Resenhas: "Quarto" de Emma Donoghue - Viaje na Leitura

04/06/2011

Resenhas: "Quarto" de Emma Donoghue

Livro: Quarto
Autor: Emma Donoghue
Editora: Verus
Categoria: Literatura Internacional / Ficção
ISBN: 9788576861317
Páginas: 350
Lançamento: 2011
Site Oficial: http://www.roomthebook.com/

Preço Médio

"Para Jack, um esperto menino de 5 anos, o quarto é o único mundo que conhece. É onde ele nasceu e cresceu, e onde vive com sua mãe, enquanto eles aprendem, leem, comem, dormem e brincam (...)" 

Olá pessoal, hoje falaremos para vocês, de um livro maravilhoso, e com direito a resenha dupla, minha e da Pri.  Vamos conhecer essa leitura imperdível?

Por Thaís

       Começar a escrever sobre "Quarto" é complicado, tenho medo de faltar de descrever alguma emoção, algum detalhe, porque escrever sobre algo que nos toca profundamente é demasiado difícil, queremos mostrar a quem lê, a mesma emoção sentida, a mesma impressão profunda e tocante que eu senti. Narrado pelo próprio Jack, a narrativa é encantadoramente emocionante:

Hoje eu tenho cinco anos. Tinha quatro ontem de noite, quando fui dormir no Guarda-Roupa, mas quando acordei na Cama, no escuro, tinha mudado pra cinco, abracadabra. Antes disso eu tinha três, depois dois, depois um, depois zero.
— Eu fui un número negativo?
— Hã? — disse a mãe, dando uma espreguiçadona.
—Lá no Céu. Eu fiz menos um, menos dois, menos três...?

Jack é um menino de apenas cinco anos que ganha de presente da mãe no dia do seu 5º aniversário um lindo desenho que a mãe desenhou enquanto ele dormia. Quando chega a hora de dormir, ele escuta os sons da chegada do "Velho Nick" ele tem que estar dormindo quando o estranho chega. Estranho que ele nem imagina ser seu pai, pois a mãe diz que ele é a cópia cuspida e escarrada dela. O Quarto é o único mundo que ele conhece, na televisão a mãe diz que é tudo de mentirinha, só na televisão existe, ele é feliz, tem a mãe que o ama, que o ensina e que o bajula. Mas fica triste quando o velho Nick vem, pois sua mãe fica triste e chora e alguns dias "fora do ar". Um dia a mãe começa a contar à ele que ela mentiu, não existe só o Quarto, há muita coisa lá fora, e eles precisam traçar um plano para sair de lá.

Senti o cheiro da Mãe do meu lado, eu tenho o melhor nariz da família.
— Puxa, eu se esqueci de tomar um pouco quando acordei.
— Tudo bem. Talvez a gente possa pular isso de vez em quando, agora que você está com cinco anos, não é?
— Nem vem, neném.
Aí ela deitou no lado branco do Edredom, e eu também, e tomei um montão.

O livro é cinco estrelas! Surpreendente, comovente e maravilhoso! Nunca senti tanta emoção ao ler um trecho, eu não sabia se ria ou se chorava, certos trechos foram indeléveis, me marcaram e sei que nunca vou esquecer, recomendo que leiam, é um livro que vai agradar a qualquer um, independente da idade, gênero ou preferência literária. "Quarto" é leitura obrigatória e com certeza é meu favorito também no Skoob. Recomendadíssimo!!!

Por Pri Beletato

Não posso discordar em nenhuma palavra do que foi descrito acima, o que posso fazer é apenas descrever a emoção que senti, já que o enredo, em si, já foi narrado pela Thais.

