Resenhas: O céu está em todo lugar de Jandy Nelson - Viaje na Leitura

13/10/2011

Resenhas: O céu está em todo lugar de Jandy Nelson

Livro: O céu está em todo lugar
Autor: Jandy Nelson
Editora: Novo Conceito
Categoria: Literatura Internacional | Romance | Ficção
ISBN: 9788563219374
Páginas: 424
Lançamento: 2011

Onde comprar?
 Saraiva | Compare preços   | Wal Mart

"Eu deveria estar de luto, não me apaixonando. Às vezes é preciso perder tudo, para encontrar a si mesmo..."


Visite: http://www.oceuestaemtodolugar.com.br/



O céu está em todo lugar em resenha dupla para vocês! Confiram as resenhas abaixo:

Resenha por Thaís
Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥

           Você já sentiu que toda a sua vida parece estar ao avesso? Já sentiu o caminho fugir aos seus pés? E todo o mundo andando, vivendo, sorrindo e só você está a sofrer? Porque o sol ainda está a brilhar? As pessoas a viver e ser, estar? Qual a razão de tudo isso?
Só quem já perdeu alguém muito importante como uma mãe, pai, irmão, irmã ou alguém que amava muito, sabe a dor de Lennie, a protagonista desse lindo e comovente romance.
         Lennie, perdeu seu braço direito que era sua irmã mais velha, sua eira e beira. Em um ensaio numa peça em que Bailey encenava como Julieta, seu mundo terminou e a vida da irmã proseguiu, ela simplesmente se foi e um abismo se abriu aos pés de Lennie. Como sua irmã pôde partir repentinamente? Como pôde deixar de viver tão brevemente? Com muita dor e tristeza a vida prossegue após este dia fatídico e em todo o lugar, como em pedaços de papéis, copos descartáveis, galhos e troncos de árvores, há partes do coração de Lennie escrita aos poucos, ela encontra conforto em colocar no papel toda a sua dor, todo o seu sofrimento.
Ela devia estar de luto (está, mas inconscientemente) está se apaixonando! Sua dor é amor, é raiva, fúria e confusão. Toby, que era namorado da irmã, está em choque, triste e encontrando semelhanças de Bails em Lennie. Joe é um cara fantástico, lindo e quer tocar com ela! Ele é trompetista e ela clarinetista. Mas com toda a dor em sua vida, com tantas lembranças, ela queria que tudo parasse, sua mente se aquietasse e parasse de pensar em garotos! Mas quem disse que a vida é justa?

 O céu está em todo lugar é um romance impiedoso, marcante e extremamente profundo. Iniciar a leitura é um pouco complicado, as palavras são melodicamente tristes e tudo parece estranho e confuso. Ao prosseguir com a leitura, encontramos pequenos obstáculos: Segredos e confissões.
A protagonista é em certos pontos entediante e alheia aos fatos reais, outrora é uma personagem vívida e marcante, como a autora conseguiu expressar tantos sentimentos em palavras? Surreal.
Senti falta de saber como Bailey era por pequenos flashbacks, não por papéis rabiscados pors Lennie, e gostaria de mais ação e desenvolvimento com outros personagens como a vovó, tio Big e a mãe desaparecida. Uma continuação, seria um sonho...



Resenha por Pri Beletato
Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥



Esta é certamente é uma daquelas resenhas que não sei nem por onde começar a escrever. Falar de sentimento nunca é fácil e esse é um livro que mexeu muito comigo.
Quem me acompanha no twitter certamente me viu comentando que eu estava com vontade de abandonar a leitura. Até mais ou menos a página 150 eu chorei muito.
A protagonista Lennie perdeu sua irmã, e no começo do livro a confusão de sentimentos e a dor que ela está vivendo é muito visível em cada linha escrita por Jandy Nelson. Quem já perdeu alguém na vida, certamente entenderá o que vou dizer agora: não tem nada mais triste do que você relembrar o dia da morte desta pessoa e foi por esta razão que cheguei realmente a pensar em desistir do livro.
Em cada sentimento expresso por Lennie quem já passou por essa situação consegue se identificar com o que a protagonista está sentindo como não querer guardar as coisas da irmã, com o tempo perceber que você já não lembra mais da voz daquela pessoa, em determinados momentos se dar conta de que você está feliz, mas não deveria estar afinal ela morreu e não vai viver nada mais.
Um dos momentos mais marcantes da protagonista, pra mim, foi quando Lennie finalmente resolveu ir ao cemitério visitar o túmulo da irmã. Chorei bastante imaginando esta cena porque me identifiquei muito com a Lennie, na medida em que também vivi a mesma coisa. Enfim, para quem estava se perguntando o motivo pelo qual eu estava querendo desistir da leitura, agora está explicado.

Mas... fiquem calmos porque a leitura melhora.

Passado esse turbilhão de tristeza que senti no começo do livro, a narrativa me conquistou.
Em meio a toda a tristeza Lennie está visivelmente fragilizada, motivo pelo qual ela e o “namorado” de sua irmã morta ficam muito próximos, tão próximos que acabam confundindo o carinho e o apoio que um tem dado ao outro com amor.
Pra história ficar ainda melhor um novo garoto aparece no colégio. Joe está apaixonado por Lennie e juntos vão viver um lindo romance, aquele tipo de romance que você suspira quando lê as cenas.
Como nada é fácil, além de lidar com a perda da irmã, Lennie ainda tem que lidar com esse romance com Joe e a confusão de sentimentos entre ela e o namorado da irmã, tudo ao mesmo tempo e como já era de se esperar muita confusão está a caminho.
“O céu está em todo lugar” nos faz refletir em diversos momentos a medida em que acompanhamos a superação de Lennie e seu aprendizado quando ela deixa de ser “a garota triste que perdeu a irmã” para ser “a garota que perdeu a irmã, mas superou tudo se apaixonando”.
Uma das maiores surpresas desse livro é com relação a diagramação. Quem já teve a oportunidade de vê-lo pessoalmente notou que Lennie adora escrever, ela escreve em qualquer lugar e no livro inteiro há ilustrações do que Lennie escreve. No começo me perguntei o porquê Lennie não escrevia seus sentimentos em um diário como qualquer outra garota, mas ao final do livro o motivo que levou a autora a colocar esse pequeno detalhe me surpreendeu, eu não esperava. Não vou contar para não estragar a graça do livro, mas esse pequeno detalhe fez toda a diferença para o “final feliz” de Lennie.
O livro é lindo, emocionante e vale muito a pena ser lido!


