Apátrida - Ana Paula Bergamasco - Viaje na Leitura

25/10/2010

Apátrida - Ana Paula Bergamasco


Livro: Apátrida
Autor: Ana Paula Bergamasco
Editora:  Todas as Falas
Categoria:  Literatura Nacional / Romance
ISBN:   9788599721148
Páginas:  338
Lançamento : Setembro 2010


Preço médio


Uma pequena vila na Polônia. Uma menina repleta de vida. Um encontro. Vidas Ceifadas. Sonhos Destruídos. Infâncias Roubadas.
Este trecho citado acima, é uma citação da sinopse, que diz pouco e ao mesmo tempo tudo. No livro "Apátrida" conhecemos Irena, uma mulher de força, coragem e fé, uma mulher que a vida lhe custou muito,  preço de dor, de vida, de coragem.

 "No mais, temos que conservar acesas as luzes sobre o passado, para que ele não se repita, por mais dura e difícil que seja esta recordação. Para que com os anos não venha a sua negação e esquecimento. Mantermos em memória eterna aqueles que foram ceifados, como um holocausto vivo(...)arrancados do palco da vida, em pleno espetáculo..."
Quando iniciei a leitura do livro, pensava eu estar diante de mais um romance que tinha como tema o holocausto Judaico ocorrido na Europa sob o controle nazista, uma obra histórica. Estava enganada, Apátrida é um livro emocionante, magnífico, trágico e maravilhoso! Já no início das primeiras páginas fiquei totalmente absorta pela narração e enredo extasiante que a autora com extremo zelo narra em primeira pessoa tudo o que se passa na vida de Irena, protagonista do romance. Irena era uma menina quando conhece o verdadeiro amor, Jacob, um menino judeu. Os anos passam, a amizade cresce e maior que o amor se torna, e tudo desmorona na vida desta moça, quando Jacob lhe anuncia que vai se casar com Ewa, moça judia prendada, linda, de extrema gentileza. Na circunstância presente, ela vem a adoecer de amor, seu mundo até então belo e estruturado, desmorona diante do casamento consumado de Jacob. Ela se sente a pior de todos os seres, seu grande amor se fora e nada mais lhe resta. Naquele tempo (1914-1918 – 1939-1945), era terminantemente proibido o casamento de um judeu e não judia, e Jacob para honrar a crença, e família desposou Ewa, mas seu coração foi somente de Irena.

         O tempo passa e Rurik, um bom e gentil moço pede Irena em casamento, ela aceita e vai morar com ele em sua terra natal, e Irena descobre que é possível sim, amar a quem nos ama, e descobre em Rurik um novo amor, um esposo maravilhoso e futuramente um pai exemplar. E então o inesperado monstro da desolação surge...
       Ana Paula Bergamasco, escreveu este romance de forma tão perfeita, que sugere que deve ter estudado muito os acontecimentos, pois os detalhes são minuciosos, a leitura é extremamente prazerosa, de fácil compreensão e ainda que alguém possa considerar um livro forte, e é com certeza, mas de uma maneira e forma positiva, eu já tinha lido muitos livros com o tema proposto pela autora, mas a forma que a autora conduziu os fatos é brilhante. Terminei de ler o livro e me senti orfã da leitura, eu queria mais, e descobrir no final que, além de produzir um romance magnífico, vivenciar os horrores da guerra nazista, o livro ainda nos ensina nossos valores, complexidade igualdade humana.  Classifiquei o livro "Apátrida" como uma das minhas melhores leituras deste ano.

Trecho de uma carta de Irena em plena guerra enviada à Jacob:

"(...)Não pense que o meu coração é um barco à vela, que navega de amor em amor de acordo com o vento. Ele é mais fixo que as pirâmides do Egito. Ainda que as areias da vida tentem escondê-lo, ele permanece inabalável. Sei que está passando por muitas dificuldades. Onde está é horrível. Mas é seu dever continuar vivo. Levante-se por mim! Não me abandone nesta angústia, sem saber se ainda me quer. Eu o aguardarei por toda a minha existência(...)"


Blog do Livro    3 capítulos 


18 comentários

  1. Eu já li algumas resenhas desse livro. E a cada resenha que leio me encanto um pouquinho mais. Parece um ótimo livro!

    ResponderExcluir
  2. Estou lendo o livro e adorando... a história é linda...

    beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir
  3. Nossa a história deve ser linda!! Só de ler um trechinho já fiquei com vontade de quero mais!

    ResponderExcluir
  4. Que ótimo, adorei a Resenha e agora fiquei com vontade de iniciar o livro *O*

    ResponderExcluir
  5. Adoorei a resenha
    adorei essa capa
    quero muiito ler
    a historia parece ser beeem bacana *-*
    Bjokas

    ResponderExcluir
  6. Adorei a capa, adorei a resenha.
    Acredita que nunca tinha ouvido falar?? O.O

    Quero ler!!

    Beijos =D

    ResponderExcluir
  7. Nossa essa ultima frase merece um minuto de reflexão.

    Eu com certeza vou amar esse livro. Adoro livros assim.

    Parabéns pela resenha Thaís, ficou muito boa.

    ResponderExcluir
  8. Já tinha visto uma resenha em outro blog mas não li...
    Hoje fui fisgada pela última citação. Que trecho lindo, profundo e romântico. Apesar da história parecer ser forte fiquei com vontade de ler e descobrir como termina.

    ResponderExcluir
  9. Hum adorei a resenha.
    Mais um que vai pra minha listinha de proximas aquisições.
    Tô vendo q tô perdida c a lista de livros q quero comprar.

    Bjim

    ResponderExcluir
  10. Li uma resenha recentemente linda sobre esse livro. Fiquei muito mais ansiosa para lê-lo. Adorei saber que vc tb gostou.

    Beijos. =D

    ResponderExcluir
  11. Já li algumas resenhas dele, dá mais vontade de ler, sem falar da capa né?!?!
    Com tantos livros pra comprar eu não aguentar ($) kkk

    BeijinhoS

    ResponderExcluir
  12. AMEI o trecho da carta da Irena, só aí o livro já me ganhou. Belíssimo!
    Adoro a capa também, com certeza é um livro que quero ler logo!

    Beijos*

    ResponderExcluir
  13. Parece ser um livro bem legal! Gostei do tema tb! E capa linda!

    ResponderExcluir
  14. Nossa me arrepiei toda, só com um trecho da carta, o que dirá do resto do livro, espero poder ler esse livro em breve, achei a capa bem legal também. Parabéns pela resenha, amei.

    Bjs

    ResponderExcluir
  15. A capa é muito bonito. Gostei da resenha. Um romance, em meio uma guerra, eu quero.

    ResponderExcluir
  16. quanto mais leio as resenhas sobre ese livro fico c mais vontade d ler, a historia deve ser muito boa, sem falar q a capá é tão linda

    ResponderExcluir
  17. Queridas, agradeço-lhes a resenha e estou feliz que tenham gostado do livro!
    Um grande abraço a todos: Ana Paula Bergamasco

    ResponderExcluir
  18. Nossa que trecho lindo.
    Quero muito ler esse livro depois da sua resenha.

    Bye

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!