O Silêncio das Mariposas - Juliano Schiavo - Viaje na Leitura

16/04/2011

O Silêncio das Mariposas - Juliano Schiavo

"Minhas mãos tremiam. Amassei as folhas de jornal e as joguei na parede. O que foi que fiz? - indagava-me. Caí de joelhos e lágrimas rolavam por minha face. Não compreendia o que tinha feito, mas minhas escolhas agora colhiam os frutos, mesmo que dolorosos." (p.41)


Livro:  O Silêncio das Mariposas
Autor:  Juliano Schiavo
Editora:  Multifoco
Selo: Anthology
Categoria:  Literatura Nacional/Ficção
ISBN:  9788579611506
Páginas:  214
Lançado: 2010 






O Silêncio das Mariposas é mais uma obra nacional que venho trazer para vocês.

Esse é um livro com a temática “vampiros” tratada de uma forma um pouco diferenciada, se trata de uma história mais focada em sensualidade e sangue, e não em romances entre adolescentes como temos visto ultimamente.
Abrange bastante a questão psicológico, pois traz no recém transformado em vampiro toda uma busca de aceitação e entendimento sobre sua nova questão de existência.

“Não sei o que sou, nem mesmo o que me tornei. Também não entendo os motivos que me fizeram chegar aqui onde estou. Foram apenas passos, talvez desconcertados, que dei. (...)A única coisa que peço é perdão por ter existido e por minhas ações, que nada modificaram o mundo para melhor.” (p. 5)

Muitas resenhas vem comentando que não dá pra se identificar ao certo se o personagem principal é homem ou mulher, e até pelo que eu entendi essa é a intenção do autor, embora eu tenha imaginado muito claramente (imaginação fértil-rs)
Vamos lá falar dos personagens...

O primeiro personagem é alguém mesquinho e superficial, se importa apenas com a aparência até o dia em que sofre um acidente e acaba ficando com uma cicatriz na face. É um personagem indiferente ao mundo, que pouco se importa com as pessoas e ele mesmo deixa claro em sua narrativa esse seu ponto de vista:

“E foi nesse dia que consegui enxergar algo escondido em meu interior, que agora fora lapidado: a vida das pessoas era-me indiferente. Pouco me importava se elas eram felizes ou tristes, sadias ou doentes. O que desejava era apenas usá-las para as minhas conivências, nada além dissso.”(p.25)

Em uma determinada festa o personagem principal acaba conhecendo um outro personagem, Lúcio, o qual é mais velho e é um vampiro. Sem muita explicação (o que eu acho que deixou um pouco a desejar), o pescoço é oferecido ao vampiro que o transforma também em um ser noturno.
A partir daí surge no protagonista uma busca de entendimento sobre ­sua nova condição de vida, seu futuro, seus erros, seus desejos, especialmente o desejo de sangue e a busca de prazer.
Achei o livro com uma temática bem diferente, essa questão mais psicológica, mais atual e real... muito legal isso. No entanto, o autor tende a usar uma linguagem muito formal, o que eu, na minha mais singela opinião, achei que tirou um pouco da espontaneidade do texto e acabou em alguns momentos deixando a leitura de alguns trechos cansativa, mas apesar disso a história acabou me despertando o interesse.
Fica a dica de mais um livro nacional!




               





      

 

17 comentários

  1. Oi Pri! Gostei da sua resenha que expos os prós e os contras do livro, mas não creio que seja um livro que eu vá ler, enfim, valeu a dica! Bjo!

    ResponderExcluir
  2. Gosto da temática dos vampiros... Mas esse me pareceu extremamente existencial. Algo em questionar a natureza do outro para enteder a própria...
    Dica para leitura no futuro.
    Bj
    @Mariskal

    ResponderExcluir
  3. Realmente é uma história interessante mas cansei de tanto ler sobre vampiro

    ResponderExcluir
  4. Gosto bastante da dessa literatura fantástica, anjos, vampiros, viagens no tempo, etc. O tema me pareceu bem legal, essa pegada existencial pode ser bastante interessante, mas senti falta de um romance...

    ResponderExcluir
  5. Parece legal! Vou dar uma olhadinha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Que bom um livro vampiresco sem muita melação! gostei da resenha, gostaria de ler o livro tambem... mas é projeto futuro... rsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Nossa deve ser meio chato a linguagem formal. Não tinha lido uma resenha deste livro, essa foi a primeira.
    Não entendi a relação do título com o gênero do livro.
    Gostei da indicação Pri, quem sabe eu não leio.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Pri!!
    Adorei a sua resenha!! Eu não curto muito livros com narrativa cansativa, mas se teve um desfecho favorável concluir a leitura pode ser bem satisfatório. Nunca tinha ouvido falar sobre este livro, mas achei a sinopse dele bem interessante.
    Tenha uma ótima semana!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia esse livro, mas parece uma obra interessante. Fiquei curiosa sobre a caracterização do personagem principal e tentando adivinhas o sexo dele... rsrs
    Bjkas!

    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha e gosto de vampiros, mas não sei se leria por agora... (fila cheia rsrs)

    ResponderExcluir
  11. Até que enfim uma coisa diferente, tava com uma overdose de vampiros teens e anjos caídos!!!

    ResponderExcluir
  12. Como sempre ótima resenha, mas já estou com tanto livro na fila, que nem sei qdo vou conseguir ler todos rsrsrs

    ResponderExcluir
  13. Oi Thaís,
    A história parece interessante, mas estou proibida de colocar mais livros na minha estante por enquanto!! Já atingi o 100 na fila de espera!! rs...
    Beijos
    Camila

    ResponderExcluir
  14. Interessante não identificar ao certo o sexo do personagem principal. Bjs, rose;D

    ResponderExcluir
  15. Achei muito interessante, pois remete aos vampiros que eram conhecidos antigamente, e não esses que brilham no sol (nada contra Crepúsculo, ao contrário, eu gosto), sou mas os vampiros no estilo Anne Rice.

    ResponderExcluir
  16. Gostei da resenha parece ser um livro sobre vampiros bem diferente, chamou bastante minha atenção fiquei bem interessada.

    ResponderExcluir
  17. "Abrange bastante a questão psicológico(...)", opa! Então esse livro é pra mim! :) Cursar Psicologia me fez assistir a várias cadeiras de filosofia... então o entendimento do "eu" é uma coisa que eu já estudei bastante.

    Sou meio preconceituosa com literatura nacional (não vou mentir!), mas acho que darei uma chance para este livro. A sua resenha foi bem envolvente... vamos ver se o livro é tudo isso que você prometeu! haha :D

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!