Os Guardiões - Liana Zecca - Viaje na Leitura

21/01/2012

Os Guardiões - Liana Zecca


Livro: Os Guardiões
Autor: Liana Zecca
Categoria: Ficção | Literatura Nacional
Editora: Livros Ilimitados
Páginas: 158
Lançamento: 2011
Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ 

Onde comprar:
Livros Ilimitados: Impresso | E-book | Livraria da Travessa:Impresso | Livraria Cultura: Impresso | Livraria Saraiva: Impresso


Sinopse: Adélia é uma mulher que sente um grande vazio, ao fazer um balanço de sua vida. Tem um sentimento de inadequação por acreditar que as pessoas vêm ao mundo para cumprir uma missão e algo dentro de si lhe diz que ainda não encontrou o seu verdadeiro destino. Meio século de uma vida que não a deixava muito feliz: considerava-se uma pessoa errante em quase todas as escolhas que fizera − de amigos a amores. E para piorar, ainda era vítima de pesadelos recorrentes, que nunca se completavam. De repente, num chamado insólito e irresistível, decide fazer uma viagem ao Peru e, de lá, arrumar um bom guia que possa levá-la até o Equador, baseando-se num roteiro improvável, traçado por ela mesma, em que terá de passar pelo meio de montanhas e florestas, numa viagem que não sabe ao certo quando terminará e quais perigos terá de enfrentar. A partir do momento em que inicia aquela jornada sem retorno, ao lado de seu guia Chaski (“Mensageiro” na língua Quíchua), muitos segredos vão sendo desvendados a Adélia, de uma maneira surpreendente: desde os que envolvem o seu coração; até a essência de um povo ancestral, do qual descobre ter sido uma destemida guerreira, protegida por três guardiões: dois raros lobos brancos e um gavião real. Toda jornada envolve perigos e um certo grau de imprevisibilidade. Não é diferente com Adélia, que, mesmo que à custa de muito sofrimento, finalmente encontra um sentido pleno para sua existência.


Acho que todo mundo já se fez aquela pergunta: Qual o significado da minha vida?
Com esse questionamento, Adélia tenta se encontrar, mas não no Brasil, e sim no Peru. Quando ela perde seu cachorro Bruno, percebe que sua vida não está completa... Falta alguma coisa. E de repente vem uma vontade de ir para esse país, conhecido pelas suas civilizações antigas. Ela nunca se casou e muito menos encontrou um grande amor, e a única pessoa que realmente tinha algum significado na sua vida era Agnes, sua prima-irmã.
Ela então parte para o país com apenas uma mochila e com um desejo: O de se encontrar. O que Adélia não esperava, era encontrar o grande amor da sua vida e de outras também. Chaski, seu guia, irá leva-la para seu destino e no caminho grandes mudanças acontecerão.

A autora pesquisou muito sobre o país, como ela mesma fala durante a apresentação: Os pontos turísticos, rios, matas e etc. Tudo foi bem explicado e detalhado. É muito bonito ver a evolução de Adélia, de uma simples pessoa impulsiva que gostava de aventura, a uma guerreira determinada a tudo para proteger seu povo.
Chaski, o seu guia durante seu percurso, no começo é um cabeça-dura e faz de tudo para provar que Adélia não é capaz de seguir em frente, mas com ela mostrando tanta coragem e determinação, acaba amolecendo.
Gostei da maneira como a estória foi concluída, ela nos mostra grandes valores que os seres humanos estão perdendo: O cuidado com nosso planeta e nossa mãe-natureza.
Sei, eu sempre vejo notícias nos jornais e sim há gente disposta a fazer algo a favor. Mas em compensação, há mais pessoas poderosas querendo lucrar por cima de tudo. Fora nossa população indígena, que está perdendo seus valores e tradições. A mensagem que o livro transmite é linda, inclusive há um poema nas últimas páginas.

Recomendadíssimo, e lembrando que está rolando sorteio de dois exemplares no blog. Para participar clique aqui!



Andressa Leite tem dezoito anos e é estudante de Jornalismo. É colunista no Viaje na leitura como resenhista. Um de seus autores preferidos é a J.K Rowling. Acompanhe ela no Twitter: (@stonesandmilk).





6 comentários

  1. Olá,Andressa! Gostei muito da tua resenha, você como leitora conseguiu entender bem a mensagem que quis passar, e para um escritor esse é o melhor presente.
    Beijos e muito obrigada.

    Liana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço Liana pela oportunidade em ler o livro \o/. Gostei muito.

      Excluir
  2. Gostei da resenha andressa!

    Parece emocionante mesmo. quero ganhar.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Gostei do livro, da resenha e os livros querendo ou não sempre nós passa um lição de vida. E pelo visto esse livro dá uma linda mensagem no final.

    beijos e até...

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha e olha que bons livros sempre passam uma mensagem.

    A capa chama a atenção e nunca pensei que a trama se tratava disso.

    beijos e até...

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!