A Hora entre o Cão e o Lobo - Eva Hornung - Viaje na Leitura

06/09/2010

A Hora entre o Cão e o Lobo - Eva Hornung





Livro: A Hora entre o Cão e o Lobo
Autor: Eva Hornung
Editora: argumento (paz e terra)
Categoria: Romance/Literatura Internacional
ISBN: 9788588763128
Páginas: 272
Lançado: 2010



Vou falar um pouquinho pra vocês hoje sobre o livro da Eva Hornung que foi enviado pela editora Paz e Terra, é o livro “A Hora entre o cão e o lobo”.
A princípio quando me deparei com o livro e vi a sinopse fiquei pensando que seria mais ou menos como a história do menino Mogli, mas acabei sendo surpreendia. Não tem nada a ver.
Em “A Hora entre o cão e o lobo” a autora vai contar a história de Romochka, um menino de quatro anos, que é abandonado em pleno inverno da Rússia.
Num determinado dia Romochka acorda e passa o dia esperando o retorno da mãe e do tio, mas isso não acontece. Ele fica dias nessa espera até que finalmente percebe que eles não vão mais voltar.
Faminto, com frio e sozinho Romochka decide sair as ruas a procura de comida, é quando acaba encontrando uma cadela, acha ela bonitinha e começa a segui-la. Devido a isto ele acaba se tornando parte do bando de cães e iniciando sua vida de menino selvagem sendo aceito pela cadela como os próprios filhotes.
Daí em diante ele terá que aprender a se virar como os cães caso queira sobreviver e com o decorrer do tempo a vida humana acaba se tornando apenas uma lembrança, agora ele faz parte de uma matilha e se comporta como tal.
No decorrer do livro a autora vai mostrar toda a evolução do menino desde o primeiro momento em que ele precisou lutar por espaço entre os filhotes pra beber leite na mamãe cadela até o momento de seu reencontro com a sociedade.
É interessante como a autora, de forma sutil e eficaz, aborda questões sociais, aponta para o abraço vacilante da sociedade, para as consequências da marginalidade social e exclusão. Um pequeno exemplo nesse trecho:
“Passavam pelas multidões a caminho de casa ou que estavam fazendo compras depois de sair do trabalho, mas ninguém parou o menino ou perguntou seu nome. Era um menino acompanhado por cães.”(p.17)

É um livro bem diferente e com sua história trazendo um desfecho inusitado que só quem ousar ler poderá compreender o que foi feito do “menino selvagem”.
Vou parar por aqui, pois qualquer outra coisa que eu ouse dizer sobre esse livro corre o risco de se tornar spoiler. É em cada mínimo detalhe, em cada letra de cada frase construída por Eva Hornung que nos encantamos por Romochka, o menino de apenas quatro anos, que se torna para o leitor o “menino selvagem” cativante que é capaz de despertar em quem lê sua história uma grande reflexão sobre a sociedade em que vivemos.

“A escuridão cai devagar, anunciando o fim daquela tarde de outono. A Hora entre o Cão e o Lobo. O momento em que luz e sombras se mesclam, em que o medo se une às possibilidades. Tudo parece hesitar entre Cão e Lobo, entre uma coisa e outra, até o momento em que a noite, como um lento suspiro, finalmente cobre a cidade.”


“A premiada escritora Eva Hornung abre uma caixa de Pandora repleta de questões sobre nossa humanidade, nossa forma de lidar com os outros animais, e sobre o sentido do que é ser normal.” (John Burnside, The Guardian”




15 comentários

  1. Olá! Esse livro parece interessante, o título dele já me atraiu, pois adoro cães.

    ResponderExcluir
  2. Livro interessante. Me lembrou um caso de duas crianças que foram encontradas numa floresta. A história parece se desenvolver de uma forma legal. Gostei.

    beijos (:

    ResponderExcluir
  3. Esse livro parece ótimo! Que gracinha, parece uma história fofa!
    Acompanhar a história de um menino tão novo que foi abandonado pela família e que foi viver em meio aos lobos deve ser muito interessante. O desenvolvimento da criança também deve ser intrigante.

    ResponderExcluir
  4. Nossa parece ser muito bom mesmo, fiquei com vontade de ler agora.

    ResponderExcluir
  5. Hum... nunca tinha li nada sobre esse livro, e parece ser bem interessante.
    Gostei. :)


    Ps. Que nome forte Romochka. xD


    Bjod

    ResponderExcluir
  6. Uou, nunca tinha ouvido falar nesse livro, e fiquei bem interessada.. Nunca vi livros parecidos! :D

    ResponderExcluir
  7. Deve ser BEEEM interessante, quero ler já
    kkk
    Bjooo

    ResponderExcluir
  8. Nossa... Bem legal... achei interessante! Parece ser um bom livro para ser lido em dias frios!

    ResponderExcluir
  9. Legal, tipo a historia de Reno e Remo =D

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia esse livro mas achei bem legal a história no estilo menino selvagem e a narrativa parece ser cativante. Fiquei com vontade de ler. Bjsss

    ResponderExcluir
  11. Gostei... tipo a historia de Reno e Remo [2]

    Parece um tema leve, o livro deve ser bem legal!

    ResponderExcluir
  12. Coitado do garoto!
    Ser abandonado em pleno inverno na Rússia...

    Gostei da sua resenha, o livro parece ser bem interessante, gosto de livros que com uma narrativa leve nos faça pensar sobre a sociedade em que vivemos.

    Bjs
    ;)

    ResponderExcluir
  13. Oi nena!!
    Poxa, que legal que tu curtiu o novo canal do Liege no youtube!!
    Huhuhu demorei um tempo pra criar coragem. Como eu tenho síndrome do pânico, achei uma forma de ir me livrando aos poucos dos meus medos, um deles é estar cara a cara com as pessoas e tal.. espero que eu consiga ir em frente!! =)
    (...)
    Nossa, nunca tinha ouvido falar dessa editora! E o livro parece bom! É lançamento né??
    Muito legal mesmo!!!
    Você leu??

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi Pri.
    Oi Thais!
    Desculpe meu sumiço srrs

    O blog tá cada vez melhor. Parabéns pela resenha Pri.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Nossa fiquei com vontade de ler...deve ser uma história emocionante e ao mesmo tempo linda...curiosa pra saber o que acontece com o menino dos cães!!

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!