Viciado Carioca - Claúdio Formiga - Viaje na Leitura

27/10/2010

Viciado Carioca - Claúdio Formiga

Livro: Viciado Carioca - Amor e Rock and Roll
Autor: Claúdio Formiga
Editora:  Parêntese
Categoria:  Literatura Nacional/Romance
ISBN:   9788560507078
Páginas:  128
Lançamento : 2010


Idade : 18+ (Recomendado pela Editora)


"O Viciado Carioca é uma dessas ovelhas desgarradas que não acreditam no destino, no amor e muito menos no destino do amor(...)"

Este livro que resenho hoje na minha opinião é bastante polêmico, ao mesmo tempo que ele tem um caráter de humor único, o fato que realmente me incomodou no livro é a alusão às drogas. Mas que foi necessário para a construção do personagem principal o Viciado carioca, melhor conhecido como Vic, para os íntimos. 

         Viciado carioca vive se metendo em encrencas, e o amor está longe dele, ao menos pensava assim, até conhecer Nicole, a namorada de um quarentão podereso no casarão que frequentam.
         Vic tem dezoito anos e em uma viagem para Minas Gerais experimenta maconha pela primeira vez e lá em Minas apronta todas e recebe este apelido de viciado, e como mora no Rio de Janeiro, os mineiros o apelidam: Viciado carioca.
        Ele conhecerá Kid um japonês que estava subindo o morro na hora em que a polícia fazia "inspeção" por lá, e avisando-o,  o japonês fica eternamente grato, por salvar sua vida. Kid leva ele então á uma locadora que vende o que procuram "a droga". Lucas o dono da locadora se torna amigo deles, e os leva na festa que tem no casarão, onde ele conhecerá seu amor Nicole, namorada de Luther, o chefão.
      Daí pra frente vocês poderão imaginar a encrenca que se mete o rapaz. O livro retrata a realidade das drogas, um pouco do cotidiano deles, especificamente do protagonista. Não consegui classificar o livro devidamente, talvez um garoto faria melhor, visto que o livro fala através da visão de um rapaz de dezoito anos e sua entrada ao mundo das drogas. Então não consigo dar uma opinião definida, só vocês lendo para entender o que quero dizer, o livro é engraçado demais, o humor é notável, mas meu incômodo realmente foi à alusão referente as drogas mesmo que indiretamente. Leiam e me contem depois o que acharam!



15 comentários

  1. Eu acho que não faz bem o tipo de leitura que eu goste...

    ResponderExcluir
  2. Apesar de ser polêmico e um tema para discussão, tb acho que não faz meu tipo... Mas é sempre bom ler algo mais forte...

    ResponderExcluir
  3. ñ faz o meu tipo d leitura mas quem sabe ñ dou uma chance...:)

    ResponderExcluir
  4. É bom algo forte e real, mas depois que li Vitimas do Silencio(e adorei) mesmo o tema sendo polemico é interessante para estar meio que abrindo nossos olhos... Se fizer apenas uma alusão a drogas e seus males, estou dentro! Agora incentivo não.

    Beijão linda =D

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Não é o tipo de leitura que me atrai neste momento. Talvez não seja um incentivo indiretamente ao uso de drogas, mas uma necessidade do autor que fazer o uso de drogas ter sentido sob o ponto de vista do protagonista. É difícil tratar de um tema polêmico, o cara que experimenta e volta a usar tem que ser seduzido por alguma coisa boa que a droga oferece, talvez isso tenha dado essa ideia de incentivo.
    Bom, só lendo pra saber...
    Beijo*

    ResponderExcluir
  6. Nunca ouvi falar desse livro, confesso que fiquei curiosa para conhecer a história completa. Tenho minhas duvidas se é o tipo de livro que vá prender minha atenção.
    Espero um dia ter a oportunidade de ler e descobrir se gosto ou não deste tipo de história
    ;*

    ResponderExcluir
  7. Como disse a Viviane, tmb não acredito que o autor buscou incentivar o uso das drogas e sim que ele quis apenas relatar esse assunto tão polêmico no mundo que é o uso das drogas. Enfim, me deu vontade de ler só pra saber o que o autor realmente desejou passar para o leitor.

    ResponderExcluir
  8. Oi Thaís!
    Sabe que eu já vi esse livro pra comprar e achei bonita a capa, tem ums verniz na frente! Um amigo meu leu e diz que os "caras" colegas dele adoraram, detalhe : Uns usuários e outros não de drogas, mas sei o que vc quis dizer, não faz seu tipo, mas cai como peixe em rede para estes rapazes que curtem algazarras e prazeres momentaneos né?
    Não suporto livros que falem de usuários ou retratem a vida deles, mas com bom humor e notavel?
    Vou comprar amanhã aqui na livraria!
    haushashuahsuhaushsuashua

    ResponderExcluir
  9. Tenho curiosidade em ler o livro por causa das opiniões que ouvi a respeito.
    Já ouvi coisas boas, ruins e indefinidas. Então bateu aquela vontade de julgar eu mesma ;)

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  10. Oi Thaís!
    Eu li e gostei muito do livro, mas acho que me foquei mas no rock and roll que eu amo e acabei vendo as drogas como mais um componente do personagem.
    Eu acho que não tenho humor, mas com esse livro eu ri muito...
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  11. Essa questão de drogas sempre é um tema polêmico, aind mais na idade do protagonista do livro, como vc disse... 18 anos... ainda a fase da descoberta... e a literatura q aborda esse tema, tende a ser cativante, ou então a espantar todo mundo msm. Quero mt ler o livro p ter a minha opinião.

    ResponderExcluir
  12. eu ouvi bastante gente falando desse livro
    quero ler eeele =D
    bjokas, adoorei a resenha

    ResponderExcluir
  13. Parece um bom livro! Ainda não tinha ouvido falar dele.. vou procurar saber um pouco mais =)

    ResponderExcluir
  14. Apesar da resenha descrever momentos comédia e divertidos aindanão faz meu estilo. Esse eu passo!

    ResponderExcluir
  15. Primeira vez que ouço falar desse livro.
    Mas não tenho vontade de ler ele não.

    O assunto drogas é sempre polêmico, mas legal a tentativa do autor de mostrar essa realidade de muitos "viciados cariocas" pra quem não conhece.

    Bye

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!