Todo Bookaholic... #2 - Cuida (bem) de seus livros? - Viaje na Leitura

20/01/2012

Todo Bookaholic... #2 - Cuida (bem) de seus livros?


Olá viajantes!!!
Bom, acho que preciso me apresentar primeiro antes de falarmos qualquer coisa. Meu nome é Carina Rissi, sou autora e bookaholic assumida. Ainda não descobri qual desses títulos (autora ou bookaholic) levaram a Thais Turesso a me fazer o convite para participar desta coluna. Seja ele qual for, fiquei mais que feliz em aceitar. Feitas as apresentações, vamos falar de livros.


               Se você é um(a) bookaholic é provável que tenha uma grande exorbitante, descomunal, mas ainda assim não tão grande quanto gostaria pilha de livros em sua casa. A gente gasta uma grana na compra desses linduxos mas, às vezes, não damos a eles o cuidado que necessitam. Guardar os livros em caixas é um erro cometido por muita gente cometi esse erro e me arrependo até hoje. Além de pragas como traças e bolor por estarem armazenados em ambiente sem ventilação, estão sujeitos a perigos mortais como... hã... digamos, uma filha de três anos armada até os dentes com giz de cera ainda dói lembrar o estado em que encontrei meu Orgulho e Preconceito. Acho que não superei isso ainda!.
  • Estantes e prateleiras são os lugares preferidos dos livros, que sempre devem ficar de pé, retinhos pra não amassar nem arrebentar as costuras, longe da luz do sol direta pra não desbotar ou empenar, e de preferência em uma parede interna da sua casa.
  • Se sua estante está em uma parede externa tente mudá-la de lugar por uma que não sofra com a ação do clima. E na limpeza, só flanelinha seca, tá?
Com esses cuidados você terá seus livros por muito mais tempo o que significa que não precisará comprar um novo exemplar daquele livro que você tanto ama (Orgulho e Preconceito, por exemplo, que foi sumariamente assassinado) e poderá usar a grana para a compra de novos títulos, com mundos novos e maravilhosos que farão você literalmente viajar!

 Aproveite as ofertas e sugestões abaixo, para acomodar seus filhinhos ops livrinhos! Clique nas imagens para ir ao site da oferta!

Livreiros





Enfim, são tantas opções que fica difícil escolher qual é a mais atraente, mas aproveite o Buscapé e vá direto na sua oferta!


Beijocas!!!


Carina Rissi é escritora e bookaholic assumida. Colunista da seção “Todo Bookaholic”, trará dicas mensalmente, sugestões e curiosidades sobre esse fantástico universo.





17 comentários

  1. Eu uso um livreiro, dentro de casa, o problema é que ele já está lotado, com livros deitados e ainda tem mais livros na mesa do meu computador O: KKKKK
    E eu sempre limpo eles com um papinho seco *o*
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas Carina!
    Confesso que por um bom tempo os meus ficaram num lugar super apertado no meu guarda-roupa. Sabe aquele lugar destinado (normalmente) a sapatos? Aquele lugar quadradinho que não cabe nada? Pois é. Os meus ficavam lá.

    Não pense que eu queria! Não, não. Minha mãe é que achava que eles estavam bons lá. Não ocupavam espaço.
    Mas ela mudou de opinião no dia que eles praticamente se revoltaram saltando para o chão.

    E eis que surge o final feliz: ganhei uma estante. *---*

    Ela é bem parecida com a 3ª que você colocou aí.

    Infelizmente ela já está lotada porque além de livros eu coloquei ursinhos e outros trequinhos que ocupam um lugar especial no meu coração. (tralhas, para algumas pessoas.rs)

    Bom, eu tento cuidar muito bem dos meus livros, até pensei em encapá-los com contact. Mas depois de estragar para todo o sempre sem reparação (ou seja,deixar ondas com o papel na capa) eu parei.
    Mas agora pretendo voltar a fazer isso, tentar de novo.

    Pelo menos sei que durarão mais!!!

    beeijos

    Bia | Blog Livros e Atitudes

    ResponderExcluir
  3. Dicas preciosas!
    Quem ama cuida, né.
    Infelizmente, minha estante é pequenina demais.
    Vou ter que adquirir outra.
    Quero que meus livros vivam no conforto.

    Obrigada pelas dicas, Carina.

    ResponderExcluir
  4. Ahhhh, preciso de uma estante T-T, não cabe mais livros em lugar nenhum,kkkkk. Bjs, obrigada pelas dicas =D.

    ResponderExcluir
  5. Ah, não me mostra isso! Tô precisando de uma estante urgente! AS minhas duas já nao dão mais conta dos livros que tenho aqui. Mas, vou aguardar, quero comprar uma bem legal, mas falta de grana =/
    Começo de ano sabe como é...

