Os Ladrões de Cisne - Elizabeth Kostova - Viaje na Leitura

30/05/2011

Os Ladrões de Cisne - Elizabeth Kostova

Livro: Os Ladrões de Cisne
Autor: Elizabeth Kostova
Editora: Intrínseca
Categoria: Literatura Internacional / Ficção
ISBN: 9788580570434
Páginas: 536
Lançamento: 02-05-2011
Preço Médio


"Ao atacar uma tela em plena National Gallery of Art, o pintor e professor Robert Oliver é internado em uma instituição psiquiátrica. Lacrado em seu silêncio e obcecado pelos misteriosos olhos negros de uma dama que desenha à exaustão, Oliver se transforma no passaporte que conduz seu psiquiatra - e também pintor -, Andrew Marlow, a investigações pouco convencionais sobre seu passado (...)"


              Robert Oliver retrata com seus pincéis lindos e belíssimos quadros, tendo como base o impressionismo da época retratada no livro, mas um dia é internado em uma instituição psquiátrica por atacar e quase destruir uma obra famosa em uma galeria de arte com uma navalha, ninguém consegue compreender os motivos que levaram o mesmo, um artista, destruir uma obra de arte, não existe explicação. Como não conseguindo dar nenhum tratamento pois Robert mantém-se em silêncio, o psquiatra do hospital o encaminha a Marlow, psquiatra famoso por conseguir fazer até uma pedra falar. Mas Marlow também não obtém de Robert resposta nenhuma, o pintor se mantém calado. Como também é artista nas horas de lazer e amante da arte em geral, o psquiatra enche o quarto de Robert com telas, tintas e pincéis. Se não consegue tirar palavra alguma de Robert, talvez ele possa em retratos e quadros pintar seu estado de espírito. Mas o que ele retrata apenas é uma linda moça em todas as telas, com várias poses, mas o mesmo rosto, uma moça lindíssima de cabelos escuros.
              Marlow sem sucesso, ultrapassa os limites da profissão que é manter-se fora de assuntos e pessoas próximas do paciente e sai em busca de fatos do passado que o possa levar até a mente de Robert e curar o mesmo do seu estado deprimente. Após esse ponto de partida a narração será dividida com a ex-mulher do pintor e sucessivamente com a amante. Ambas sem cabelo escuro e nada parecidas com a mulher retratada por Robert.
            Do paciente temos apenas cartas velhas do ano de 1879 que serão descritas no livro e revelam, Bèatrice de Clerval, uma moça casada com Yves que troca cartas de amor com o tio do marido Olivier. Mas o que estas cartas que Robert guarda com tanto zelo poderá fazer para o psquiatra descobrir sua doença e seu isolamento? Seria um amor platônico, ou uma ilusão baseada em irrealidade?


A autora Elizabeth Kostova escreveu "Os Ladrões de Cisne"  como se tivesse pintado uma obra de arte, os personagens têm sentimentos reais, profundos, e indubitávelmente marcantes, quando li a sinopse pude notar que a leitura seria complexa, o que fez com que eu desejasse ler o livro e conhecer a narrativa da autora, confesso que me surpreendi com tanta descrição minuciosa e artística, que tornaram a narração muito coerente e detalhista, a narração de diversos pontos de vista foi interessante e muito abrangente, gosto de livros que capturam essa parte como um todo, mudando de narrador, podemos compreender quase que o todo de um cenário, é como se enxergássemos tudo e não apenas por uma pessoa e opinião. Alguns trechos narrados foram cansativos, mas compunham a obra, a leitura ainda consegue lá no final nos surpreender e revelar o mistério que cercou toda a leitura. Um livro que como temática além da arte, mostra os valores psicológicos de um ser humano, os mistérios da mente e a complexidade da mesma. Recomendo aos amantes de livros mais complexos e emocionantes!!!



20 comentários

  1. Cara Thais, depois de "O historiador" fiquei com o pé atrás em relação à Kostova. Eu esperava muito do livro, fui com muita sede ao pote, mas o livro era arrastado e nada inovador. Fiquei decepcionado. Comentei isso com uma amiga e ela me disse que "Os ladrões de cisne" não tinha nada a ver com "O historiador" e que era espetacular. Achei o adjetivo um tanto quanto exagerado. Porém nunca deixei de ler resenhas a respeito dele. Em todas havia uma comoção, algo que foi me chamando a atenção aos poucos a ponto de me deixar louco pra ler este livro. Nem sei explicar ao certo, mas a verdade é que não vejo a hora de lê-lo. Vlw por mais uma resenha que me abriu os olhos.

