A primeira vez a gente nunca esquece - Patrícia Barboza - Viaje na Leitura

28/01/2011

A primeira vez a gente nunca esquece - Patrícia Barboza

Como foi...

                      ...o seu primeiro amor?
                      ...o seu primeiro beijo?
                      ...o seu primeiro fora ?
                      ...a sua primeira briga?
                                                                               Inesquecível?
                                                                               Um grande mico?
                                                                               Ou ainda não aconteceu?




Livro: A primeira vez a gente nunca esquece
Autor: Patrícia Barboza
Editora: Ciranda Cultural
Categoria: Literatura Nacional/infantojuvenil
ISBN: 9788538012191
Páginas: 159
Lançado: 2010





Não é segredo para ninguém que adoro conhecer e poder ler obras de escritores nacionais. No fim de 2010 eu tive a oportunidade de conhecer a escritora Patricia Barboza (super fofa), mas até esta semana eu ainda não havia tido a oportunidade de ler nenhum livro dela.
Pra quem me acompanha no twitter provavelmente me viu comentando sobre o livro da Patricia que irei falar hoje: A Primeira vez a gente nunca esquece.
Este é um livro infantojuvenil com uma temática muito bacana. Com uma linguagem simples, bem juvenil, a autora Patricia Baboza apresenta aos seus jovens leitores temáticas variadas apresentadas em cada capítulos como histórias curtas de uma maneira bem humorada.
Temas como “O Primeiro amor”, “A primeira vez”, “O primeiro tombo na rua”, “O primeiro sutiã”, entre tantos outros fazem desse livro uma ótima recomendação para o público a que ele se destina.

Deixando um pouquinho de lado a visão imparcial que costumo adotar nas minhas resenhas, hoje darei uma opinião particular sobre este livro.
Como professora, costumo fazer uma análise bem detalhada de livros voltados ao público infantojuvenil, visto que gosto de ter certeza sobre qual livro recomendar quando o pai de alguma criança vem me pedir recomendação.
Diferentemente da literatura adulta, a literatura voltada para os adolescentes precisa ser mais que bem escrito, ela precisa encantar, envolver o leitor, dar um motivo para que o adolescente que vive correndo pare pra ler. Com esse olhar é que posso dizer que esse é um livro que eu recomendo, pois ele atinge a finalidade de um livro escrito para adolescentes: entreter, informar e despertar o gosto por ler.
Até o presente momento eu tenho visto muito pouca literatura nacional voltada para esse público e que realmente atinge o que um adolescente precisa.
Este é um livro que me surpreendeu como leitora e despertou meu profundo interesse como professora, visto que é um livro que provavelmente consegue atingir o maior desafio na adolescência: fazer com que o jovem leia e se interesse pelo que está lendo.

Essa é minha singela opinião como professora.... agora, falando apenas como leitora, tenho que admitir, eu ri muito lendo o livro e lembrando da maioria das situações que já passei quando adolescente.

Super indicado!


Acompanhe mais do trabalho da autora

   


***



Que tal concorrer ao flyer + marcador autografados pela escritora Tammy Luciano no Domingo Premiado? É fácil! É só comentar no post e dar RT na frase a seguir no máximo três vezes por dia lá no twitter até o próximo sábado.
Boa Sorte! É o Viaje na Leitura sempre presenteando seus seguidores.

"A Primeira vez a gente nunca esquece" de @patbarboza: http://migre.me/3Lhw9. Comente e participe no @viajenaleitura http://migre.me/3Jvpc

16 comentários

  1. Nossa,muito fofo,amei esse livro,ja vi muitos livros legais da Patricia,porem ainda nao tive oportunidade de ler nenhum(ainda).
    É muito bom ver escritores nacionais se dedicando à literatura,eu adoro,e quero ler muitos deles ainda.

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Pri! Que bom que gostou do livro! Fico muito feliz de ter duas avaliações: uma como leitora e outra como professora. Que dupla responsabilidade, hein? Muito bacana. Faço meus projetos com muito amor e dedicação e é justamente isso que quero promover: que os adolescentes tomem gosto pela leitura de uma forma divertida. Beijos e obrigada pelo carinho. Patricia Barboza.

    ResponderExcluir
  3. Ai, esse livro deve ser muito bom!
    Só pelo tema já deu vontade de ler, rs. A-MO esses tipos voltados para o público adolescente e feito por uma autora aqui do Brasil, então...

    Já quero! rs

    missthays.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Já tinha visto ele livro em um outro blog.. Super fofinho!

    ResponderExcluir
  5. Naum lembro do meu primeiro fora...

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. to com esse livro aqui pra ler :) tem cara de ser meio infantil, mas ao mesmo tempo divertido. logo logo irei descobrir =D

    ResponderExcluir
  7. Eu adorei a resenha! Já passei por algumas dessas situações, por isso entendo bem como é. Adoraria ler!

    ResponderExcluir
  8. Uma vez vi esse livro tão baratinho, me deu uma vontade de comprar, mas eu tava sem dim dim nenhum :(
    Parece ser ótimo mesmo e mt engraçado.

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha pri. Ah o primeiro beijo não da pra esquecer, nem o primeiro amor, ne..rsrs..mas não me lembro do meu primeiro mico...esse livro deve se bem legal..gostaria de ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Esse livro tem cara de ser bem fofinho! Adorei a resenha! ;)
    bjs


    @lilicemi

    ResponderExcluir
  11. Com certeza a primeira vez é algum único e inesquecivel! Acho super importante ter livros que abordem a temática para o público infantojuvenil *_*

    Adorei a resenha.

    beijos
    Jéssica

    ResponderExcluir
  12. Adorei sua opinião, especialmente a particular. Concordo com você que há uma deficiência nesse mercado aqui no país, não vemos muitos autores nacionais investindo nesse público.

    Mas fiquei feliz em ver que uma das que investe acertou em cheio! :)

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  13. Eu acho que o bom desse livros pra nós, ealmente é nos levar a uma sessão nostálgica.

    ResponderExcluir
  14. eu ja li esse livro *-*
    mt mt mt bom, achei super fofo e engraçado

    ResponderExcluir
  15. acabei de ler o livro e é perfeito eu adorei todas as historias !!! adoreiiiiiii

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!