"O que é que estou fazendo beijando Toby, o Toby da Bailey, Santo Deus, penso ao retribuir o sorriso tão inacreditável de Joe Fontaine que, aparentemente, se mudou para a nossa cozinha. As coisas estão tão confusas: o garoto que devia me beijar age como um irmão, e o garoto que devia agir como um irmão não para de me beijar. Caramba!" (p.130)



17 comentários

  1. oooooi *-* rs. Eu gostei tanto do livro exatamente por ter passado por essa situação, comentei isso até na resenha que fiz no meu blog... Mas eu não quis desistir em momento nenhum , por me ver tanto na Lennie! rs Eu queria continuar x) Quase como se fosse minha vida paralela ali, rs.
    O final, em relação a essas pequenas coisas é realmente maravilhoso, um detalhe tão... sei lá... mas tão importante, realmente faz a diferença :) uma enooorme diferença rs

    Beijos, nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Perder alguém que amava, não é fácil, mas com o tempo o coração é confortado.
    Gostei das resenhas, o livro com toda a certeza do mundo depois de ler as resenhas é muito emocionante, e quem chora fácil, certamente só vai chorar. Mas nada que impeça a leitura.

    ResponderExcluir
  3. Que resenha enoorme,adoreei,é assim quando gostamos mesmo,rs.
    Desde que a Novo conceito mostrou a capa do livro eu já me apaixonei,quando vi na livraria e li a sinopse amei,estou com ele aqui mas não deu tempo de ler ainda,a capa é linda deemais,bem diferente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Nossa ainda nao li esse livro, mas parece ser ótimo, me deu vontade de ler mesmo me parecendo um pouco triste mas assim como você falou parece mexer muito com quem ler, acrescentei no lista de livros de próximas leituras.

    ResponderExcluir
  5. Todo mundo fala tão bem desse livro, apesar de achar que vai ser um pouco triste eu com certeza vou adorar ler. O começo me lembra bem o "Sereia" já que como a Nessa a Lennie também perde uma irmã. Estou super curiosa pra saber se o livro é realmente tudo o que dizem. Ótima resenha dupla. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Aiii gente de verdade ultimamente só tenho lido livros de menininhas, ou seja melosinho ou de coisas de garotas, e já estou começando a enjoar, preciso mudar um pouco, mas se alguém me oferecesse agora O Céu Está Em Todo Lugar, eu topava na hora, gente esse livro parece ser lindo, lindo, lindo. Ainda mais depois de ler as resenha maravilhosas de vocês, pois poxa deve ser triste perder uma irmã, aii dois garotos vão "disputar-la". Quero muiiiito ler *-*
    Parabéns pela resenha de vocês suas lindas! Beijos :* :*

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é tão lindo!!!!
    A capa é maravilhosa...babo por ele sempre!!!!!!
    Tenho certeza que se eu começar a ler vou chorar muito!!!!!!

    bjus

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenhas, esse livro já esta na minha listinha de compras há um tempo e tô super curiosa para ler eu mesma o livro.

    ResponderExcluir
  9. Se esse livro fala tanto de emoções e é tão triste no inicio uma certeza é que eu vou chorar muito ao lê-lo. A história parece ser muito boa e o livro um daqueles que no fim você percebe ter aprendido uma lição de vida muito importante.
    Agora realmente quero ler. As duas resenhas ficaram muito boas, despertaram muita curiosidade e vontade de ler este livro. Parabéns =)

    ResponderExcluir
  10. Thais, gostei da sua resenha, você fez o livro mostrar que é tão bonito e legal. Coisa que não achei, esperava mais e tals...

    Pri, concordo que teve uma parte difícil de ler, mas melhorou depois.

    Lipe Ralf
    http://meus-erros.blogspot.com/
    http://desabafos-literarios.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Comprei esse livro na Bienal e a cada resenha que leio a respeito, me faz ter mais vontade de passa-lo na frente na lista de leitura rsrsrs ... parabens pela resenha, Bjs Pri

    Pri e Os Livros

    ResponderExcluir
  12. poxa t[á aí um dos livros que eu mais quero ler; tava até pensando em aproveitar e pdir ele na super promo da novo conceito mas acho que voun comprar beijada por um anjo 4 e pedir a jornada...

    ResponderExcluir
  13. É um livro lindo demais. Trata de sentimentos avessos, que Lennie não sabe como lidar. Já terminei de ler há um tempo, mas ainda não consegui escrever sobre ele no meu blog. Adorei a leitura!

    ResponderExcluir
  14. Engraçado achei que a parte do drama da irmã foi pouco mostrada, ficou tão focado no dilema da menino pelos 2 garotos que tinha horas q eu me perguntava, kd vc brigando pela memória da sua irmã?

    Andy_Mon Petit Poison
    www.monpetitpoison.com

    ResponderExcluir
  15. Achei este livro perfeito, eu gostei muito.
    Vi que muita gente se decepcionou, eu achei emocionante!
    Bjs,
    @PatriciaADavis

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!