Resenha Internacional: Victoria and the Rogue - Meg Cabot - Viaje na Leitura

19/12/2011

Resenha Internacional: Victoria and the Rogue - Meg Cabot

Livro: Victoria and the Rogue
Série: Não há
Autor: Meg Cabot
Editora: HarperTeen
Categoria: Literatura Internacional | Chick-lit| Romance Histórico 
ISBN: 978-0060005535
Páginas: 256
Lançamento: 28 de Dezembro de 2004 (EUA)
Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥





"Victoria – Growing up in far-off India, wealthy young heiress Lady Victoria Arbuthnot was accustomed to handling her own affairs — not to mention everyone else s. But in her sixteenth year, Vicky is unceremoniously shipped off to London to find a husband. With her usual aplomb, however, Lady Victoria gets herself engaged to the perfect English gentleman, even before setting foot on British soil. The Rogue – Hugo Rothschild, ninth earl of Malfrey, is everything a girl could want in a future husband: he is handsome and worldly, if not rich. Lady Victoria has everything just as she d like it. That is, if raffish young ship captain Jacob Carstairs would leave well enough alone. Jacob s meddling is nothing short of exasperating, and Victoria is mystified by his persistence. But when it becomes clear that young Lord Malfrey just might not be all that he s professed to be, Victoria is forced to admit, for the first time in her life, that she is wrong. Not only about her fiance, but about the reason behind the handsome ship captain s interference."


Acho que vocês já perceberam que sou muito fã da Meg Cabot, uma vez que estou resenhando, novamente, um livro dela. Porém, este aqui não foi lançado no Brasil e nem há previsão - uma pena, porque a história é realmente deliciosa! E é romance histórico!



O primeiro contato do leitor com o livro, normalmente, é pela capa. E, julgando pela capa, eu poderia jurar que esse livro era infantil. Não Young Adult, infantil mesmo. Fui apenas eu que tive essa impressão? Acho que isso se deve ao penteado da garota sentada no banco (que é Victoria) - mas depois de ler o livro, pude perceber que a capa, assim como seus elementos (a garota, suas roupas e penteado...) condizem com o livro e a personalidade da personagem principal.

O título "Victoria and the Rogue" é algo como "Victoria e o Trapaceiro" - conta a história de Victoria, uma garota órfã de 16 anos que viaja da Índia para a Inglaterra para viver com a família de sua outra tia, uma vez que não era adequado que a filha de um duque fosse criada em uma casa com três homens solteiros. Durante sua viagem de navio, ela conhece o Mr. Malfrey - ele pede sua mão em casamento, e ela aceita. Esta já é a cena inicial do livro - você pega o bonde andando, o que é sempre um bom começo. Porém (e um lindo, porém), o capitão do navio, Jacob Carstairs, parece não gostar muito do noivado de Victoria. Aliás, ele está sempre implicando com Victoria e se metendo em sua vida - ou seja, se metendo onde não devia!

Admito: até metade do livro, eu pensava em desistir da história. Apesar de ser super curto, demorei mais ou menos oito dias para chegar até a metade do livro. Começava em um dia, abandonava por uns dois dias, voltava, lia mais um pedacinho... Porque, assim como muitos livros de Cabot, ele é previsível - porém, este aspecto normalmente não influi negativamente nas histórias da autora, por culpa de seu jeito peculiar de construir a ponte entre o início e o final, dois pontos que já conhecemos. Mas neste livro, até metade, achei uma lengalenga só. Victoria fica reclamando de Jacob, Jacob fica provocando Victoria, Victoria se diz apaixonada por seu noivo e nega toda e qualquer insinuação de que ela e Jacob estejam gostando um do outro - o que é mais do que óbvio para o leitor. Isso me lembrou um pouco o livro "Todo Garoto Tem", onde ocorre a mesma lengalenga, porém, diferente de em "Todo Garoto Tem", na metade da história o livro vai de regular à não quero-mais-parar-de-ler. Se demorei oito dias para chegar à metade, a outra metade li em apenas uma noite, não consegui dormir enquanto não soubesse o final da história!

Victoria nasceu para ajudar as pessoas. Ela organiza a vida da família de sua tia, dá conselhos... Está sempre preocupada com todos e ela mesma admite que sua melhor qualidade (ou pior defeito) é este: ajudar a todos. Mesmo quando eles não querem, mesmo quando eles não sabem que precisam de ajuda. Esta é Victoria. Uma garota de muito mais ação do que palavras, ela não é uma típica dama do século XIX - tem personalidade, atitude e não espera as coisas acontecerem, as faz acontecer. Apesar de tudo isso, Victoria é muito ingênua - tenho certeza que é culpa de sua idade. Afinal, quem não é um pouco ingênuo com 16 anos? Por culpa dessa característica, muitas atitudes de Victoria no livro te deixam com vontade de tacar o livro longe. Acorda para a vida, garota! Mas ela é uma boa personagem para ser o foco principal da narração, que é em terceira pessoa.

