Entrevistas - #1 — Especial Bienal Rio XV - Viaje na Leitura

01/09/2011

Entrevistas - #1 — Especial Bienal Rio XV



A Bienal do Rio de Janeiro está começando! Para dar inicio a série de posts especiais que preparei para vocês e pensando no foco da bienal deste ano que é o “Brasil como País homenageado”, eu convidei duas autoras nacionais para conversar um pouquinho com a gente.
Essa duas autoras nacionais pertencem a dois grupos distintos de escritores brasileiros que visam juntos divulgar a literatura brasileira. Ambos os grupos tem sido muito comentados na blogosfera e com certeza vocês já devem ter ouvido falar do Grupo Novas Letras que surgiu em Maio de 2010 e do Grupo Selo Brasileiro.
Hoje recebo aqui no Viaje na Leitura representando o Grupo Novas Letras a escritora Leila Rego e representando o Grupo Selo Brasileiro a escritora Georgette Silen.
Vamos lá!



Pri Beletato: Fale-nos um pouquinho sobre seu trabalho.

Leila: Sou escritora, escrevo comédias românticas e tenho dois livros publicados de forma independente.
Georgette: Olá Pri, como vai? Um super abraço a você a todos os seguidores do blog. Eu costumo me definir como uma contadora de histórias, que resolveu colocar seus mundos imaginários no papel e com isso conseguiu atingir mais pessoas com suas narrativas. Sou uma escritora de fantasia, me dedico a pesquisar sobre mitos e lendas para poder enriquecer as histórias que conto, e acrescentar um pouco mais de magia e encanto ao dia a dia.

Pri Beletato: Como e quando você decidiu que queria ser escritora?

Leila: Apesar de gostar muito de escrever (na adolescência fazia diários, participava de jornais dos colégios, etc.), eu nunca desejei, ou imaginei, ser escritora. Comecei a escrever há uns 05 anos atrás para sair um pouco da rotina cansativa que vivia em São Paulo. Escrevia pequenas histórias, contos infantis para meu filho, mas como forma de relaxamento. Era uma terapia que me fazia muito bem. Um dia percebi que eu realmente gostava daquilo e comecei a levar o então “hobby” mais a sério.  Quando tive a Luiza, minha segunda filha, decidi que pararia de trabalhar, para me dedicar a ela e a escrita.   Quanto mais eu escrevia mais me motivava, e quanto mais eu me motivava mais eu escrevia.  Agora, como você pode observar nessa resposta sem fim, não consigo mais parar de escrever.  =)
Georgette: É difícil dizer o momento certo que isso aconteceu, por que você não se percebe escritor. Aqui no Brasil esse tipo de profissão ainda é bastante discriminada e vista como um hobby, na maioria das vezes. Então é natural que você comece a escrever, desenvolver suas histórias, buscar técnicas e nem imagina que alguém poderá ler ou se interessar. Acho que o momento em que me senti realmente escritora foi quando os leitores se deram ao trabalho de me procurar para discutir meus escritos. Foi emocionante a primeira resenha, o primeiro comentário e o primeiro parabéns. Então a consciência de que eu era alguém que poderia conduzir, criar histórias e emocionar pessoas aconteceu, e fiquei feliz ao descobrir isso.

Pri Beletato: Como surgiu o Novas Letras? 

Leila: O Novas Letras nasceu no Twitter. Estávamos trocando figurinhas sobre literatura e surgiu a ideia de fundarmos um grupo de autores para divulgar a literatura nacional. O grupo é formado por 5 escritores com estilos diferentes.  Somos bem heterogêneos, mas bastante unidos. Viajamos o país com nosso bate-papo literário, divulgando a literatura nacional.

Pri Beletato: Como surgiu o Selo Brasileiro? 


Georgette: Ele surgiu de uma reunião proposta pela autora Liana Cupini, de unir autores nacionais para juntos divulgarem seus trabalhos. Sozinhos somos menos visíveis, mas unidos podemos mostrar melhor o trabalho de todos em um mercado ainda bastante resistente ao autor nacional.

Pri Beletato: Como você vê o mercado editorial nacional?

