Resenha Internacional: Catching Fire - Suzanne Collins - Viaje na Leitura

18/11/2011

Resenha Internacional: Catching Fire - Suzanne Collins

Livro: Catching Fire
Série: The Hunger Games
Autor: Suzanne Collins
Editora: Scholastic Press
Categoria: Literatura Internacional | Ação | Drama | Ficção Científica
ISBN: 978-0439023498
Páginas: 391
Lançamento: 1º de Setembro de 2009 (EUA)
Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

"Against all odds, Katniss Everdeen has won the annual Hunger Games with fellow district tribute Peeta Mellark. But it was a victory won by defiance of the Capitol and their harsh rules. Katniss and Peeta should be happy. After all, they have just won for themselves and their families a life of safety and plenty. But there are rumors of rebellion among the subjects, and Katniss and Peeta, to their horror, are the faces of that rebellion. The Capitol is angry. The Capitol wants revenge."

 "Jogos Vorazes" é ou não é uma série genial?!



Após ter desafiado a Capital em sua vitória na última edição dos Jogos Vorazes, Katniss está no limite. Sem querer, ao menos conscientemente, seu ato desencadeou uma série de consequências: nem todos acreditam que o último ato cometido em Jogos Vorazes foi por amor - foi sim é por rebeldia. Com isto, Katniss terá que andar na linha se não quiser que Peeta, Gale, sua mãe, Prim e todas as pessoas que ama, sofram as consequências por seus erros, como o próprio Presidente Snow deixou bem claro em sua visitinha à casa de Katniss. Sua única alternativa não é nem agir como o Presidente Snow espera: é surpreendê-lo. Como ele mesmo disse, ela terá que fazê-lo acreditar que seu ato não foi cometido por rebeldia, e sim por amor. O que só lhe resta uma alternativa: passar o resto de sua vida ao lado de Peeta. Casar com Peeta. Ter filhos com Peeta. Ver seus filhos serem torturados nos Jogos Vorazes. Esquecer aqueles sentimentos por Gale que sempre ameaçam transparecer - afinal, agora ele é seu "primo".

Porém, claro, Katniss simplesmente não consegue andar na linha. E dessa vez ela está apoiada: alguns distritos começaram a se rebelar - o que só dá mais fogo para as ideias de Katniss, a garota em chamas. Nem por um minuto passou-se em sua mente que ela sairia impune dessa, mas ninguém poderia imaginar a carta na manga que o Presidente Snow tinha.

Nas palavras do próprio: A septuagésima sétima edição dos Jogos Vorazes será um lembrete para os rebeldes de que nem o mais forte dentre os mais fortes não pode superar o poder da Capital.

Por incrível que pareça, este livro supera o primeiro. Este livro é, literalmente, o primeiro volume e um pouco mais. Mais uma vez a genialidade de Suzanne Collins é exposta: sua escrita, os caminhos que a história percorre a construção dos personagens e do próprio texto. É simplesmente surpreendente, emocionante, breathtaking. Os toques de romance são na dose exata que o livro necessita, e a história é enriquecida pelos detalhes, afinal, nada passa despercebido aos olhos sagazes de Katniss.

O personagem que cada vez me surpreende um pouco mais é o próprio Peeta. Como a história é narrada pela visão de Katniss, é fácil perceber que para ela Peeta significa segurança, tranquilidade. Katniss encontra sua paz em Peeta - quando os pesadelos a tormentam, ele é o único que consegue acalmá-la. Afinal, quem esteve com ela em todos os momentos desde que sua vida foi virada de cabeça para baixo? Quem passou pelas mesmas situações que Katniss, e, portanto, tem a capacidade e entendê-la? Porém, mais do que isso, Peeta é simplesmente genial! Desde o primeiro livro já temos uma ideia de seu "talento" com pessoas e palavras, mas é em Catching Fire que essas características realmente afloram.

