Especial Novas Letras - Viaje na Leitura

09/10/2010

Especial Novas Letras

Olá Galera!

Nossa! Hoje estou muito feliz por poder fazer esta postagem, quem me acompanha sabe que adoro falar de literatura nacional e fico muito feliz de hoje trazer até vocês este post muito especial sobre escritores brasileiros talentosos; esses escritores estão na blogosfera fazendo o maior sucesso entre seus leitores e ganhando o Brasil através de vários eventos. Eles são os "Escritores Novas Letras".
Vamos lá falar um pouquinho dessa galera de escritores!

O Projeto Novas Letras*
(*Informações retiradas do blog: http://patriciabarboza.com)


Escritores se unem para divulgar literatura nacional
Ambos conversaram comigo sobre o Projeto Novas Letras, o livro lançado através de tal projeto e seus planos para o futuro.

Vamos lá!



Projeto Novas Letras tem apoio da Livraria Saraiva

Sites e blogs literários, em que as pessoas trocam informações sobre a leitura de livros, são cada vez mais frequentes no Brasil. O ponto contraditório é que nem sempre os livros brasileiros estão entre os desejados. O movimento Desafio Literário Nacional começou no Twitter e se estendeu para as demais redes sociais, com a meta de divulgar os livros da nova safra de escritores nacionais. Com a ideia, surgiu o projeto Novas Letras, formado por jovens escritores que têm como objetivo mostrar o potencial da literatura brasileira para editoras, livrarias e leitores.
Atualmente o projeto Novas Letras conta com sete escritores, sendo cinco em São Paulo: Enderson Rafael, autor do romance juvenil “Todas as Estrelas do Céu” (Novas Ideias); Fernanda França, autora da comédia romântica “Nove Minutos com Blanda” (Multifoco) e Kamila Denlescki, escritora do romance “Estrela Píer” (Novo Século); Leila Rego, que escreveu a comédia romântica “Pobre Não Tem Sorte” (All Print) e Roberta Polito, autora do romance “Amores Incertos” (Europa).
No Rio de Janeiro, a equipe conta com Tammy Luciano, autora do romance “Sou Toda Errada” (7Letras) e Patrícia Barboza, com “A Primeira Vez a Gente Nunca Esquece” (Ciranda Cultural), voltado para adolescentes. O objetivo do grupo é reunir escritores em todo o Brasil e realizar uma mobilização para a valorização da jovem literatura brasileira.

Conhecendo um pouco mais sobre estes escritores nacionais e talentosos.

ENDERSON RAFAEL
Autor do livro "Todas as Estrelas do Céu"
Resenha do Livro feita pela Thais aqui no blog: aqui.

O Projeto Novas Letras
O Novas Letras é a prova daquele velho ditado da marca do açúcar. Se fosse um só autor, com um só livro, não teríamos conseguido nada do que conseguimos, principalmente o apoio de uma livraria do porte da Saraiva. Juntos somos mais fortes, e a ideia do grupo é justo essa, mostrar que não temos um ou outro autor brasileiro com um trabalho bom para ser mostrado, mas muitos autores e muitos e muitos livros, para vários públicos. Com o Novas Letras, estamos chegando a lugares onde não chegávamos, e os leitores de um autor vão conhecendo os leitores dos outros autores do projeto, e até de autores que não são do projeto diretamente mas são citados por nós, gente que gostamos e apoiamos. Temos várias ideias pro projeto que estão sendo postas em prática aos poucos. Em outubro, teremos, pela primeira vez, eventos fora do eixo Rio-SP. Ceará, Rio Grande do Norte e Distrito Federal receberão autores do Novas Letras, e isso é muito positivo para o grupo como um todo, e claro, para os leitores de Fortaleza, Natal e Brasília, que nos conhecerão de perto e poderão trocar ideias e impressões sobre nossos livros e sobre a literatura em geral. 

O Livro
O romance "Todas as estrelas do céu" surgiu de um desejo meu, aos 19 anos, de escrever algo que não tivesse sido escrito ainda, uma história de amor bela, contundente e inusitada. O livro levou dez anos para ser publicado, mas em apenas três meses da publicação, já estamos começando a preparar a segunda edição, tamanho o sucesso do "Todas". O amor entre dois irmão adotivos está sendo muito bem recebido pelo leitores, e está sendo maravilhoso divulgá-lo junto com o Novas Letras pelo Brasil afora.

