Clássicos da Literatura Brasileira #4: A Moreninha de Joaquim Manuel de Macedo - Viaje na Leitura

17/10/2011

Clássicos da Literatura Brasileira #4: A Moreninha de Joaquim Manuel de Macedo

Olá Viajantes,
Nesta quarta edição dos Clássicos da Literatura Brasileira, apresento uma resenha crítica e elaborada do romance perfeito em prosa de Joaquim Manul de Macedo: A Moreninha. Esta coluna visa acrescentar cultura, conhecimento e aprendizado certamente até para nossos vestibulandos que ingressarão nas faculdades, aprender sobre nossa Literatura é sabiamente acrescentar qualidade ao nosso vocabulário, é aprender costumes e épocas que retratam fielmente nosso país e nossos livros. Leia artigos anteriores desta coluna.


"Eu tenho quinze anos
E sou morena e linda!
Mas amo e não me amam,
E tenho amor ainda:
E por tão triste amar,
Aqui venho chorar." 


Livro: A Moreninha
Autor: Joaquim Manuel de Macedo
Editora: FTD
Categoria: Literatura Nacional | Romance
ISBN: 9788532275486
Nº de Páginas: 216
Lançamento desta edição: 2010


Como devo ter comentado nas edições anteriores, quando resenhei algumas ediçõesde clássicos da editora FTD, menciono sempre a qualidade de impressão, diagramação e edição final dos livros, que além de tudo, contém informações relevantes sobre o desenvolvimento do livro escrito na época, sua repercussão na sociedade na época de lançamento, críticas e muitas outras informações.

A Moreninha foi com toda a certeza um dos mais belos romances que já li, que mostra com doçura e encantos a conversão de Augusto, estudante de medicina, em inconstante para amante em toda a sua plenitude. Mas será mesmo que existe a inconstância do amor? No caso deste moço, era um segredo que atormentava seu pobre coração. Segredo que é revelado na ilha de...

Desvendando a inconstância de Augusto, temos a avó de Filipe e Carolina, que tratou seu hóspede com ternura e muito carinho.

Carolina é uma menina mulher, que com quinze anos ainda é travessa como uma criança, mas preciosa e encantadora como uma dama, como poderia Augusto imaginar cair-se pelas graças da moça? Como uma aposta pôde mudar toda a sua vida?

Não sabes que me chamam
A bela do deserto?...
Empurras para longe
O bem que te está perto?...
Só pagas com rigor
As lágrimas de amor?...

Macedo foi duramente criticado na época em que escreveu este livro, criticado por ser um otimista incorrigível, que acreditou sempre na beleza do amor, para alguns sua narrativa em prosa e tão poética beirava a loucura, mas quem nunca se apaixonou, não conhece porventura a loucura do amor?

É a terceira vez que releio A Moreninha e não me canso de apreciar a qualidade da nossa literatura clássica, que é diversa e rica. Este livro em especial, marca o início do romance brasileiro, que até então, era apenas poesia,a literatura de qualidade existente na época. Em prosa de ficção ou em romance com final feliz, esse autor marcou a nossa literatura e se você ainda não leu, não sabe o que é um romance em todas as letras e significados, um romance de qualidade.

© Todos os direitos reservados, é proibido a reprodução total ou imparcial deste artigo sem prévia autorização.


15 comentários

  1. Amo, amo, amo esse livro e perdi a conta de contas vezes li.

    ResponderExcluir
  2. A moreninha me chama atenção! Um romance brasileiro que tenho vontade de conhecer!!pela sinopse me lembra "Diva" de José de Alencar!
    Bonitos os versos postados!

    ResponderExcluir
  3. Thaís,

    Realmente Clássicos Brasileiros não são meu forte, nunca li A Moreninha...
    Mas depois dessa coluna aqui no Viaje na Leitura estou me inspirando mais!!

    Joelma Alves
    http://cliqueneurotico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Já li alguns romances da literatura brasileira pra trabalhos de escola, mas esse eu ainda não li. Mas seria uma boa ler.

    ResponderExcluir
  5. é um livro e um filme que eu gosto muito... apesar de antigo... é muito bom ler na atualidade.
    beijos
    =)

    ResponderExcluir
  6. Ainda não tive a oportunidade de ler este livro, mesmo na escola com o professor mandando, não me interessa muito, mas quem sabe um dia né?
    Bjs*-*
    Dá uma passada lá no blog tbm.
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Acreditaria se eu dissesse que nunca li esse clássico? Já ouvi vários comentários a respeito mas nunca surgiu a oportunidade. Apesar de não gostar muito de clássicos eu me interessei por ele, e depois dessa resenha então ...

    ResponderExcluir
  8. Nunca tive a oportunidade tb de ler este livro...a história é linda!!!!!
    No cursinho o meu professor nerd de literatura fez questão de contar a história nos seus minimos detalhes!!

    ResponderExcluir
  9. Olá, Thaís!!
    Adoro A Moreninha e acho imperdível conferir este grande clássico da nossa Literatura. Para mim uma leitura obrigatória independentemente dessa fase do vestibular.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  10. Esse romance eh especial para mim porque marca o inicio da minha paixao por livros mais maduros. Ja li A moreninha mais de uma vez tambem e sempre que alguem me perguntando sobre algum classico legal para ler, penso logo nele.

    Beijos
    Caline
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  11. Ja li esse livro
    é bem legal
    pra mim é meio dificil de entender algumas coisas
    gostei do post

    ResponderExcluir
  12. Meu professor já mandou mil vezes eu ler esse livro, mas até hj não tive vontade.

    ResponderExcluir
  13. Muito bom ver esse incentivo aos clássicos. Na minha época de menina, e isso já faz tempo hehe, no antigo ginásio, durante os 4 anos tínhamos que ler um livro por mes para prova. Isso fez com que a minh ageração pudesse conhecer muito de literatura brasileira.

    Um ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  14. Um dos melhores clássicos nacionais que já li. Vale a pena :-)

    ResponderExcluir
  15. Não, eu ainda não li a moreninha, mas não posso deixar de concordar com você, quando diz que a nossa literatura clássica é maravilhosa! Sou apaixonada pela forma como eles escreviam. Em sua maioria tudo tão poético(gosto de ler no arcaico mesmo). Lindo!
    A resenha ficou maravilhosa!

    Beijos.

    Mariana Sampaio
    Blog Tijolinhos de Papel

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!