevista, acho muito importante incentivarmos a leitura de artistas naconais.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Thais.

    Ótima entrevista!
    O Moacir foi muito simpático. É tão bom saber que um brasileiro tem seus livros traduzidos pra outros país. =)

    Muito mais sucesso pra ele.

    Parabéns pela entrevista.

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Adooorei a entreviiista *-*
    Parabeeens =DD

    bjo

    ResponderExcluir
  7. Ai!!!!!!! Adorei!

    Fiquei surpresa com o modo que ele foi conseguindo as coisas e reconhecimento. Adoro entrevistas.

    Estão de parabens meninas!!!

    ;*

    ResponderExcluir
  8. Thaís, parabéns pela entrevista! Ficou ótima.
    E Moacir, parabéns pelo trabalho! Uau!

    ResponderExcluir
  9. Ai, que legal (: adorei a entrevista. o trabalho dele é realmente algo incrível.

    beijos.

    ResponderExcluir
  10. Como a Rudynalva comentou, a sensação que fica depois de uma entrevista com autores é a de proximidade. Saber um pouco mais de como foi o egresso deles na vida literária, bem como suas batalhas e um pouco da história pessoal, principalmente de um autor brasileiro aclamado e inteligentíssimo dá um gosto a mais quando a gente pega um livro pra ler. Obrigada ao Sr. Moacir por compartilhar um pouco conosco sobre sua vida e trabalho, obrigada Thaís por ser nosso canal de contato!

    ResponderExcluir
  11. verdade: "construir uma obra é trabalho ingrato, de sacrifício, principalmente num país como o Brasil, onde se lê muito pouco e a mídia quase não abre espaço para a literatura brasileira."
    Espero que pelo menos nós blogueiros possamos disseminar esse vicio maravilhoso em leitura.

    ResponderExcluir
  12. Olha! Um autor entrevistado diferente! Já conhecia ele por seus livros...
    Adorei a entrevista!!!

    ResponderExcluir
  13. Nossa que história de vida...esse é guerreiro mesmo, aliás a própria história dele já daria um belo livro!

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!