A Dama da Ilha - Patricia Cabot - Viaje na Leitura

17/03/2012

A Dama da Ilha - Patricia Cabot

Livro: A Dama da Ilha
Autores: Patricia Cabot
Editora: Planeta
Selo: Essência
Categoria: Literatura Internacional | Romance Histórico
ISBN: 9788576657354
Páginas:  320
Lançado: 2011
Classificação:  ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Pesquise menor preço   (De: 21,38  Até: 34,90)


Sinopse:
Romance e aventura numa apimentada história. Patricia Cabot retorna com mais uma história apimentada e cheia de humor que se passa na época vitoriana.  Dr. Reilly Stanton, o Marquês de Stillworth vai até a remota ilha escocesa de Skye para provar à sua ex-noiva que pode ser um homem de valor. O que Reilly não sabe é que seu novo patrão, Lorde Glendenning apenas o contratou para tirar Brenna Donnegal do exercício da medicina. Brenna, uma mulher à frente de seu tempo, aprendeu o ofício médico com seu pai e mesmo após a viagem deste para a Índia ela continua na ilha ajudando a população. Apesar de muito diferentes Reilly e Brenna acabam descobrindo que partilham muito mais do que o amor pela ciência...


Sou apaixonada pelos romances históricos que a Patricia Cabot (pseudônimo de Meg Cabot) escreve. Os livros Aprendendo a SeduzirA Rosa do Inverno,  e Pode Beijar a Noiva são exemplos do quanto admiro o trabalho da autora.


"A Dama da Ilha" tem todo o seu enredo e história narrados em uma pequena ilha denominada pela autora de Skye. Esta ilha possui poucos habitantes e a maioria pobre, então imaginem o espanto da família e amigos do Dr. Reilly Stanton (oitavo marquês de Stillworth) ao verem o mesmo despachando seus pertecences e rumando para uma pequena, desconhecida e inóspita ilha. Por puro capricho! O doutor estava cansado  de ser visto pela sua ex-noiva Christine como um simples marquês rico e sem identidade própria, ele iria provar para a amada o quanto ela estava errada, iria para a remota ilha "salvar vidas" (em seu consultório nada havia de grave para ser curado) e mostrar a sua importância na vida dela e para o mundo.

A sua chegada é fenômenal, assim ele pensou, mas ao tentar salvar o bêbado que se jogou ao mar, o mesmo estava aparentemente morto. Eu disse aparentemente, porque o "susposto morto" até então, não tinha morrido e escapava de suas bebedeiras com vida, graças a intervenção da Senhorita Brenna.
O doutor Stanton ficou maravilhado ao ver a moça (que ele imaginou ser feia pelo nome, que moça bonita tinha o nome de Brenna?) e suas habilidades médicas salvar o "suposto defunto", hilário.

O que não passou pela mente do doutor era o quanto a senhorita Brenna estava irada e muito irritada com sua presença na ilha, quem o doutor pensava que era para vir e retirar seus pacientes? Ela foi imediatamente reclamar com Lorde Glendenning, supremo da ilha (que era louco de amores por Brenna, mas a mesma o repudiava) e ele não aceitou sua reclamação, ele contratou o doutor  e ponto final. O Dr. Reilly Stanton foi habitar e cuidar de seus pacientes por um baixo salário na ilha (mesmo sendo marquês, fato que escondeu de todos) para provar seu amor e utilidade para com a noiva, mas ele não imaginou que poderia esquecer da mesma e encontrar um verdadeiro amor.

Brenna era uma mulher excêntrica, bela e maravilhosa, mas que tinha manias reprováveis na época, como o hábito inaceitável de usar calças compridas. Mas era doce e carinhosa com seus pacientes, seu único objetivo era descobrir como se dava a contaminação por cólera, concluir a teoria do pai, que a doença não se dava por miasmas, mas por outro modo (que ela descobriria) e salvar vidas, pois logo a doença dizimaria mais habitantes como fizera no ano que se passara. Batalhadora e determinada. Mas porque Lorde Glendenning contou a Reilly que ela possuía estranhas manias de perambular por sepulturas quando todos dormem e recolher terra de cemitério? Surreal.

