Entrevista "Tammy Luciano" - Viaje na Leitura

11/09/2010

Entrevista "Tammy Luciano"


Olá Galera!
Estou aqui pra trazer até vocês uma super entrevista com a Escritora Tammy Luciano, que entre outros livros, é autora do "Sou Toda Errada". Espero que gostem!
Vamos Lá!




Pri - Olá Tammy! Primeiramente gostaria de dizer que é um prazer enorme entrevistá-la. Pra começar gostaria que você falasse um pouquinho sobre esse livro que é um sucesso, o “Sou Toda Errada”. Como foi que a história do livro surgiu? Você se baseou em algum fato específico?

Tammy - Oie, é um enorme prazer estar aqui conversando com você e imaginar que pessoas queridas vão poder ler essa entrevista e saber um pouquinho mais de mim. Obrigada pelas palavras sobre meu livro. Fico feliz de imaginar que muitas garotas estão lendo meu livro e adorando. É tão solitária a criação de um livro e depois ele se torna tão público, é bem louco. A história surgiu com um amigo, ele comentou sobre uma ex-namorada louca e eu tive um estalo ali. Eu sempre tive vontade de criar uma anti-mocinha, uma personagem protagonista que não agiria politicamente correta, mas não imaginava que minha personagem ia ser tão comentada. Infelizmente existem muitas meninas assim na vida real que se acham melhor que todo mundo, são egocêntricas, metidas e não sabem tomar um não. Assim é a Mila. Quando o namorado termina, ela faz tudo errado para salvar o namoro e perturbar o ex. Foi a forma que encontrei também para dizer: mulherada, namoro acabou, segue sua história. A gente pode perder alguém, mas não pode perder a própria vida.

Pri - Acompanhando as redes sociais (blogs, twitter, etc) tenho percebido um carinho muito grande dos leitores com você. Como você se sente com relação a esse sucesso desencadeado pelo “Sou toda Errada”?

Tammy - Tem dias que choro. Literalmente. Porque eu não esperava tanto carinho. Até por ter criado uma personagem que fala mal das pessoas, é preconceituosa ao extremo, mas as leitoras estão sendo tão queridas e sabem separar bem: a Mila é a Mila e a escritora é a escritora. São tantos recados lindos sobre meus livros, vídeos, crônicas, poemas e tudo mais que crio que eu tenho tido ainda mais vontade de lutar e fazer um trabalho bacana. Eu respondo pessoalmente cada mensagem, faço questão. Tem época que a agenda aperta, eu fico mais ocupada e as mensagens acumulam, mas dou um jeitinho de responder, porque acho importante não só para mim mas para quem escreveu e está acompanhando meu trabalho. Já recebi mensagens tão inesperadas, as pessoas são tão carinhosas. Isso é um presente! Mas eu não esperava todo esse retorno mesmo e acho que nem meu editor. rs A gente claro está comemorando. E eu quero agradecer aqui todo mundo que está acompanhando meu trabalho, lendo meus livros. Vocês são muito importantes para mim!

Pri - Na Bienal de SP quando pude te ver pessoalmente, foi muito difícil chegar perto de você, havia muitos fãs querendo tirar foto e pegar autógrafos. O que você acha de toda essa euforia que você tem causado em seus leitores? Como se sente cada vez que alguém te pede para tirar um foto ou autografar alguma coisa?

Tammy - Ah, mentira! Sério! Poxa, queria ter te dado um abraço. Mas olha vários momentos era fácil falar comigo. Eu não sabia que tanta gente querida ia comprar meu livro. Fiquei vendo a pilha de Sou Toda Errada acabar no estande da Saraiva. Foi emocionante. A gente nunca sabe o que está acontecendo com nosso livro, quem anda lendo... A Bienal foi um presente! Vivi momentos lindos de pessoas que acompanham meu trabalho e eu não tinha a menor ideia, de pessoas que conhecem meus livros mas não sabiam que eram meus e de gente que me conheceu ali e está agora acompanhando meu trabalho. O bacana da Bienal foi como as pessoas curtiram meus vestidos. Foi uma delícia também! É que eu criei dez figurinos para usar na feira, com vestidos longos, outros com babados... (É possível ver os vestidos nas fotos da Bienal no www.tammyluciano.com.br/fotos.htm) Um dos vestidos tinha a palavra “palavra” bordada nele todo, eu mesma bordei... Acho que esse carinho foi bem recebido pelos leitores e eu voltei muito feliz de São Paulo (Tammy mora no Rio de Janeiro).

Pri - Qual seu gênero literário favorito? Existe algum escritor que tenha influenciado na sua opção de ser escritora?

Tammy - Eu adoro Chick Lits, romances em geral e biografias. Eu já tinha escrito meu primeiro livro quando li Melancia da Marian Keyes. Com esse livro, vi que não seria pecado escrever para a mulherada e focar em histórias femininas. Porque na época as pessoas esperavam de mim que eu escrevesse biografias, mas eu queria mesmo escrever romances, apesar de ter amado escrever a história da Fernanda Vogel. Agora dois autores amados, Fernando Sabino e Carlos Heitor Cony, fizeram parte da minha descoberta literária. Eu li três vezes seguidas Ballet Branco, do Cony. Lembro que achei o livro tão moderno na época.

Pri - Sei que você está escrevendo um novo livro. O que nós podemos esperar do novo livro de Tammy Luciano?

Tammy - Olha, eu sou suspeita, tô apaixonada pelo livro. Ele será mais leve que Sou Toda Errada, apesar de continuar com a pitada densa que eu gosto de escrever. A personagem é do bem, mas está vivendo um período de doer e ainda acaba tendo que refletir sobre sua vida enquanto desvenda um mistério muito louco que envolve sua exitência.

