Entrevista com Renata Cardoso - Viaje na Leitura

24/12/2011

Entrevista com Renata Cardoso


Olá Viajantes, tudo bem?

Hoje a entrevista é com a autora do livro infanto-juvenil Renata Cardoso que é uma fofa!! Ela é autora dos livros "Se o Dinheiro Falasse" e "Bia, a Vela".
Lembre da resenha que fiz aqui do livro "Se o Dinheiro Falasse?

1.    Com quantos anos você começou a escrever?

Sempre gostei de Língua Portuguesa, era minha matéria preferida na escola. Tudo começou fazendo redação.

2.    O que levou uma fotografa a se tornar uma autora de livros infantis?

Primeiro sou mãe!!! E, sou uma mãe absolutamente coruja. O mundo das crianças é encantador, é puro repleto de acontecimentos alegres e divertidos! Fotografo gestantes, bebes, crianças! Uma coisa leva a outra!

3.    Como mãe e autora, em sua opinião, o que fazer para a criança de hoje ter interesse pela leitura?

Acredito que os pais devem incentivar desde pequeno. Devem fazer da leitura um momento de diversão! Tudo se consegue com uma criança, quando colocamos uma pitada de diversão e amor, curiosidade, respeito e carinho.

4.    Quando você era pequena você gostava de ler e qual era seu livro favorito?

Quando pequena adorava gibis!! rsrs Lia as histórias e copiava os desenhos, reproduzia-os em tamanho maior. Era meu passatempo preferido: desenhar! Meu Pai também colaborou, me deu uns livros divertidos. Lí Pequeno Principe e lembro da história até hoje. Aprendi com esse livro que nos tornamos responsáveis por aquilo que cativamos.

5.    Quando você lê um texto produzido para criança o que você quer encontrar?

Quero encontrar uma mensagem, um ensinamento por mais simples que seja.

6.    O livro “Se o dinheiro falasse” é narrado por uma nota de dois reais. Como surgiu essa ideia?

Tenho um filho de 8 anos , o Matheus, ele está terceira série, aprendendo a usar dinheiro. Foi justamente por viver essa fase com meu filho, que criei a história. A ideia veio de repente!

Através da brincadeira que a história passa, as crianças conseguiram perceber o valor de uma nota e da outra. Conversei com meu filho, tive a opinião dele que foi muito positiva e, também com muitas outras crianças da escola que ele estuda! Eles se divertem e ao mesmo tempo entendem o valor do dinheiro.

7.    Qual mensagem você quis passar com o livro “Se o dinheiro falassse”?

Mostrar o valor das notas. As crianças dessa idade percebem que raramente damos uma nota de cem reais a eles... é muito mais fácil eles terem as notas de dois reais. Queria que eles tivessem a noção que é preciso, várias notas de dois reais para chegar a cem reais e pelo contato que tive com varias crianças, a nota de dois passou a ser esperada nas mesadas!!! Tem criança que me aborda até hoje e me diz que já conseguiu juntar dezesseis notas de dois reais, ou outro que diz que tem vinte e dois notas de dois reais e isso leva a criança a contar quanto dá tantas notas de dois reais. Algumas professoras já incluiram esse texto em prova na escola! Enfim, foi bem proveitoso.

8.    Seu segundo livro chama-se “Bia, a Vela”, como surgiu a ideia de fazer um livro sobre uma vela?

Essa história escrevi há vinte anos atrás! Como disse, eu gostava de fazer redações, e uma delas foi essa. Não era para escola, foi só pra mim mesma. Escrevi exatamente num dia que acabou a luz, aí a gente fica sem o barulho da televisão, sem interferência de nada e a cabeça começa a criar... rsrs

9.    Para você, até agora, qual foi a melhor parte de lançar um livro?

O contato com as crianças! Eles são verdadeiros, falam o que sentem, o que pensam, não precisam fazer média e isso não tem preço. O retorno deles é muito bom.

10. Alguma dica para quem está começando no mundo da literatura agora?

Sim, ler e escrever faz bem a mente! É muito bom sair um pouco da internet, da TV, da loucura de informações que temos dos mais variados tipos.

Ler é uma delícia, chego a chorar lendo, ou dar gargalhadas de monte com alguma história e também aprendo com livros de médicos que estudam a vida inteira e relatam nos livros o que conquistam com seu trabalho. Adoro esse tipo de leitura. Meu autor preferido é o Dr. Augusto Cury. Ele fala muito de educação de uma maneira bem abrangente.

11.  Agora, deixe um recadinho aos seus leitores
Meus leitores queridos, cada linha que escrevo penso se vou conseguir despertar sua curiosidade, sua vontade de ler até o fim pra saber o que vai acontecer! Penso se vou conseguir arrancar um sorriso de vocês, mas acima de tudo o que realmente importa é que você goste de pegar um livro e descobrir o que tem nele, que história ele conta, onde ela acontece, o gostoso é viajar na imaginação. Imaginar as cenas, os personagens é o segredo de gostar de ler!

Leiam, façam parte da aventura de cada livro, de cada história. Escolham um horário nem que seja um pouquinho antes de dormir, e leiam! Um beijão a todos!

Ah! Só por curiosidade, você aí que está lendo, tem uma nota de dois reais!?!?!?

Renata Cardoso

Obrigada Renata, pela entrevista!!

Para quem quer presentear uma criança nesse Natal, os livros da Renata estão à venda aqui (Se o Dinheiro Falasse) e aqui (Bia, a Vela).



7 comentários

  1. Oi,

    Adoro livros infantis!!! Esses eu não conhecia, vou ler sua resenha e dar uma lida na entrevista da autora.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei a entrevista! A Renata é muito simpática!!
    Beijos
    Line
    http://www.viciodemenina.com.br

    ResponderExcluir
  3. Aii que fofa que a Renata é, eu me lembro quando você resenhou o livro Se O Dinheiro Falasse, a agora achei o maximo descobrir que ela escreveu o livro inspirado no prorpio filho que está aprendendo sobre isso! Aposto que varios pais também se sentem assim, e um livro que além de ensinar diverte é a melhor maneira de aprender alguma coisa *-*
    Parabéns por esse trabalho linda Renata, continue escrevendo para as crianças pois eles também merecem lançamentos otimos, e muito incentivo a leitura!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  4. Adorei a entrevista e a historia dos livros; queremos saber quando será o proximo lançamento e que história sera???

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Adorei os livros, não podia ser diferente, conheço a Renata à alguns anos e tudo que faz é com muito amor e carinho, grande amiga, valeu conhece-la...

    Parabéns, queremos mais livros.
    Abraços

    Keller

    ResponderExcluir
  6. Adorei a entrevista e conhecer um pouquinho mais sobre a autora.
    Ainda não li a resenha do livro, mas vou procurar e ler, parece ser bem interessante e eu adoro livros infantis e meus sobrinhos tbm.

    Bjok

    ResponderExcluir
  7. Linda entrevista!!!!! Os livros são uma graça e penso q. como o Pequeno Principe, ele pode e dever ser lido em varios momentos da vida. Qtos de nós, em muitos momentos quermeos ficar "escondidos" em nossas gavetas?????? Qtos de nós ja fizemos um pré julgamento de uma pessoa pelo o q. ela tem,pelo seu valor, como a nota de R$100????????????? Parabéns Renata!!! Queremos o próximo!!!!!
    Abraços, Nany

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!