    ResponderExcluir
  2. Esse livro parece ser bem legal, mas ainda não me despertou aqueeela vontade de ler.
    Quem sabe mais para frente eu não dê uma chance a ele, apesar da sua resenha estar excelente.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Esse livro parece ser muito bom! Sou muito fã de livros policiais \o/

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha, não conhecia esse livro mas parece ser muito bom, fiquei com bastante vontade de ler para descobrir todo esse mistério.

    ResponderExcluir
  5. É o estilo de livro que eu gosto de ler, justamente por ser complexo, me força a tentar entender o que está acontecendo, adoro suspense bem elaborado, pois tens uns que o autor se esforça, mas não consegue.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Thaís!
    Adorei a sua resenha!
    Esse livro parece ser mesmo encantador e emocionante, um clássico digno de sere lido. Espero ter a oportunidade de conferir a hist´ria de Os Ladrões de Cisne algum dia rs.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  7. Nossa, parece interessantíssimo. :) Digo... acho que eu não iria voltar minha atenção ao livro, se simplesmente o visse em uma prateleira... mas a resenha captou minha atenção. É sempre bom saber o que vocês pensam sobre os livros, porque abre mais nossas mentes e nos deixa curiosos para saber mais sobre a história. Gostei bastante. Ótima resenha! :)

    @madchenmeroko

    ResponderExcluir
  8. Essa minusciosidade toda pra escrever os sentimentos e tudo me lembra muito o nosso autor brasileiro José de Alencar. :) Gosto muito! Esse livro parece ser bem interessante, assim como a capa, a qual eu acho muito bonita :D
    Adorei a resenha ;D

    bjs
    www.booksemporium.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. O titulo do livro me interresou, mas a sinopse não me deu muita vontade de ler. Acho que não é o meu tipo de leitura, mas a resenha ficou ótima.

    ResponderExcluir
  10. Parace ser um grande livro e a resenha ficou exceente Thais.
    Estou bem afim de ler livros nesse estilo para sair um pouco da Literatura fantastica em que ando metida...kkkk
    Seria um otimo começo. Adorei.

    ResponderExcluir
  11. Nossa thais *-* que linda resenha! O livro parece ser maravilhoso! Fiquei morrendo de vontade de ler ele agooooora! HUAHUAHUHA

    Beeeijos!

    ResponderExcluir
  12. O livro é a minha cara! Adoro tramas complexas e mais descritivas.
    Parabéns pela resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Um livro assim precisa até de muita concentração pra ler né! A história parece maravilhosa e adoro quando tudo é detalhado, e bem descrito! Vou gostar muito de ler esse livro, aliás sua resenha está muito boa! Bjo!

    ResponderExcluir
  14. Esse é um daqueles tipos de livros que eu demoro um pouco mais para ler, mas que no final sempre me surpreendem, gostei da temática, nunca li algo parecido antes.

    ResponderExcluir
  15. É, bem... digamos que livros mais complexos e com bastante explicações não é muito minha area não xD mais o enredo do livro com certeza e chamou muito a anteção. O que levaria um artista a destruir uma obra famosa, em uma galeria de arte tão renomada? Pois geralmente sabem como é né, artista compreende artista, e acha absurdo a destruição de sejá lá qual for, mais se ele destruiu, poe que motivos? E por que tal loucura repentina? Quem é a moça de cabelos escuros que ele pintou em todos os seus quadros? Muitas incognitas que só irão se revelar lendo o livro. I need it!
    Adorei sua resenha Thais, realmente me instigou muito a saber mais do livro com certeza ;D Parabéns! Bijinho:*

    ResponderExcluir
  16. Achei que esse livro ia ser uma coisa mas a resenha me mostrou outra.
    É bom ter algumas surpresas.

    Bye

    ResponderExcluir
  17. O livro parece ser bom, gostei do título!

    ResponderExcluir
  18. Estou louca por esse livro!!
    Já li outro livro da autora e ela escreve muito bem!!
    Beijos
    Camila - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  19. Desde que eu li a resenha desse livro no blog da Hérida minha curiosidade foi lá no céu. Quando vi esse post vim correndo ler o que voc~e achou sobre o livro e já percebi que vale mesmo a pena ler.

    Xero.

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!