Pri - Temos visto ultimamente o surgimento de uma Literatura Brasileira de qualidade. A procura pelos autores brasileiros tem crescido. O que você pensa a respeito disso?

Tammy - É o máximo! Temos tantos autores bacanérrimos no Brasil, pessoas que lutam há anos. Ah, eu suspeitíssima para falar porque faço parte de um projeto lindo, chamado Novas Letras. São sete escritores, eu, Enderson Rafael, Fernanda França, Kamila Denlescki, Leila Rego, Patrícia Barboza e Roberta Polito. A gente começou a conversar no Twitter (o Twitter da Tammy é www.twitter.com/tammyluciano), e olha eu não queria entrar no Twitter, mas conversando com meus amigos escritores, descobrimos afinidades e uma enorme vontade de buscar ainda mais oportunidade e divulgação para a literatura nacional. Levamos essa ideia para a Livraria Saraiva e eles adoraram o nosso projeto. Hoje somos escritores Saraiva com muito orgulho. E acho que a gente serve de exemplo para que nenhum escritor desista do seu sonho de publicar seu livro, de conquistar seu espaço em uma livraria.

Pri - Gostaria de deixar algum recado aos seus leitores e fãs?

Tammy - Ah, eu amo cada um deles. Eu lutei muito, trabalhei demais para conquistar o caminho que sempre sonhei e meus fãs são a certeza de escolha certa. E só posso agradecer as pessoas desejar que sejam imensamente felizes nos seus sonhos! Quem quiser acompanhar meu trabalho, só entrar no meu site www.tammyluciano.com.br E quem quiser acompanhar meus vídeos, eu também vou adorar: www.youtube.com/tammyluciano Eu tenho um quadro chamado Crônica Falada, onde gravo meus textos. Foi um projeto feito com o coração, especialmente para quem me acompanha e fico feliz que as pessoas gostem. E não esqueçam, sejam sempre felizes!

Pri - Tammy é sempre um prazer enorme conversar com você. Nosso blog agradece a sua participação e eu principalmente. Estou muito feliz por ter a oportunidade de entrevistar umaescritora talentosíssima e Brasileira de quem, eu admito, sou fã, é claro!
Muitos Beijos para ti!

Tammy - Imagina. Eu é que agradeço a chance de estar aqui. Adoro poder papear com os blogs e as páginas que exaltam de maneira tão positiva os livros. Obrigada. pelo talentosíssima... Meu Deus! Me senti chique até não poder mais agora. Adorei saber que você é minha fã, então a honra é toda minha, porque se tem uma coisa que aprendi com a vida é: mais importante que bens materiais são as pessoas, em suas essências, suas energias e seu amor. Muito sucesso para o Blog!

Tammy o "Viaje na Leitura" agradece a sua participação e sentimo-nos honradas de tê-la aqui conosco. Desejamos todo sucesso com seus livros.

Até a Próxima pessoal!
E não deixem de nos seguir no twitter @viajenaleitura e @pribeletato. Sempre temos novidades!

16 comentários

  1. Adorei a entrevista!!! A Tammy é super simpática ^^

    ResponderExcluir
  2. Amei a entrevista! :)

    Estou curiosa pra ler o livro da Tammy.

    Mês que vem vou conhece-la pessoalmente o/

    ResponderExcluir
  3. Adorei . A Tammy é muito fofa !
    Parabéns pela entrevista !

    ResponderExcluir
  4. Awn, ela é super fofa mesmo. Já falei com ela via skoob e ela é uma graça. Quando ela vier a Natal, vou conhecê-la o/
    adorei a entrevista.
    beijos.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que entevista maravilhosa, eu adorei parabéns! Adoro a Tammy^^

    ResponderExcluir
  6. Tammy é uma fofa, né? Adorei conhecê-la no Clube do Livro e agora aqui um pouco mais. Parabéns pela entrevista.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. AAAA Que fooofa *_*
    adooorei a enteviistaa

    ResponderExcluir
  8. Adorei a entrevista e estou louca pelo livro.
    A Tammy é uma fofa mesmo, sempre responde a todos com carinho.

    ResponderExcluir
  9. Oie, Pri, quero agradecer demais seu carinho comigo, com perguntas tão especiais! É o carinho de cada pessoa que faz meu trabalho seguir. E é o carinho de vcs que cada dia mais me faz ter energia para seguir!!!
    Quero agradecer tambémmmmm os recados foférrimos aqui. Adorei mesmo!
    Sejam sempre felizes!
    Bjinhos. Tammy

    ResponderExcluir
  10. Pri!
    Adorei a entrevista, a Tammy é super simpática.
    Ainda não li o livro dela #shameonme mas está na minha lista ;)

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Adorei a entrevista e paesar de não ainda não conhecer pessoalmente a Tammy Luciano dá para ver que ela trata seus fãs com muito carinho.
    Ainda não li o livro dela mas pretendo.

    ResponderExcluir
  12. Adoro entrevistas!

    A Tammy é uma fofa!
    E a gente "conhece" um pouco mias sobre os autores.

    Amei..

    ResponderExcluir
  13. Não a conhecia, mas adorei a entrevista!! Mto boa e a Tammy é super simpática!

    ResponderExcluir
  14. Os leitores gostam dela porque ela é simpatica =D

    ResponderExcluir
  15. Amei a entrevista....a Tammy super fofa...agora só fez aumentar ainda mais a minha curiosidade de conhecê-la!! Dia 08 de outubro estarei lá!!

    =D

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!