Pequena Abelha - Chris Cleave - Viaje na Leitura

27/12/2010

Pequena Abelha - Chris Cleave

Livro: Pequena Abelha
Autor: Chris Cleave
Editora: Intrínseca
Categoria: Literatura Internacional/Ficção
ISBN: 9788598078939
Páginas: 272
Lançado: 22/09/2010


Pesquise PreçosSubmarino - Saraiva



"(...)Essa é a história de duas mulheres cujas vidas se chocam num dia fatídico. Então, uma delas precisa fazer uma escolha que envolve vida ou morte. Dois anos mais tarde, elas se reencontram. E tudo começa... Depois de ler esse livro, você vai querer comentá-lo com seus amigos. Quando o fizer, por favor, não lhes diga o que acontece. O encanto está sobretudo na maneira como a narrativa se desenrola."

"Pequena Abelha" é um livro extraordinário, o autor escreveu esta ficção de maneira tão impressionante, que o livro consegue passar a quem o lê, várias facetas de uma história, entrecortada pela adversidade e ganância humana; uma história chocante, triste e comovente, é assim que eu descrevo Pequena Abelha.

Pequena Abelha, é uma moça nigeriana negra, que acaba de sair da detenção por engano, ela e mais três moças comuns, que não cometeram crimes algum, a não ser testemunhar a desgraça dos seus entes queridos pela ganância do homem em busca de riqueza, elas viram demais e agora não podem sobreviver, mesmo que tudo tenha ocorrido há dois anos atrás, essa moça de coração simples conhece apenas duas opções para sobreviver na detenção: Ou você é bonita ou você fala inglês perfeitamente, o inglês da rainha. Ela ficou presa por dois anos e aprendeu perfeitamente a pronúncia que precisa para se comunicar, lendo jornais velhos na prisão. E agora uma simples ligação para um conhecido, e tudo estará temporariamente resolvido, porque nossa protagonista sabe que sua vida não tem solução, é uma refugiada. Uma ligação que atormentará para sempre aquele que a escutou, aquele que exatamente há dois anos atrás teve que fazer uma escolha e agora os fantasmas de sua mente voltam a atormentá-lo.

Conhecemos um pouco depois, Andrew e Sarah, que terão duas vidas abaladas e em risco pela volta de abelhinha. Mas afinal, que decisão pode ser tão importante? O que houve há dois anos atrás quando o casal conheceu abelhinha? Qual será o destino dessa encruzilhada na vida destes personagens?

Não é um livro que eu recomende para os mais sensíveis, ele é chocante e perturbador, mas é a realidade criada de maneira tão forte pelo autor, que torna o livro único e diferente de tudo que eu já li. Leia se for curioso e quiser descobrir que acontecimento trágico poderia mudar a vida destas pessoas.

24 comentários

  1. Olááááá!!!
    Estou passando para conhecer o seu blog e desejar um Feliz Ano Novo!

    Tudo de bom!
    Sucesso!

    Estou te seguindo! ;)

    Beijos,
    Renatinha Araújo.
    www.glamourfeminino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Thaís!

    Eu tenho esse livro, ganhei de Natal, estou super curiosa pra ler!
    Mais ainda porque ninguém que tenha lido o livro fala realmente sobre a história e nos mantém no suspense... rs

    Beijos e bom dia pra vc!

    ResponderExcluir
  3. EU quero ler este livro, mas ao mesmo tempo tenho medo..rs dele ser muito triste como os do Nicholas (fico mal durante dias :D) mas uma hora ele vem para casa comigo, beijos.

    ResponderExcluir
  4. apesar de parecer interessante, não tenho muita vontade de ler esse livro. ele não me chamou a atenção, principalmente pela capa, que eu acho meio nosense, e pelo título, que não me diz absolutamente nada. quem sabe no futuro eu dê uma chance..
    beijinhos*

    ResponderExcluir
  5. Quero mto ler este livro mas ainda naum deu... Em 2011 vai ter q dar!!!