O Futuro
 Estou revisando meu segundo romance, "Três Céus", que conta a história de três tripulantes de uma grande companhia aérea, cada um em um momento no amor, na vida e na carreira, e todas as coisas que só a vida a bordo dos aviões proporciona. É um livro bem maior que o "Todas", envolvente e com um final de tirar o fôlego. Após terminar a revisão dele, volto a escrever minha próxima ficção, que será meu primeiro livro narrado pelo personagem principal, e é sobre um tema pesado e bem intimista. Estou gostando bastante do resultado e não vejo a hora de poder revelar mais detalhes sobre ele. Mas bem antes disso, o "Todas as estrelas do céu" tem muito barulho ainda pra fazer e o próprio "Três Céus" precisa ser publicado. É um longo caminho, mas é o carinho dos leitores que o encurta, definitivamente.

FERNANDA FRANÇA
Autor do livro "Nove Minutos com Blanda"
Resenha do Livro feita pela Thais aqui no blog: aqui.


O Projeto Novas Letras
Olá, pessoal! Fico muito feliz por fazer parte de um grupo que busca a valorização da literatura nacional. Nosso papel é mostrar para leitores, livrarias e editoras que a literatura brasileira é boa, sim, e precisa de mais espaço. E estar com outros autores nacionais que pensam da mesma forma é muito gratificante.

O Livro
Eu lancei a comédia romântica Nove Minutos com Blanda em janeiro de 2010. Em junho, o projeto foi oficializado e o primeiro evento aconteceu na Saraiva em agosto. O livro é um romance com muito bom humor. A personagem principal, Blanda, é uma jovem advogada, mas que não tem muita certeza sobre sua vocação para a profissão e que começa o livro desempregada. Além disso, namora um folgadão e logo se vê no pé do altar com ele, sendo que conhece um homem incrível que faz suas pernas tremerem de verdade. Blanda é uma mulher divertida, atrapalhada e que busca a felicidade. Estou muito feliz com o retorno dos leitores e pela participação nos eventos. É lindo sentir que sua história passa a ser a história de um pouco de cada leitor que se identifica e que percebe que é possível dar a volta por cima e ser feliz. Que existe o verdadeiro amor, que podemos ser felizes na carreira, que ter dúvidas é normal e que vale a pena buscar a felicidade. E o carinho dos leitores é inspirador!

O Futuro
Estou escrevendo meu próximo livro, que é outra comédia romântica. Já tenho prontos dois livros infantis e alguns romances começados. E muitas, muitas ideias.

KAMILA DENLESCKI
Autora do livro "Estrela Píer"
Resenha do Livro feita pela Thais aqui no blog: aqui .

O Projeto Novas Letras
Todo início de carreira é meio estressante. Há bastante coisa a ser feita e aprendida. O projeto Novas Letras me mostrou que, com o apoio de amigos, você pode crescer muito mais rápido. Então, acho que Novas Letras é mais um grupo de amigos de que um contato profissional.
Estou muito feliz de estar no Novas Letras.

O Livro
Estrela Píer é a história de Lucia Pier, uma garota brasileira aparentemente normal. Ela ganha uma viagem para conhecer um ator inglês famoso, Richard Clevehouse, e, a partir de então, sua vida se transforma completamente. Lucia e Richard são perseguidos por pessoas perigosas e, aos poucos, à medida que descobre os segredos de Richard, ela acaba se apaixonando.A história é um romance com mistério. Um Mistery-lit.
A inspiração para Estrela Píer foi surgindo ao poucos. Cada ideia que eu tinha, eu anotava. A repercussão está sendo ótima. Estou muito feliz, principalmente porque, na bienal, Estrela Píer foi o quinto livro mais vendido no stand da Novo Século

O Futuro
Estou terminando meu roteiro. Estou na parte de revisão. O roteiro demorou, mas saiu. E estou com um projeto de fazer uma série de livros com uma história que não sai da minha cabeça. Vou escrever em 2011.

Além disso, estou aprendendo a tocar violão!

LEILA REGO
Autora do livro "Pobre Não Tem Sorte"
Resenha do Livro feita pela Thais aqui no blog: aqui .


O Projeto Novas Letras
Sempre que vou para um evento do Novas Letras eu penso: Puxa, isso é muito bacana! Olha eu aqui na Saraiva com esses autores maravilhosos! Me sinto abençoada. Sem falar que é super divertido, dinâmico e super interativo com os leitores e blogueiros.