"Quarto" é uma daquelas obras que nos trazem reflexão quando você termina de ler.
A narração do livro é um ponto muito interessante. Quem narra a história é o Jack, uma criança de cinco anos. Com esse fato, existiam duas alternativas: o livro ser muito bem escrito e não ter nenhuma semelhança com uma narração real de uma criança de cinco anos, ou ele ter sua narrativa tão baseada nas falas de uma criança com tal idade que para um adulto a leitura se tornaria chata. No entanto, para mim, achei que a Emma Donoghue conseguiu dosar muito bem a narrativa envolvendo as duas coisas: falas de uma criança e uma narrativa bem escrita.

"Temos mil coisas para fazer todo dia de manhã, como dar uma xícara de água à planta na pia, pra não derramar, depois botar ela de novo no pires em cima da cômoda. A planta morava na mesa, mas o rosto de Deus queimou uma folha dela e a fez cair." (p.21)

Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi a ingenuidade sendo tratada de forma tão bela. Uma mãe que cria um filho em cativeiro ensinando a ele que o único mundo que existe é aquele ali, assim a criança não precisa sofrer.
Fatos corriqueiros e sem importância para nós tornam-se para essa criança algo grandioso: O sol, é o rosto de Deus. Na simplicidade que só uma criança tem o rato pode ser seu amigo.
Enquanto a criança vive em seu mundo perfeito sem saber o que existe "lá fora", a mãe tenta fazer com que ele seja feliz e busca uma forma de sair dali.
A leitura é bem comovente!
Nas entrelinhas da narrativa o leitor consegue ver algo que Jack ainda não percebeu, o que torna a leitura intensa, fazendo com que desejemos chegar logo ao final e torcendo para que Jack e sua mãe consigam ser felizes, que Jack finalmente possa experimentar tudo aquilo que ele acha que só faz parte da TV.

O livro é MARAVILHOSO!!!

35 comentários

  1. Só pela resenha de vcs já fiquei emocionada, e super curiosa!
    É um livro que concerteza irei lê-lo!
    Parabéns pela super resenha!
    Beijos
    Elidiane

    Entre Amigas

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha uma imagem um tanto negativa desse livro, estava morrendo de medo de ler, mas depois dessa resenha tão linda, eu já mudei minha opinião!
    Adorei meninas!
    beijos
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  3. Meninas,
    Tenho lido sobre esse livro em alguns blogs e apesar de ficar encantada com a história, pelo fato do narrador ser uma criança de apenas 5 anos e mesmo assim o livro continuar sendo interessante do ponto de vista dos adultos; senti que faltou um pouco expressar os sentimentos que as pessoas sentiram ao lê-lo. Creio que isso é essencial numa resenha e vocês conseguiram, fiquei ainda mais com vontade de lê-lo.
    Ah e bem que podia rolar uma promoção de Quarto aqui né?rs Fica a dica pra editora.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Meninas, que resenha maravilhosa! Toda vez que leio resenha desse livro, eu me arrepio e me emociono! Com certeza é uma história belíssima, eu li o primeiro capítulo no site da editora e confesso que me emocionei nas primeiras páginas com a inocência de Jack, eu imagino o restante do livro como deve ser então!Com certeza vou ler o mais breve possível! Bjinho!

    ResponderExcluir
  5. Sempre que eu vejo uma resenha desse livro fico com medo de ler. Li o primeiro capítulo no site da Verus e senti um nó na garganta, me apaixonei. Desde então, tenho visto as resenhas, com medo de falarem mal do livro que me conquistou tão facilmente. Mas, pelo contrário, parece que todos concordam: "Quarto é sombriamente bonito, horrivelmente encantador". (Palavras do Léo Bonifácio do Folha por Folha).

    ResponderExcluir
  6. Ai, que ansiedade para ler esse livro! Adorei as duas resenhas, ficaram ótimas. Ceguei a pegá-lo na livraria, mas acabei optando por um que estava na promoção, mas da próxima vez não poso deixar de comrpá-lo!

    Beijos xx

    ResponderExcluir
  7. Nossa, eu que nao tinha nenhum interesse em ler esse livro fiquei morrendo de ansiedade, tudo por causa dessa sua otima resenha!