O livro me arrancou algumas lágrimas, sorrisos, grunhidos de frustração. É assim que eu gosto! Um livro que consiga fazer você sentir alguma coisa (que não seja tédio) sempre merece alguns pontinhos a mais. Mais uma vez Meg me ganhou pela personalidade de seus personagens, pelo mocinho que, mais uma vez, é a reflexão de tudo o que eu espero de um garoto (ou seja, faz as coisas por si e sabe como agradar a mocinha mesmo que nem ela saiba que tal atitude a agrada), e, claro, pelas situações inusitadas em que coloca seus personagens!

Ainda que eu tenha achado que o final poderia ser prolongado (poxa, eu não queria me despedir de Jacob!) por, pelo menos, um capítulo, esse desejo é puro capricho e não necessidade. Após terminar a leitura, garanto que valeu a pena eu não ter desistido do livro, apesar do início repetitivo (tão repetitivo que chega a ser chato). Quem gostou de "Pode Beijar a Noiva" e "A Rosa do Inverno" com certeza irá achar em "Victoria and the Rogue" uma leitura muito prazerosa!



Ni tem quinze anos é estudante do ensino médio adora chick-lit, romance e ficção científica!
Geminiana, leitora compulsiva, dramática. Gosto de chuva, sol, perfumes, idiomas e amo viajar - seja by plane, bus, car ou books. Tenho cabelos vermelhos, um coelho, um blog e muitos livros! 
Redes Sociais da Ni :

12 comentários

  1. Não tinha ouvido falar do livro ainda. Pela capa eu também o julgaria como um infantil. Que pena que não há previsão de lançamento qui no Brasil, pois apesar das dificuldades de leitura que você teve, ele parece ser um bom livro, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha!
    Não sou muito fãaaa da Meg, mas acho que é por falta de oportunidade!

    Li apenas 3 livros dela: Tamanho 42, 44 e o Diário de uma Princesa!

    Acho que vou me aventurar mais!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi

    Eu jurava que era um livro infantil. De verdade. Adoro romances históricos, então vou ver se consigo ler esse. Pena que não tem previsão de lançamento no Brasil. Vou ler em inglês mesmo!

    Gabi

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito da série O Diário da Princesa, este livro deve ser ótimo também.

    Gostei!

    Abraços!

    Pri
    http://laviratta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Acabei de me conectar a vocês como sou nova no assunto blog, gostaria me fizessem uma visita e opinassem, obrigada!
    Dany

    ResponderExcluir
  6. Amei a resenha do livro, ainda não conhecia esse, mas os livros da Meg são sempre incríveis n´[e?
    Pena que eu tenha que esperar sair em português.

    Bjok

    ResponderExcluir
  7. Aiii nem dá para notar que você adora a Meg, queria tanto poder ler mais livros dela, mais não tenho oportunidade, porque a maioria deles tem um precinho um pouco mais alto, e não conheço ninguém que tenha eles para emprestar....
    Quanto ao livro, achei o enredo meio o de sempre mesmo, mais como é a diva que esta escrevendo alguma coisa de diferente tinha de ter né, achei legalzinho isso de ser um romance histórico e tals ;D A capa nova resenha sua desejo mais ainda ler um livrinho que seja dessa autora *-*
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  8. tambem nao tinha ouvido falar, mas parece ser bom! e impressionantes quinze anos da escritora!

    ResponderExcluir
  9. Oi,

    Adoroooo Meg tb, pena que vai demorar a chegar aqui né?!
    Outro livro dela que estou atraz é Abandon...

    beijoss
    http://dailyofbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li nenhum livro da Meg, sim eu sei incrível, mas é que eu quero ler a série mediadora e ainda não encontrei a versão normal por preços bons (putz reclamei em três commets de preços rs)...mas já li contos dela...

    Td vez que vejo uma resenha de livros em inglês lembro que tenho que tomar juízo e ler pelo menos um meu rs.

    Miquilis:
    Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  11. Mais um livro da meg pra eu colocar na lista. Um dia conseguirei ler tudo que ela escreveu mas estou longe.
    Espero que não demore tanto pra ler este livro. Já teve um livro da Meg que fui arrastando a leitura, é tenso.

    ----Leituras & Fofuras----
    www.leiturasefofuras.com.br

    ResponderExcluir
  12. Ainda não me animei e ler nada que a Meg lançou como Patricia Cabot! rs... Preciso mudar isso!
    beijos
    Camila - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!