Diário de Bordo China - Leonardo Alves - Viaje na Leitura

10/06/2011

Diário de Bordo China - Leonardo Alves

Livro: Diário de Bordo China
Autor: Leonardo Alves
Editora: Dracaena
Categoria: Viagem / Não-Ficção
ISBN: 9788564469112
Páginas: 100
Lançamento: 2011

Saiba como publicar seu livro pela Editora Dracaena.

O livro que resenho hoje, é como o próprio nome diz, um diário, pois o autor ao viajar para a China fez um relatório de cada dia, sobre o que viu, vivenciou, desde a Universidade onde esteve até os monumentos e pontos turísticos que visitou. O autor relatava em capítulos diários, como foi seu dia, numa experiência inusitada em relação a este país tão diferente dos que ele já havia visitado.

Sinopse:
A China é um país diferente. A sua força e importância já é expressa em seu nome chinês: Zhong Guo… É um país com 4.000 anos de história, uma das civilizações mais antigas no mundo. Uma nação que um dia possuiu as melhores tecnologias do nosso tempo. A história da China é tão antiga quanto a própria história do mundo. Passou por dinastias feudais, pela formação do Estado, pelos imperadores, pelos ditadores, pelos massacres, pela opressão e pela ascensão. Os milênios de história deixaram lugares maravilhosos à visitação pelos turistas.

               No primeiro capítulo, o mais extenso, pois os demais tinham menos páginas, ele descreveu um pouco da história da China, seu modo de vida, crenças etc. Já os demais capítulos o autor abordou seu cotidiano e suas impressões daquela pequena estadia na China.
              O autor Leonardo Alves, usou uma linguagem simples e  lúdica, baseando a narração no mesmo estilo escrito, de maneira a propiciar ao leitor, o mesmo prazer da viagem, a intensidade vivida. Quando iniciei a leitura, pensei que o livro não poderia me agradar em demasia, visto que seria relatos da viagem de outra pessoa, mas o autor escreveu o livro de maneira com que nos interemos em seu diário e enfrentemos as mesmas questões de cultura e comportamento, avaliando diversos costumes e suas curiosidades. Ele visitou a Cidade Proibida, foi ao zoológico ver os ursos pandas, à Grande Muralha, aou Hou Hai onde os turistas fazem compras; e relatou nas páginas deste pequeno diário sua reação ao visitar cada lugar. Descobriu a exótica e peculiar culinária chinesa, provando bicho-da-seda, cérebro de cavalo, e muitos bichos estranhos (alguns ele achou delicioso, outros muito péssimos, eca!) se eu visitasse a China acho que não provaria essas coisas kkkk; foi admirado por onde passou, era tão diferente fisicamente dos chineses que chamava a atenção dos mesmos.
            Um livro com pouquíssimas páginas, mas que apreciei muito, considerando uma leitura agradável para se ler de uma vez, ou apreciar aos poucos. Porém, acho que o livro seria muito mais interessante se incluísse fotos e imagens da viagem, foi um item que fez muita falta no diário, mas que mesmo assim aumentou minha curiosidade sobre este imenso país que é a China. Recomendo!




16 comentários

  1. Gente, sou filha de chinês e tenho muita vontade de conhecer a China.
    Adorei a resenha, quero ler!
    Pequena observação: Não é por ser decendente que eu comeria aquelas coisas, simplismente só de pensar a ideia não desce.

    ResponderExcluir
  2. Até tenho vontade de conhecer a China algum dia, mas passaria bem longe dessas comidas "exóticas".

    Ja vi muitas matérias na tv sobre isso e não me vejo experimentando nada disso.

    ResponderExcluir
  3. Deve ter lugares maravilhosos mesmo na China *o*
    Mas a questão da culinária chinesa talvez não seja tão maravilhosa assim rsrsrs
    bjs
    Elidiane'


    Entre Amigas

    ResponderExcluir
  4. Adoro livros culturais, que nos ensinam bastante. Ele vai entrar pra minha lista infinita de livros pra ler, com certeza ;)
    Ótima resenha!

    bjs
    www.booksemporium.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa, parece muito legal! Esse tipo de coisa, sobre conhecer novas culturas é extremamente interessante! Vou ver se eu compro!rsrs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Quando penso nas comidas, penso em comer animais vivos e... Rawn, não dá! HAHAHA

    ResponderExcluir
  7. Essa culinária eu dispenso haha, parece legal conhecer um lugar através dos olhos de um turista..Eu tenho muita curiosidade de conhecer vários países da Asia, é uma cultura bastante enriquecedora!

    ^.^

    ResponderExcluir
  8. Nossa esse livro ai deve ser um prato cheio para quem quer conhecer mais sobre a china né *-* eu gostaria de le-lo... pois não conheço nada sobre :x que feio.... mais pelo pouco que conheço olha.... eles tem uns "costumes" bem estanhos xD
    Adorei a resenha *-* Parabés!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  9. Esse livro é mais o estilo do meu marido, ele ama livros assim rs, vou mostrar pr ele depois, beijos.

    ResponderExcluir
  10. Não sei quereria ler Diário de Bordo China, parece muito forte, é um contexto bastante atual e real. Mas a resenha está muito boa, por mim eu tentaria ler, mas não daria certeza que leria por se tratar de um livro que convence às pessoas de seus princípios.

    Rafa do blog Leituras Vivas
    rafersom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Ixxxi tenho um problema muiito grande com relação a comida, sou muito enjoada(admito) e preconceituosa, isso com certeza eh uma grande barreira e dificuldade nas viagens. Com toda ceretza n degustaria dessas iguarias (aias nem chegaria perto). Adoro livros de viagens, sao sempre interessantes e nos mostram um lado B dos lugares. Quero ler ocm certeza.

    ResponderExcluir
  12. Depois que eu li um livro chamado Cisnes Selvagens - Três Filhas da China (a história que é real se passa na época de Mao Tsé-Tung, um tirano), me encantei com a história desse povo, nosso eles passaram muitas coisas difíceis. Gosto muito de história mundial, se deixar passo horas lendo, gostei do Diário de Bordo China, mas concordo que um livro como esse tem que ter fotos.

    ResponderExcluir
  13. É bom esse tipo de leitura para que possamos conhecer mais a fundo pais dos quais só ouvimos falar na TV... amei a resenha *_*

    ResponderExcluir
  14. Interessante. Deve ter muitas curiosidades sobre a China. Um país que gostaria muito de conhecer, só que acho que eu ficaria um pouco cismada com a culinária, mas arriscaria experimentar...Adorei a resenha.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  15. Eu gostei demais do livro, adoro ler esse tipo de diário pq sempre nos permite conhecer os lugares de outros angulos. Amei.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Gostei da resenha! Acho tb que fotos deixaria o livro mais rico, mas na falta delas, nossa imaginação funciona direitinho né...bjinhos!

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!