Pantanáutilus - Ana Carolina Neves - Viaje na Leitura

05/03/2012

Pantanáutilus - Ana Carolina Neves

Livro: Pantanáutilus
Autor: Ana Carolina Neves
Editora: FTD
Categoria: Literatura Nacional
ISBN: 9788532276711
Páginas: 96
Lançamento: 2011
Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Pesquise menor preço (De: R$ 28,95 até: R$ 30,41)

Sinopse:
A menina vai passar férias na fazenda dos avós. É época de cheia, de rios transbordados e de estradas alagadas no Pantanal Sul. O avô é um personagem curioso, um pouco fazendeiro, meio poeta, meio inventor. Sua principal criação é um pequeno “submarino” de vidro, parecido com uma bolha de ar – o Pantanáutilus –, com o qual imagina explorar a planície pantaneira inundada. Acontece que, velho demais para a aventura, o avô encarrega a neta de fazer a expedição. Os tripulantes serão a menina e o bugio Macacaquinho; em seu caminho, eles encontram personagens incríveis e paisagens nunca antes visitadas. Um livro delicioso, que tem humor, suspense e fantasia.


Pantanáutilus é sinônimo de viagens ecológicas, descobertas inacreditáveis e de muita imaginação. A autora Ana Carolina Neves é Bióloga por formação e atualmente faz doutorado em Ecologia, Conservação e Manejo da vida silvestre.

A autora idealizou a criação desse livro em uma das suas viagens ao Pantanal quando fazia Mestrado. Em suas viagens que durou dois anos, ela visitava mensalmente o Pantanal e lá pesquisando as plantas aquáticas, nasceu “Pantanáutilus”. Um livro puramente ecológico, nacional e incrivelmente belo. A autora teve como incentivo o autor Manoel de Barros, que, teve sua obra apreciada e belamente criticada:


“Admirei o seu submarino que descobre a inércia. Tudo é vida de riacho e de água. Tudo dá ternura. Tudo: mosca, capivara, anta são substantivos de se ver e de se admirar.”

O livro é belíssimo, as ilustrações de Carlos Fonseca são inspiradoras e detalhistas ao extremo. É quase como que, estivéssemos presenciando as nuances de cores e sons do Pantanal. O glossário é fundamental para a compreensão de certas expressões e palavras utilizadas pela autora durante o percurso do livro.


Quem poderia imaginar o percurso de uma menina de dez anos dentro de um objeto denominado pelo inventivo avô de Pantanáutilus? E quem poderia desconfiar que seu único guia de viagem seria o “Guia para nada” escrito pelo avô Manu? Mas incrível ainda são as descobertas que a garotinha terá descoberto ao longo de sua pequena jornada ao lado de seu macaquinho bugio. Será que ela encontrará a resposta da charada que o veio Geraldo impôs?

É um livro quase poético, são textos engajados em harmonia e de escrita criativa e bela. Um livro nacional de uma autora que promete surpreender ao menino, alegrar a juventude e agraciar os adultos com um livro tão sábio e poético. Uma riqueza nacional.


Você poderá acompanhar os rascunhos da autora em http://www.ruderal.blogspot.com



9 comentários

  1. A capa parece uma aquarela de cores, é nacional, gostei de saber disso.

    ResponderExcluir
  2. O livro deve ser uma ótima pedida para presentear crianças, não? Se a leitura não for tããão poética, rs. Toda essa mensagem ecológica é bem legal. Beijos.

    @minha_estante - Minha Estante

    ResponderExcluir
  3. Gostei da história! Deve ser muito gostosa de ser ler, principalmente para o público infanto-juvenil. E o local onde é ambientado é bem original!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  4. Lendo a sinopse imaginei um livro infantil e ao mesmo tempo bem gostoso de se ler.
    Saudades do meu tempo de criança, kk
    Só que são meio poéticos? Então não é comigo kk

    Lipe Ralf
    meus-erros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Thais, que lindo esse livro. Adoro aventuras infantis, mas esse ainda resgata os laços de amor entre o avó e a neta. deve ser maravilhosa essa história. Linda resenha, bju

    ResponderExcluir
  6. Olha ai um livro que você vai viajar sem sair de casa. Adorei! Espero lê-lo um dia.

    =)

    ResponderExcluir
  7. Que livro incrivel, com certeza lê-lo deve ser uma descoberta maravilhosa de como é o pantanal *-* e com o auxilio das imagens, deve ser como se pudessemos estar lá!
    Achei super bacana a ideia da autora, de escrever um livro, que apresente uma das maravilhas do nosso país.
    Adorei esse livro, com certeza quando tiver a oportunidade vou querer lê-lo!
    Beijos, adorei a resenha
    :*

    ResponderExcluir
  8. Eu estou lendo ele e vai ter prova dele vai ser muito facil ele e incrivel gostei muito vou tirar 10 na prova.

    ResponderExcluir
  9. Já li o livro, em minha opinião a autora do texto dessa página fez uma boa resenha, porém (no meu ponto de vista) é literalmente o pior livro que já li nos meus vários anos de vida, uma história nem um pouco envolvente que gera interesse o suficiente para o leitor desmaiar em cima do livro.

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!