O livro é baseado nas epidemias de cólera que aconteceram por volta de 1831 até meados de 1850 e foi muito pior nas aldeias costeiras. A doença vitimou milhares de pessoas, pois pesquisadores acreditavam que a contaminação se dava pela sujeira (fitogenia) e transmitida por gases tóxicos invisíveis (miasmas). Mesmo após um incidente com uma bomba de água, eles custaram a acreditar na verdadeira maneira que ocorria a contaminação.

Por vários motivos não posso deixar de elogiar a obra da autora, que além de surpreendente e apaixonante, traz à tona cenas emocionantes de amor e vida. De cuidados com quem se ama e com a profissão. O livro mostra facetas de pessoas, que um dia marcaram nossa história, são pessoas que desistiam de casamentos, família e lar, para se aventurarem no desconhecido, procurando soluções para os diversos males enfrentados. Não ocorreu apenas no passado, atualmente existem várias "Brennas" preocupadas em encontrar respostas e solucionar doenças, e sonham em encontrarem possíveis curas. Fico encantada com a narrativa da autora, leve e engraçada, nos faz rir mesmo se tratando de assuntos sérios, e admiro ainda mais sua criatividade em misturar ficção com a realidade. Simplesmente, brilhante!

11 comentários

  1. Eu gostei muito da capa desse livro e estou muito curiosa para ler por causa da resenha, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Oi, xará

    Nunca li nada da sutora, e gostei muito dessa resenha, é o tipo de história que me agrada muito. E a capa é mto bonita tbm.

    Bj

    ResponderExcluir
  3. Nossa que legal , adoro históricos, nunca li de livraria, sempre li históricos de banca. Espero remediar isto logo.

    ResponderExcluir
  4. Thaís,

    Sou doida pra ler este livro. Fico procurando promoções, mas nada ainda. Ó céus!!! Brenna deve ser muito doidinha. Adoro estas personagens para esta época, quebrando paradigmas. Aumentou minha vontade. Vou ter que encarar os preços.
    Beijos
    Tesouro Literário

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus, como sou doida pra ler esse livro! Amei a sinopse dele quando vi e queria muito ler algum livros dessa autora, porque ainda não consegui ler nenhum. Esse em especial me chamou muito atenção e eu queri ler. Amei a resenha. Muito boa!

    ResponderExcluir
  6. Achei a capa bem diferente das que estou habituada a ver da Meg e da Patricia. A história é bem legal mesmo! Brenna é uma heroína que exige respeito,kkk
    Quero ler \o/.

    ResponderExcluir
  7. Oi Thais
    adoreeei a resenha..to louca por esse livro..adoroooooo romance historico e claro não posso deixar de comentar sobre a capa né LINDA!!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Eu adoreeeei esse livro! Resenhei há pouco tempo lá no blog *-*
    Me encantei pela história e pelos personagens. O Glendenning é fantástico hahaha

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  9. oie,
    li e achei bem legal. Adoro a escrita da Meg nos livros históricos, sempre são divertidos. ^^
    beijos.

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho um intensa vontade de ler os romances históricos da Cabot’ Fiquei encantada com a estória do livro, acho super criativos os romances que misturam realidade/ficção. Curiosa para ler esse e os outros romances históricos da Meg ^^

    ResponderExcluir
  11. Nossa achei linda a capa do livro. Acho que eu sou um ser alienigena aqui na terra por não ler os livros da Meg, ou seus tantos outros nomes xD A unica serie dela que li do A Mediadora, e até agora não li mais nada dela, nadinha. Mas isso esta prestes a mudar tenho que mudar....
    Quando ao enredo do livro fiquei encantada, pois como você disse existem varias Brennas nos tempos atuais, porém para ser como ela não é para qualquer um não, tem que ter força e garra.E acredito que os habitos da protagonista para a epoca é o que torna o livro divertido, pois para os dias atuais certas atitudes são até validas, mais outras... bem deixa para lá. Fiquei mega curiosa para ler esse livro, pois adoro romance e não acredito que nunca li nenhum desses que você citou lá em cima :/
    Beijos, adorei a resenha!

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!