O Livro

O meu livro já tinha sido lançado quando o grupo se formou.  E depois do grupo, meu livro entrou na Saraiva e teve uma exposição maior, com certeza.
Sem falar na Bienal.  Eu autografei  no estande da livraria juntamente com a Tammy e foi incrível.  Tanto que o livro se esgotou!



O Futuro
Estou para lançar a segunda edição de PNTS e o PNTS2 - alguma coisa acontece no meu coração. Ainda sem data, pois estou em fase de negociação com editoras. Mas, rezo para que seja até dezembro deste ano.



PATRICIA BARBOZA
Autora do livro "A Primeira Vez a gente nunca esquece"

O Projeto Novas Letras
Uma experiência maravilhosa! Conhecer novos autores, de várias partes do Brasil e compartilhar histórias e vivências é muito bom. O melhor momento foi durante a bienal de São Paulo durante as sessões de autógrafos no stand da Saraiva. Todos reunidos com o objetivo de divulgar a literatura nacional. Momentos inesquecíveis.

O Livro
Na verdade o livro "A primeira vez a gente nunca esquece" foi lançado em abril, antes de entrar para o Novas Letras. Fazer parte desse grupo só fez aumentar a visibilidade dele e a oportunidade de conhecer o mundo dos blogs. As primeiras que conheci do grupo foram a Fernanda França e Tammy Luciano. Elas foram as minhas madrinhas nisso tudo.

O Futuro
Eu sou palestrante do Projeto Leitura Nota 10 no Rio de Janeiro, onde moro. Visito as escolas e falo um pouco sobre meus livros e sobre leitura. Eu adoro realizar esse trabalho e espero visitar mais escolas em 2011. Já tenho vários livros prontos, só esperando a aprovação da editora. Mas preciso guardar segredo por enquanto. Estou sempre criando, escrevendo...

ROBERTA POLITO
Autora do livro "Amores Incertos"
Resenha do livro aqui.
Entrevista cedida ao Viaje na Leitura: aqui.

O Projeto Novas Letras
Participar de um projeto como este é um sonho. Infelizmente não estou conseguindo participar de todos os eventos, mas reunir jovens escritores para a divulgação da literatura nacional é muito importante para que os leitores conheçam melhor os novos autores. Poucos autores brasileiros têm livros publicados e, estimulando o interesse pela literatura nacional, a expectativa é que isso mude.

O Livro
Meu romance, Amores Incertos, retrata o cotidiano de uma mulher, com questões e conflitos atuais. Surpresas, encontros, arte e viagem recheiam a história. O livro foi lançado um pouco antes deste projeto, mas está sendo muito bem divulgado por causa do Novas Letras. Blogueiros e leitores têm mais acesso às obras nacionais dos novos autores por meio de projetos como o nosso.

O Futuro
Comecei a escrever o segundo livro neste ano. É um romance com questões femininas, mais uma vez. O lançamento acontecerá em 2011.



TAMMY LUCIANO

Autora do livro "Sou Toda Errada"
Entrevista cedida ao Viaje na Leitura: aqui .
Resenha do livro feita pela Thais: aqui .

O Projeto Novas Letras
Sabe quando você sonha com um acontecimento? Estar no Novas Letras é um pouco isso. Sonho! Eu nunca imaginei que faria parte de um projeto de uma livraria e que esse projeto seria encontrar leitores, autografar livros, palestrar, viajar... É bacana também conhecer meus amigos escritores mais de perto, estar com eles nos eventos e de certa forma ver minha carreira crescer junto com a de pessoas que admiro e são super talentosas. O melhor do Novas Letras é saber que somos todos batalhadores, escritores que amam os livros e fomos buscar nossas oportunidades, até que nos encontramos e resolvemos montar o grupo. Então, vejo a gente como um exemplo bacana, que serve para outros escritores também acreditarem em si mesmos, lutarem pelos seus sonhos e não desistirem. Pode parecer repetitivo dizer isso, mas muita gente desiste quando está muito perto do sonho e nós do Novas Letras não freiamos nossos ideias até que esse momento especial aconteceu. Mas, claro, ainda temos muito trabalho pela frente e estamos muito felizes com todas as possibilidades.

