O Efeito Facebook - David KirkPatrick - Viaje na Leitura

24/02/2011

O Efeito Facebook - David KirkPatrick

Livro: O Efeito Facebook
Autor: David KirkPatrick
Editora: Intrínseca
Categoria: Literatura internacional
ISBN: 9788580570113
Páginas: 392
Lançado: 2011



"Tudo começou com uma novidade entre estudantes no alojamento de uma das universidades mais exclusivas e prestigiadas do mundo. Mas em pouco tempo o Facebook transformou-se numa empresa com mais de 500 milhões de usuários e obteve um dos mais vertiginosos crescimentos já registrados na história(...)"


Quando comecei a ler o livro, fiquei bastante intrigada com o que a leitura me proporcionaria, ler um livro com aspectos reais torna a leitura muito interessante, visto que a curiosidade acerca de como surgiu, para que foi criado e porque determinado programa veio a existir é naturalmente instigante.


Começamos a leitura conhecendo como o Facebook que na época ainda não era nem traduzido para outros idiomas principalmente o espanhol, fez um fato incrível da história ser mudada por um homem. No final de 2007 na Colômbia, Oscar Morales que usava o facebook em inglês, estava farto de todos se acovardarem diante das FARCs , onde um caso especial de um garotinho de apenas dois anos estar preso desde o seu nascimento o feria e comovia seu coração e de toda a população que não fazia nada. Como ele falava inglês fluente, e mantinha um perfil no facebook, ele procurou por um grupo contra a FARC's, não encontrando ele criou o "Un Millon de Voces Vontra Las FARC" que resumindo, em poucos dias tinha adeptos não só de seu país mas de outros também. Houve passeatas, manifestos que resultaram na libertação dos reféns. Esse é um resumo da pequena história que começamos a conhecer na leitura do primeiro capítulo do livro, o poder de uma rede social conseguir que anônimos e pessoas do mundo inteiro de conectem, neste caso, em prol de uma população marcada pelo ocorrido.

Em seguida o livro nos irá entreter ao longo de suas páginas, com a história real da rede social que criada inicialmente por um estudante de Harvard, Mark Zuckerberg, que na época que criou o Facebook, tinha apenas 19 anos e o Facebook chamava-se originalmente TheFacebook, e fora criado por este garoto inicialmente para propósitos da faculdade, de relações de amizade e conhecimento com os próprios estudantes da faculdade, que logo cresceu e incluiu estudantes de outras faculdades e crescendo até chegar o que é nos dias de hoje. Interessante também que no meio do livro temos algumas páginas com fotografias do criador da rede social, de seus amigos e outras, todas tão interessantes que explica a admiração que teve o autor do livro quando encontrou Mark pela primeira vez que na época tinha apenas 22 anos, praticamente um garoto, era difícil para o autor acreditar (e para quem vê as fotos também) que esse garoto era o CEO da empresa que hoje atualmente conecta milhões de pessoas em todo o mundo e é traduzido para muitos idiomas.

"Mas não tínhamos ideia que iríamos desempenhar um papel nisso...Éramos apenas um grupo de garotos da faculdade." Pág. 23

"Em algum momento, pensei em fazer o site de forma que as pessoas pudessem mandar seu currículo, e as empresas, ao pgar uma certta quantia, pudessem procurar em Harvad candidatos a vagas. Mas não quero mexer com isso. Tudo ficaria mais sério e menos divertido." Pág 41

Dizer mais do que o inicio desta história incrível, seria desonesto com vocês, se tiverem a oportunidade seria muito bom que lessem, o livro possui traços marcantes e únicos e ver como o processo de criação começou, foi moldado em que propósitos e tornando-se o que é nos dias de hoje, é maravilhosamente instigante. Vale a pena se aventurar na leitura de algo novo e fora dos padrões em que estamos acostumados a ler. Recomendo muito!

E para não ser diferente, não deixe de curtir a página do livro no Facebook - rsrs



14 comentários

  1. aaaahauahu esse é mais um q quero muito ler..
    adorei o Bilionários por acaso e sei q vou adorar esse tb.. mas infelizmente ñ posso comprá-lo agora..
    e ler essa resenha só deu mais gostinho..

    adoro histórias assim.. sempre me impressionam.. e faz eu me perguntar "E se...."

    ResponderExcluir
  2. eu gostei muito dee ler este livro, excelente leitura prea entendeer um pouco da cabeça das pessoas e desde mundo tão legal que são as redes sociais.
    bjsss

    ResponderExcluir
  3. Oi, meninas!

    Não me animo a ler esse livro, não... sei lá, não tenho vontade. Mas eu gostei da resenha.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  4. Eu estou curiosa para saber as estratégias do Facebook e o bom é que outra versão da outra estrutura do livro da Facebook.
    Eu quero ler!!!
    Amei
    Bjs
    Renata
    www.tecergirassois.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ai menina...
    Esse tipo de livro não me atrai.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu também gostei bastante da leitura e recomendo.

    Curti a resenha :)

    ResponderExcluir
  7. Não se pode negar que o Facebook está na moda!
    Não li Bilionários por acaso, não vi o filme, nem tive oportunidade de ver este livro. Mas, como sou adepta das ondas de modismos é mais um que vai para lista.
    Espero ter oportunidade de ler logo.
    Bjs!
    Monique

    ResponderExcluir
  8. Curti muito a resenha!!!
    Quero muito ler esse livro!!
    BJS!!

    ResponderExcluir
  9. Olá Thaís!! Tive muita curiosidade de acompanhar a trajetória marcante do criador do Facebook! A história de vida dele é muito intrigante e acho que poderia gostar do livro, apesar de parecer auto-biográfico rsrs.
    Quero muito assistir ao filme Rede Social.
    Adorei sua resenha!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  10. Oi!!! Ótima resenha, quero muito ler o livro, tenho Bilionários por Acaso, mas ainda não li!!! Passa lá no blog, tem selinho pra vcs! Beijos, Nath
    http://booksinwonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Eu acho a história da criação do Facebook muito interessante, principalmente porque sou da área de Programação =)

    ResponderExcluir
  12. Ninguém nunca deixa claro se o Mark é um monstro mesmo, ou isso era coisa da cabeça do Eduardo qndo falou em Bilionários. =/

    ResponderExcluir
  13. Estou bem curiosa em relação a essa história do facebook, preciso ler os dois livros já.

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!