Leila: Acho que a literatura no Brasil ainda é muito desvalorizada, seja esta nacional ou não.   Há um estudo feito em 2009 pelo Instituto Pró-Livro que aponta que o brasileiro lê em média 1,3 livros por ano.   Estamos atrás de países como a Colômbia, onde a média é de 2,4 livros ao ano.   Na França esse número sobe para 7 livros ao ano e nos EUA 11!  Além de lermos pouco, lemos mais obras estrangeiras traduzidas do que as nacionais.   Isso traz dois problemas muito nocivos para a literatura brasileira a meu ver.  Primeiramente, pela grande escala de vendas, as editoras que “importam” as obras estrangeiras, conseguem fazê-las competir em igualdade de condições com as brasileiras no que tange a preço (às vezes até mais baratas do que as obras brasileiras).   Do outro lado, nós, escritores brasileiros, sofremos com o baixíssimo valor de repasse proposto pelas livrarias (razão pela qual eu faço a minha produção independente até hoje).  Há muitos fatores a serem estudados, que vão da falta de incentivo desde a escola, o baixo nível de patriotismo dos brasileiros (também, com esses políticos não é?!) e a falta de incentivo dos órgãos competentes. Torço para que este cenário mude e que os autores nacionais possam ter seu reconhecimento e viver de livros neste país.  
Georgette: Dividido. De um lado, as obras internacionais, mais baratas, de tiragem grande e vendagem certa, que ocupam prateleiras e mais prateleiras e destaques nos sites. E do outro a luta do editor e autor que investem na literatura nacional, de tiragens menores, preços caros, que competem de forma injusta com o livro internacional. Para mim, literatura é universal, não tem pátria. Mas quando vemos a que nivel está chegando a competição e a desigualdade na concorrência, acabamos taxando "autor nacional" e "autor internacional" como polos opostos em uma briga. Acho que o quadro geral poderia ser outro, com maiores incentivos aos livros nacionais em tiragem, MKT e divulgação. Temos um excelente produto, que pode até ser exportado, mas enquanto não tivermos o interesse no investimento em nossos autores, acho que o quadro permanecerá o mesmo de agora.

Pri Beletato: Para o autor nacional qual é a importância dos blogs literários?


Leila: A internet é um excelente canal de divulgação e os blogs literários tem papel fundamental na divulgação e no incentivo da leitura. Por ser autora independente, os blogs tiveram importância fundamental na divulgação dos meus livros. Graças a vocês que tenho meu trabalho conhecido e recomendado. Quero aproveitar o espeço para deixar o meu muito obrigada e o meu carinhos para todos os blogueiros.
Georgette: Blogs são grupos de leitores que se dedicam a ler, isso é fato. E quando eles se dedicam a realmente fazer um trabalho sério, de qualidade, todos ganham. são opiniões na maioria das vezes sinceras sobre seu trabalho, opinião de leitor, e esse tipo de argumento chega mais facilmente aos leitores e seguidores de um blog. Difundir o autor e sua obra é um trabalho que os blogs sabem fazer muito bem, quando há comprometimento nisso.

Pri Beletato: Agora em setembro teremos a Bienal do Rio de Janeiro. Quais são suas expectativas para esse evento? Já esteve em outras edições antes?

Leila: Esta é a minha primeira vez na Bienal do Livro do Rio de Janeiro. A expectativa é grande, pois, estarei, quase, todos os dias. E todos os dias com programação no estande da editora Novo Conceito. Tenho fé de que será um evento lindo. Não vejo a hora de estar lá.
Georgette: Infelizmente não estarei na Bienal do RJ por motivos profissionais. Mas já estive em SP ano passado e também na Bienal de São José dos Campos esse ano, que foram ótimas. Bienais são o que há de melhor para se conquistar leitores e conhecer tendências de mercado. Vale muito a pena.

Pri Beletato: Deixe seu recado para os leitores.

Leila: Obrigada sempre por lerem meus livros.  Escrever e perceber o bem que trago aos outros é uma realização maravilhosa.   Continuem apoiando os autores nacionais e me enviando notícias ao acabar de ler minhas obras.  Gosto muito de “escutar” o que vocês dizem. Um beijo no coração!
Georgette: Pessoal, obrigada por lerem a entrevista. Se desejarem entrar em contato comigo basta usar meu email: missgette@yahoo.com.br , twitter @georgettesilen e pelo bloghttp://sagalazarus.blogspot.com. Bjs a todos vocês!!


5 comentários

  1. uauuu, é muito bom possibilitar essas entrevistas para nós seguidores, ficamos um pouco mais íntimos dos autores!!!

    Muito bom parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. super concordo que blogs literários são meios imprescindíveis de alavancar leitores fiéis a novas obras nacionais. adorei!

    ResponderExcluir
  3. Que lindo! Bom, sou LOUCA pela literatura do meu país, maravilhosa! Concordo, literatura não é dividida por nações, o que infelizmente acontece. Precisamos incentivar desde pequenas as crianças a este hábito saudável!
    Adorei a entrevista!

    Beijão!

    Mariana Sampaio
    Blog Tijolinhos de Papel

    ResponderExcluir
  4. Gente! Elas são nossas Divas Brasileiras né...temos orgulho de ter tão boas escritoras quanto as de outros países! E super simpáticas, o que é melhor, adorei a entrevista! Agora uma dica, pq vcs não fazem uma entrevista com a autora de Lulital??rsrsr, todo mundo vai adorar! Bjooo!

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!