O Livro
Sou Toda Errada é meu terceiro livro e fico feliz de estar vivendo esse momento Novas Letras com um livro que tem me trazido tantas alegrias. Tenho conhecido pessoas tão especiais, são tantos momentos lindos, tantas palavras que me deixam sem ar. Acho que Sou Toda Errada, por tudo que leio das leitoras, surpreende pela maneira azeda com que Mila vive uma época da sua vida, sem censura, meias palavras. Ela pode ser uma garota ruim mas é bastante honesta com os aburdos que pensa. E eu tenho sentido esse retorno das leitoras, que comentam comigo como a personagem é ruim, mas faz pensar. Eu queria isso com o livro. Jamais esperei Mila sendo adorada. A minha vontade de escrever foi sacudir pensamentos, lamentar quantas meninas fúteis estão aí pelo mundo, mandando, desmandando e sendo tremendamente infelizes.

O Futuro
Eu acabei um livro novo, uma história de amor, a personagem é bem diferente da Mila, mas claro vai ter um lado denso, porque eu adoro um drama... rs Acho que as pessoas vão curtir muito o casal da história e o mistério que permeia toda a narração. Eu tive que ler, reler o livro para que os fatos tivessem sentido. Foi um livro difícil de escrever, porque é cheio de acontecimentos importantes, mas quando eu decido por uma história, e me apaixono por personagens, só me acalmo quando termino. E depois do lançamento desse livro novo, eu quero fazer uma revisão nos três livros inéditos que tenho aqui.Pelo menos esse é o plano, enquanto nenhuma personagem nova decidir que devo escrever a história dela...


***


Esses são os escritores "Novas Letras" em um bate papo rápido aqui, nos dando a oportunidade de conhecer um pouquinho mais desses escritores fantásticos. Vale a pena prestigiar cada um deles, pois eles merecem.

Nosso Blog agradece a participação de vocês: Enderson, Fernanda, Kamila, Leila, Patricia, Roberta e Tammy. Desejamos ainda mais sucesso a todos.


Aos Viajantes aqui do blog, espero que tenham gostado do post de hoje e aguardem que durante a semana haverá uma super novidade relacionada a estes escritores. Vocês não podem perder. Fiquem ligados e comentem!
Beijinhos....

28 comentários

  1. Ótimo post!!!

    BLOG MUNDO DOS LIVROS
    JACKSON

    ResponderExcluir
  2. Amei o post, nossa to ansiosa por conhecer amanhã aqui em Brasília Enderson Rafael e Fernanda França um evento Novas Letras.
    Contando as horas!
    parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Adoorei o post meninas
    já conheci a Kamila, super fooooofa *-*
    já li o livro do Enderson, da Leila, Kamila e da Patricia *-*
    Muiito booom os livros, vale a pena ler *-*
    bjokas

    ResponderExcluir
  4. Otimo post,estou um pouco atrasada na literatura nacional, mas sem duvida vou fazer questão de ler cada um desses livros.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá, adorei o post de hoje!
    Estou numa fase valorizando a literatura nacional e estou me surpreendendo com tanta coisa boa!
    O livro da Leila Rego é um objeto de desejo da minha estante, ele não fica parado aqui em casa, tem fila de espera!
    Comprei o livro do Enderson, mas ainda não li. Só li trechos pela internet e já adorei.
    Esses dois que citei são uns fofos e sempre muito simpáticos com todos!

    Estou louca pra ler "Nove minutos com Blanda" e "Amores incertos", mas agora só nas compras de Natal, pois a Becky Bloom que há em mim já comprou muitos livros e estourou o cartão :P

    Parabéns de coração a vocês que ajudam a divulgar livros tão legais. Se não fosse pelos blogs literários eu não conheceria nenhum deles!

    BeijO*

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post, e adorei saber mais sobre esses novos escritores!!

    ResponderExcluir
  7. Nossa quantos autores, nós valorizamos o seu trabalho.

    ResponderExcluir
  8. Adorei o poste, um dos melhores até hj...

    Conheço quase todos esses autores, e sou 100% incentivo a literatura nacional.

    Amei mesmo!!!

    ResponderExcluir
  9. Que post lindo.
    Acho muito digno divulgar a nossa boa safra de escritores nacionais e valorizar o trabalho deles. Parabéns

    beijos (:

    ResponderExcluir
  10. Esse post deu trabalho, né, mas ficou lindo! Parabéns! Reitero aqui duas grandes emoções: fazer parte de um grupo tão maravilhoso de pessoas como o Novas Letras e ter um grupo tão incrível de leitores e blogueiros amigos como vcs, Pri! Beijo enorme!!!

    ResponderExcluir
  11. Pri!

    O post ficou maravilhoso, eu não podia deixar de comentar isso, os escritores do Novas Letras, são além de super queridos pelos leitores, são pessoas maravilhosas e escrevem muito bem! Todos eles tem nosso carinho ♥ !!!