    Beijos
    lili

    ResponderExcluir
  6. Vou comprar uma estante nova mês que vem, e vai ser bem aquela marrom ali, vai ser uma acontecimento e tanto!

    ResponderExcluir
  7. aaaamei as dicas! Infelizmente eu ainda não ganhei uma estante decente e meu status de menor desempregada não me permite comprar uma por conta própria! Eu tenho uma escrivaninha com alguns espaços em baixo e é lá onde eles ficam, Com alguns espalhados pela prateleira cor-de-rosa que eu tenho desde os 7 anos hahahahah eu sempre tento manter eles limpos, já sofri pelas traças e nao pretendo repetir a dose!!
    Beijos

    http://blogcabelosaovento.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu quero de presente de aniversario uma estante porque eu não tenho uma. Eu adorei a dica, mas por enquanto os meus livro vivem migrando entre caixas e ar fresco e uma limpeza. Eu necessito de uma estante de preferencia preta.

    Adorei a postagem e as dicas.

    ResponderExcluir
  9. Ótimas dicas... meus filhinhos estão em duas prateleiras (que já estão ficando pequenas demais)... todos devidamente protegidos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Acho que como todo mundo minha estante esta pequena, mas bem cuidada!! Eu guardo todos bonitinho de pé e fora do alcance do sol, só que preciso de mais estantes pela casa para guardar todos os meus preciosos rs

    https://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  11. Posso publicar este post no meu blog?

    http://loucaporlivros.webnode.com/

    Ficaria muito feliz, deixo meu e-mail para ter a resposta.

    van_verg@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa,

      Está autorizada a publicar, não esquecendo de colocar os créditos como fonte este link, ok?

      Que bom que gostou!

      Leia o primeiro Todo Bookaholic >>> http://www.viajenaleitura.com.br/2012/01/todo-bookaholic-1-pesquisa-antes-de.html

      Pode reproduzir desde que, tenham os créditos, me avise quando postar!

      Abraços!

      Excluir
  12. Ah *-* Eu guardo os meus no rack da sala, é um espaço bem legal e tem uma portinha d vidro que eu abro as vezes pra eles respirarem, mas pena que ja não cabe nem uma pena :/ E na minha casa não tem espaço pra livreiro, acho que vou ter que pedir pra mamis aderir as boas e velhas prateleiras, hehe.

    ResponderExcluir
  13. Adorei as dicas!!
    Os meus livros, coitados, estão pulando de canto em canto até ter o seu definitivo canto. Eu antes colocava eles numas prateleiras do guarda-roupa, isso era quando eu tinha uns 15. Ai quando passei dos 30, tive que arrumar outro lugar, foi então que resgatei uma estante velha, mal acabada(que me serviu por uns três meses e sou grata a ela, mesmo me fazendo mal), e deixei todos os meus 50 livros lá. Eu limpava os meus bebês todo mês, e mesmo assim percebia que estavam ficando sujos e só quando minha mãe disse que era por causa da estante, fiquei revoltada, mas dava o meu jeitinho. Até que umas três semanas soltei a bomba, melhor explodi, dizendo que precisava de uma outra estante. Atualmente meus livros estão todos no guarda-roupa de novo. Onde não tenho lugar mais para por! Yeah uma ótima história que ainda não teve um final haha'
    Mas mesmo com toda essa loucura, cuido muito bem deles, e ainda terei a minha estante digna =D
    Um beijo enormee

    Ana Magiero
    Garota Sonhadora Em Livros

    ResponderExcluir
  14. Aiii adorei as dicas apesar de eu não cometer nenhum desses erros fatais ali citados :P
    Bem como eu não tenho espaço em casa para um livreiro tenho prateleiras, e tenho que confessar até fim do ano passado, tinha apenas duas uma pequena e uma grande, então não entravam todos os livros ficavam empilhados como dava. Mas agora tenho sete novas prateleiras, três grandes e quatro pequenas :D ficou tão lindo *-* e agora sim meus livros tem espaço para ficarem como tem de ficar e claro, tem espaço para as futuras compras xD
    Já a limpeza deles faço uma vez por mês e por muita sorte não sofro com nada de bicho comedor de livros. O local onde eles ficam é proximo a janela, então sempre ficam bem arejados e sem bolor!
    Já falei que adooooro essa coluna? *-*
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  15. Ameiiii as diquinhas!
    Carina seja bem vinda! Assim como Perdida sua coluna "Todo Bookaholic" será um sucesso!!!
    Beijos
    Line

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!