    @Jennifer13d

    ResponderExcluir
  8. Achei maravilhosa essa ideia de uma resenha dupla. Que livro emocionante, cativante e triste também. A estória de Jack é tão surreal, mas ao mesmo tempo sabemos que fatos com esse ocorrem, claro que não do mesmo modo que o livro, mas quantos casos já não vimos de pessoas que vivem em cativeiro. Quero muito ler este livro, sei que vou me emocionar, chorar, mas espero que ao fim eu possa sorrir.

    ResponderExcluir
  9. Pela sinopse eu achava que era um livro infantil e bobo. Mas pela resenha, o meu entender é de que é um livro tocante. Me interessei agora pelo livro.

    Ralf
    meus-erros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi amiga, não sei se vc ainda se lembra de mim...kkkkkk
    sou a leh, do blog mamãe d Clarinha, voltei com o blog e vou te acompanhar ta =)

    bjos

    ResponderExcluir
  11. Quarto me deixa clautrofóbica só de ler a resenha o.o

    ResponderExcluir
  12. Aii que resenhas maravilhosas meninas *-* como eu consegui sentit a emoção de vocês ao ler o texto, isso foi realmente incrivel!
    Acho essa história linda, mais é um tema tão forte por assim dizer, uma adolecente raptada e mantida em cativeiro, que dá luz a uma pobre criança, e que ela por sua vez nunca conheceu o mundo la fora somente o quarto, e como a leitura deve ser leve, pois na cabecinha de uma criança com essa idade não há malicia nem essas coisas do genero, ele é inocentezinho assim.
    Admiro muiito a "mãe" pois ela sim foi forte, depois de tudo que passou ainda criar um filho da melhor maneira possivel dentro de um quarto, lhe ensinar tudo que sabe, não é para qualquer uma!
    Parabéns pelas resenha! :*

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha, só tinha lido a sinopse do livro e tinha uma idéia completamente diferente sobre o que ele era, mas pelo visto eu estava enganada parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
  14. Confesso que quando vi essa capa não consegui imaginar qual poderia ser a história..É bastante aceitável essa questão da mãe dele querer protegê-lo do mundo, pois qual mãe não faz isso né.E o fato do livro ser narrado por um garoto de 5 anos deve ter resultado em uma leitura super agradável e descontraída.

    O book trailer é bem gracinha, uma art genuinamente criativa de uma criança.Ótima essa questão das duas resenhas, pois assim podemos saber as impressões das duas sobre o livro.

    Parabéns Thais e Pri

    Bjs ^^
    Ensaios de uma Leitura

    ResponderExcluir
  15. Nossa, eu quero ler esse livro desde que vi a sinopse pela primeira vez! Ele parece ser muito lindo <3 A reseha de vocês foi maravilhosa *-*

    Beeijo, nanda

    ResponderExcluir
  16. Esse livro parece fantástico! Aposto que do ponto de vista psicológico deve ser uma trama incrível de se ler e analisar. Estou REALMENTE querendo comprar esse livro (se bem que se eu ganhar, também não vou ficar triste! hahaha). As resenhas estão ótimas, parabéns! Vocês tem todo um jeitinho especial de fazer a gente ter vontade de ler os livros! haha ;D

    No mais... ri litros com a claustrofobia virtual da Patrícia Camargo, no comentário acima! huahua :P

    @madchenmeroko

    ResponderExcluir
  17. Otimas resenhas,eu só tinha lido a sinopse até hoje,mas essas resenhas mostraram bem o conteudo do livro.
    Parabéns!

    Beijos!
    by Carla

    www.blogmeureino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Esse livro é a minha leitura da vez, estou na ultima parte "viver" e pude acompanhar tudo o que disseram na resenha,realmente a narrativa é mto boa e nada boba, Jack é muito esperto para ter a idade dele, e é muito comovente o que a "Mãe" passou, e outra coisa engraçada é que não descobrimos o nome dela, ela é a simplesmente "mãe"!