    Parabéns pelo post Pri!


    Thaís ♥ Viaje!

    ResponderExcluir
  12. Todos, esses escritores são fofos e queridos adorei^^

    ResponderExcluir
  13. Adorei, os autores nacionais precisam mesmo de mais atenção, são super talentosos e merecem todo o nosso apoio.
    parabéns pelo post.

    x.X
    Heloo Fontinelly
    Megazonebr

    ResponderExcluir
  14. Adorei o post parabéns pela divulgação!
    Nossos autores merecem!!!!

    Bjssss
    Lili

    ResponderExcluir
  15. Eles são mesmo uma graça, não é? Já tive o privilégio de ver e dar muitas risadas com o Ende, a Fernanda, a Kamila, a Leila e a Tammy Luciano.
    São uns amores de pessoas e excelentes escritores!
    Infelizmente, ainda não conheci a Patrícia Barboza nem Roberta Polito, mas quem sabe nos outros eventos, né?
    Superindico os livros deles! Maravilhosos!

    Adorei o post, Pri! *-*
    Beeeijos
    Vivi

    ResponderExcluir
  16. Thaís e Pri, obrigada pelo carinho com a gente. Tão bacana. Fico feliz de conhecer tanta gente querida e me sentir querida também!!!
    Bjinhos. Tammy

    ResponderExcluir
  17. Oi, Meninas!
    Que lindo esse post e que orgulho que sinto de vocês, divulgando a literatura nacional, principalmente os novos escritores!
    Super obrigada pelo apoio, carinho e divulgação dos nossos trabalhos.
    Beijos,
    -Leila

    ResponderExcluir
  18. Adorei o post ^^ Acho super importante divulgar a literatura nacional ^^

    ResponderExcluir
  19. Adorei o post!

    Acho super importante divulgar os autores nacionais, afinal temos muitos talentos e poucos leitores.

    Desde que acompanho com maior frequência os blogs conheci vários autores nacionais e ampliado meu leque de leituras!

    ResponderExcluir
  20. Adoro essas iniciativas que nos blogueiras fazemos para divulgar os nossos autores verde e amarelo =)
    Parabéns pelo post Pri!

    Ahh querida, será que você poderia dar uma força lá na promoção do Janela Secreta? Eu ficaria muito feliz =D

    Beijão!

    http://www.umajanelasecreta.com/

    ResponderExcluir
  21. Adorei o post meninas!!!!
    é isso aí, vamos divulgar nossos novos talentos nacionais. Amei mesmo.

    Beijos, pri;
    Beijos Thais!

    ResponderExcluir
  22. Acho o projeto muito maneiro. Uma ótima forma de incentivar e divulgar nossos autores. :)
    Adorei o post! *-*

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  23. ADORO TODOS ESSES AUTORES.
    Já li o livro de quase todos eles. E tenho gostado muito de todos eles.
    Essa projeto é ótimo para incentivar uma literatura de qualidade e que entretem. Adoro!
    bjos

    ResponderExcluir
  24. Olá pessoal!
    Nossa! Que bom q todos curtiram esse post, foi trabalhoso como disse o Ende, mas eu fiquei muuuuito feliz de poder fazer. Divulgar a literatura nacional é algo que me deixa muuuuito feliz!!!!
    Que bom que todos gostaram e aos queridos escritores Enderson, Leila e Tammy Obrigada pela visita e fico muito feliz que tenham gostado.

    Beijinhos...
    *Pri*

    ResponderExcluir
  25. Uau.

    adorei o post Pri. Eu amo literatura nacional. E é bom saber que agora ela está crescendo!

    =D

    ResponderExcluir
  26. Post muito legal,é ótimo apoiar a literatura nacional,nossos autores são ótimos :)

    ResponderExcluir
  27. Parabéns Pri adorei o post, puxa que legal, adorei conhecer sobre autores brasileiros, alguns eu ja tinha ouvido falar, mas não conhecia os seus livros. Adorei, tomara que tenha sempre mais.
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  28. nega verdade
    os livros desses escritores est]ao mexendo com a blog esfera nacional, e deixando leitores viciados igual a mim sem dinheiro algum rsrs
    sou fã mega assumida da literatura nacional ^^ são os melhores pra mim! e eu fico numa felicidade estrondosa quando vejo tantos novos escritores! Parabéns a eles ^^
    parabens as blogueiras do blog por esse ótimo post ^^
    bjos

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!