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Deve ser uma história linda! Não vejo a hora de ler! ;D

    ResponderExcluir
  7. Seu último parágrafo acabou cmg...rs, não que eu seja sensível, mas é que em Ano Novo não quero ler nada 'triste', mas está na lista =)

    Andy_Mon Petit Poison

    ResponderExcluir
  8. Resenha bem legal.
    Achei interessante esse livro, acho que deve ser bem legal. Só ouvi falar bem desse livro até hoje, tenho vontade de ler.

    ResponderExcluir
  9. As resenhas na blogosfera falam super bem desse livro!! Após ler a sua resenha Thais, fiquei com vontade de ler Pequena Abelha também. Adoro livros que se passam na África e que mostram uma grande lição de vida.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  10. Realmente parece ser um livro muito bom,e uma historia muito instigante,gosto muito de livros assim,que prende o leitor ate o final do livro bem atento a cada detalhe!
    Gostei mesmo!

    ResponderExcluir
  11. O livro está na minha lista a um tempo já, só não tive a oportunidade de comprar, já li algumas resenhas e a cada uma eu tenho mais vontade de ler, ao pensar em Pequena Abelha lembro do livro A Cidade do Sol, as histórias não são parecidas, mas a superação das mulheres e os preconceitos que muitas vezes elas passam são parecidos. Quero muito ler, sei que vou me emocionar.

    bjs- Camila

    ResponderExcluir
  12. Sempre fui louca por esse livro e cada pessoa que faz resenha faz o favor de piorar minha situação. Mas não quero nada triste assim nesse começo de ano, depois com certeza vou comprar!

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi, Thaís.

    Esse livro foi um dos melhores que li esse ano.

    "Pequena Abelha" foi uma grande surpresa mesmo, apesar de eu ter achado que o final ficou a desejar, é um romance marcante, mas daqueles que permanecem para sempre em nossa memória!

    Espetacular!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Oi Thaís,

    Essa foi a resenha mais diferente de A Pequena Abelha que eu já li.... A sua, apesar de não contar muito sobre o livro, fala pelo menos um pouco sobre as personagens (o que é bem interessante).
    Sinceramente, sua resenha só me fez ter mais vontade de ler esse livro. Já vou até adicioná-lo na minha listinha de desejados.

    Bjim

    ResponderExcluir
  15. Este livro está sendo muito comentado, vi passagens em vários blogs, mas não tinha lido nenhuma resenha até o momento.

    É totalmente diferente do que imaginei... parece-me triste e não gosto muito de histórias tristes... vou pensar melhor sobre comprá-lo agora.

    ResponderExcluir
  16. Li o primeiro capiutlo desse livro e fiquei super intrigada com a história! O inicio já começa com questões misteriosas que você fica se perguntando o porque, imagina o resto!rs
    Eu com certeza vou ler!! =D

    BjoS

    ResponderExcluir
  17. Desde que ganhei o livreto deste livro, estou com muita vontade de ler! A história parece ser linda, apersar de emocionante e forte.

    ResponderExcluir
  18. achei linda a historia *-*
    ta na minha lista de leitura \o/
    e adorei a capa, amo laranja *-*

    :*

    @hey_deeds

    ResponderExcluir
  19. Nossa, essa história parece linda mesmo, né? Gostei da sua resenha, muita sensibilidade.
    Vou ler sim! :)

    ResponderExcluir
  20. O livro parece interessante apesar da capa e o título não chamar minha atenção.

    @luci_eleoteria

    ResponderExcluir
  21. N
    ao chamou bem,bem minha atençao a cpa do titulo do livro,mais já chaei legal só a historia delas.

    ResponderExcluir
  22. Não é um livro que eu recomende para os mais sensíveis ? iixi, nao é pra mim
    mas quero
    tds falam suuuper bem, kkkk
    adorei a resenha
    bjoo

    ResponderExcluir
  23. Thaís, eu não vou ler a resenha, pois quero ter meu ponto de vista sobre o lviro. Só agradeço por trazer mais uma boa resenha e um bom livro para nós, leitores.
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  24. to com esse livro ainda aqui em casa pra ler, mais to com tantas prioridades, tenho até medo de olhar pra fila KKKK


    # Mila
    Blog Cookies

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!