Eles pedem em casamento, elas pedem o divórcio - Francisco Brito - Viaje na Leitura

16/03/2011

Eles pedem em casamento, elas pedem o divórcio - Francisco Brito

“Observando atentamente, veremos que os descompassos entre homem e mulher se dividem em várias tramas e pontos de vistas, vamos  começar falando sobre o que cada um busca no outro. O homem busca uma mulher linda, carinhosa, dedicada, gostosa, que tenha seu lado princesa, criança, mulher e companheira. Essa mulher tem de ser também dona de casa do tipo lava, passa, cozinha (cuida dos filhos), independente (financeiramente) e essencialmente essa mulher deve agradar ao homem assim como uma gueixa, não esquecendo de ser ao mesmo tempo uma deusa sedutora. O homem tem medo de casar, a mulher tem medo de ficar para titia. Os dois vivem na contramão do amor.” (p.2-3)

Livro: Eles pedem em casamento, elas pedem o divórcio
Autor:  Francisco Brito
Editora:  Qualitymark
Categoria:  Literatura Nacional/Auto-ajuda
ISBN:  8573035587
Páginas:  192

Lançado: 2005

Um livro eu diria bem interessante; um parecer ao mesmo tempo informativo e também 
sarcástico; uma abordagem sobre o relacionamento amoroso e como homens e mulheres caminham em direções contrárias quando o assunto é o envolvimento amoroso; esses são temas chaves da obra de Francisco Brito.
O livro com o título Eles pedem em casamento, elas pedem o divórcio(pequeno detalhe, eu amei esse título) nos traz uma análise sobre relacionamentos amorosos, as diferenças presentes no que espera um homem de uma  mulher e vice-versa. É bem interessante a forma como Franciso nos traz falas de homens dizendo o que esperam da mulher (reclamações de homem, muito engraçado).
Ao mesmo tempo em que o autor faz essa análise de como homens e mulheres possuem posicionamentos diferentes ele traz dicas, a meu ver, bem verdadeiras de como o homem evitar que o relacionamento acabe.

Nada irrita mais uma mulher que ter um homem em casa reclamando de tudo. Quando o homem chega mal-humorado em casa afeta negativamente todo o ambiente do lar. Mas se ele entra rindo, dando boa-noite, beijando a esposa e as crianças, toda a casa é contagiada positivamente. O bom humor e o riso estimulam a amizade, o senso de união e de paz, como um analgésico para avaliar o estresse, a dor física e emocional. E se a mulher estiver brava com você, a reação dela certamente será de mudar o foco da mágoa e fazer as pazes com você naquela noite.(p.16-17)

O livro possui uma linguagem simples e leve, que contribui para que a leitura flua tranquilamente.
Para as mulheres esse é um livro que você lê e pensa: Meu marido (namorado, ficante etc...) precisa aprender com esse cara. Para os homens esse é um livro como muitas dicas para que a famosa frase Mulher, quem as entende? seja extinta de seu vocabulário.
Para homens e mulheres uma leitura bastante interessante a fim de compreender que o relacionamento entre ambos não é um bicho de sete cabeças onde um não entende o outro, pelo contrário, um relacionamento amoroso é um relacionamento entre duas pessoas que possuem visões diferentes de futuro e que para o relacionamento dar certo a visão de ambos tem que andar em sintonia, senão certamente haverá um momento em que Eles pedem em casamento, e não muito mais tarde Elas pedem o divórcio.

Minha dica: Mulheres dêem esse livro de presente a seus maridos, namorados, aos homens em geral (brincadeirinha!... Ou não....)





13 comentários

  1. Hahahah parece ser um livro bem divertido!

    ResponderExcluir
  2. O livro me parecer ser bem hilário...

    ResponderExcluir
  3. Naum me animei a ler naum... naum faz muito meu estilo...

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Thais,
    Tanto faz homem ou mulher, quando alguem está mal humorado é um terror.
    Acho que realmente, eu vou comprar e dar ao meu namorado, antes de casarmos.
    Bjs
    Renata

    ResponderExcluir
  5. Ha ha amei o parágrafo. É bem assim mesmo. Mas nós também esperamos um príncipe encantado, que hora aja como gatinho e ora como leão, não é mesmo hehe?
    Já dizia a música "sonhar não custa nada..."
    Bj

    ResponderExcluir
  6. Pareceu ser um livro bem interessante, apesar de pertencer ao gênero auto-ajuda. Adorei sua resenha, Pri!!
    A história trata de forma bem original sobre as questões dos casais nos relacionamentos. Interessante!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia! E parece ser um livro bastante interessante. Apesar de não gostar de auto-ajuda esse pode ser realmente últil rs

    Beijos
    Lili

    ResponderExcluir
  8. Parece ser um livro engraçado e "informativo"!
    Essa mistura fica muitoo boa para que a leitura seja boa, quem sabe não leio esse livro?

    Beijos
    CKS Books

    ResponderExcluir
  9. Parece super interessante e divertido!! hahaha
    ADoreiii!!

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resneha, Pri! Deve ser bem divertido esse livro. É verdade mesmo que a casa fica muito mais harmononiosa se o homem chega rindo. Parabéns pela resenha, Pri!
    Beijos ;*

    Ana Carolina
    http://booksinmy-life.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Já gostei do título e depois de ler o post, me interessei pelo livro. Bjs, Rose;D

    ResponderExcluir
  12. Não faz muito meu estilo, mas parece interessante.
    Bjkas

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!