O livro é dividido em três partes. Eu adoro quando os autores fazem este tipo de divisão no livro, principalmente porque em cada nova parte, eu tiro alguns minutos para pensar em tudo o que aconteceu. Crio expectativas para o que vai acontecer. Mais o melhor de Catching Fire, é que no momento em que eu pensei no que iria acontecer várias hipóteses me vieram à mente, mas ao mesmo tempo nenhuma. Digo isso, porque você simplesmente não sabe o que pensar - você quer, ou melhor, você TEM que chegar até o final para ter realmente certeza.

Meu comentário final é: leia. Se o livro ainda não te interessou, veja o trailer do filme do primeiro livro, Jogos Vorazes. Se aquele trailer não atiçar sua curiosidade, então... Então não leia, certo. Mas depois não venha dizer que não avisei!

OBS.: O hardcover deste livro é simplesmente a coisa mais linda! 


Em Outubro de 2011, Monique Portela entra para essa grande equipe para resenhar livros internacionais e entrevistas internacionais. Ni tem quinze anos é estudante do ensino médio adora chick-lit, romance e ficção científica!
Geminiana, leitora compulsiva, dramática. Gosto de chuva, sol, perfumes, idiomas e amo viajar - seja by plane, bus, car ou books. Tenho cabelos vermelhos, um coelho, um blog e muitos livros! 

Redes Sociais da Ni :

11 comentários

  1. Oi,

    Bom Monique, eu disse que valia a pena continuar a série não? rsrs, sério, fiquei super feliz que tu gostou do livro. É muito bom mesmo. A Esperança consegue ser ainda melhor :) Amo essa série demais

    Gabi

    ResponderExcluir
  2. Oii
    Amo esta série!! Já li os três e são todos muito bons, embora o meu preferido seja o primeiro por ter mais acção e tudo mais! Aguardando a sua próxima resenha de Jogos Vorazes :) Blog lindo como sempre!

    ...
    ♡ ... http://malucosdaleitura.blogspot.com/ ... ♡
    ...
    xoxo

    ResponderExcluir
  3. Katniss, a garota em chamas! Acho esse slogan bem apropriado para tudo que ela já fez... Quando li esse livro foi super rapido, pois agora que eles estão nos jogos novamente e somente um deles irá sobreviver, queremos saber mais e mais o fim disso tudo! Claro que o final foi bem surpreendente, pois por mais que você tente adivinhar o que vai acontecer, algo completamente diferente acontece, só devorando o livro até o fim para matar a curiosidade, ou melhor quase toda ela, pois o final do livro nos deixa uma super espectativa para saber: E agora? O que vai acontecer?
    Com certeza essa serie é uma das melhores que já li, super recomendada!
    Adorei sua resenha, beijos :*

    ResponderExcluir
  4. Aiaiai...li o primeiro livro e simplesmente AMEI!
    Estou agora lendo Em Chmas e estou numa ansiedade só! rs'

    Ótimo!!!

    Adorei o post!!

    beijoos

    http://kastmaker.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li Jogos Vorazes, mas vou faze-lo em fevereiro de 2012, pena que vou ter que ler em português...

    Rafa

    girlcliche.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ei Monique...

    Nha eu sou super suspeita pra falar dessa serie pq simplesmente eu amo de paixão. Ai aiii o o trailer do filme ficou perfeito, louca pra poder ver na integra em março #morri

    Otima resenha, com certeza quem ainda não leu esta perdendo e muiiito essa aventura que te fazer perder o folego.

    E nha eu tbem quero os hardcovers da serie #mimimi #invejaalheia kkk

    Parabéns pela resenha, beijos

    ResponderExcluir
  7. Nem li o primeiro livro mas sexta assisti o trailer do filme, e amei.
    Quando tiver a oportunidade com certeza vou ler a série!
    Bjoos

    ResponderExcluir
  8. Todo mundo que conheço que leu esse livro amouuu a serie ja estou com os livros aqui pra ler..so falta tempo XD

    ResponderExcluir
  9. Estou a tempos querendo ler essa série, só falta tempo =D.

    ResponderExcluir
  10. Já lemos esse livro, é muito bom mesmo. E a resenha ficou incrível. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  11. Já lemos esse livro, é muito bom. E a resenha está incrível. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!