    ResponderExcluir
  19. Não gostei do título, nem da capa. Também não achei a sinopse atrativa. Mas nunca se sabe, posso acabar me surpreendendo...

    Mariana

    ResponderExcluir
  20. Comprei esse livro e estou muito curiosa pra ler, muita gente fala bem dele, mais tenho medo de me decepcionar, vamos ver, tomara que não!!
    :)

    ResponderExcluir
  21. Esse livro deve ser belissimo e com uma história comovente. A cada resenha que leio mais me interesse em conhecer essa história. Adorei a resenha duplas de vcs.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  22. Uau... resenha maravilhosa. Pra gente que já tem filhos parece ser um livro indispensável. A Verus está investindo pesado em títulos cada vez mais estimulantes, saindo do lugar comum: ponto pra esta editora!
    Agora sua opinião de que o livro é "maravilhoso" faz toda a diferença. Quero ler este livro!

    ResponderExcluir
  23. Quero demais ler esse livro. Muito mesmo! Achei super interessante a história :) Adorei a resenha!

    bjs
    www.booksemporium.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. AMEEEEEI a reseha dupla, vcs estao de parabens meninas. Confio na sinceridade de vcs e o livro pela resenha feita aqui é exatamente como eu imagino. Emocionante e extremamente marcante. Um livro que consegue mexer profundamente com a gnt.
    To louca para ler esse livro, mas tenho certeza q tem que ser em um final de semana para que ninguem pense que ando sendo espancada kkkk pq com toda certeza vou terminar toda vermelha de tanto chorar.

    ResponderExcluir
  25. Achei interessante a resenha dupla, essa é nova pra mim, rs.
    Não sou chegada a livros com essa temática, afinal, tudo que o garoto passa é um drama, por mais que o livro seja pelos olhos de uma criança, o livro tem um assunto pesado, pelo menos para mim. Mas devo dizer que tenho muita vontade de ler esse livro, pesquisei sobre ele e o danado é muito premiado. Só não comprei ele pois não estou trabalhando e não tenho como comprá-lo, mas tenho visto boas promoções em livrarias (que infelizmente só vizito, não colaboro com seus lucros).
    Bjokas

    ResponderExcluir
  26. Quero muito ler esse livro, só estou esperando ele chegar pra começar. Depois das resenhas fiquei ainda mais curiosa, Quarto vai passar na frente dos outros que tenho pra ler. *-*

    @nann_da

    ResponderExcluir
  27. quero mt ler ese livro depois que eu li pela primeira vez a resenha dele me apaixonei faz totalemente meu estilo apesar de que amo aventura mas nao pude deixar de me apaixonar pela história quero mt ler ele.

    ResponderExcluir
  28. O livro parece muito bom mesmo, tenho lido resenhas ótimas sobre ele. Bjs, rose;D

    ResponderExcluir
  29. Essa não é a primeira resenha positiva que leio deste livro, tenho certeza que será sucesso *_*

    ResponderExcluir
  30. Até hj só tenho lido coisas boas sobre o livro,ele já está na minha lista e tenho pensado seriamente a passar ele na frente dos outros.

    ResponderExcluir
  31. Ainda não consigo me interessar por esse livro. Não sei porque. AI AI

    beijoooos*; bookandcupcake.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Estou terminando de ler esse livro e estou impressionada com a qualidade do texto!!
    Beijos
    Camila - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  33. Parabéns pelas resenhas estão ótimas.
    Fiquei muito curiosa com o livro, parece ser lindo! com certeza irei ler.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  34. Li a sinopse do livro hoje mesmo, e deu a impressão de ter uma história muito boa, depois de ler a resenha de vocês, fiquei com mais vontade de ler ainda!
    Adorei a Resenha dupla, as duas ficaram ótimas :D

    Beijos

    ResponderExcluir
  35. http://aartederabiscar.blogspot.pt/2012/04/o-quarto-de-jack-de-emma-donoghue.html

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!