Resenha Internacional: Black Rabbit Summer - Kevin Brooks - Viaje na Leitura

15/03/2012

Resenha Internacional: Black Rabbit Summer - Kevin Brooks

Livro: Black Rabbit Summer
Autor: Kevin Brooks
Editora: Penguin Books
Categoria: Literatura Internacional
ISBN: 9780141910581
Páginas: 440
Lançamento: 1º de Julho de 2008
Classificação: ♥ ♥ ♥ 

Sinopse:
"Pete Boland was busy doing nothing that summer. Long, stiflingly hot, lazy days stretched ahead of him. Then she called. 'Listen, Pete . . . you know that funfair, up at the recreation ground . . . I thought we could all meet up . . . You know, for old times' sake.' But, where there are old times, there are old tensions. And as secrets, bitterness and jealousies resurface, five old friends are plunged into the worst night of their lives . . . Teenage readers will find it impossible to tear themselves away from this dark, tense and gripping new novel from award-winning Kevin Brooks."

Vou começar a resenha falando de minhas primeiras impressões sobre o livro. Começando pelo título: "Black Rabbit Summer". Pode não fazer muito sentido, mas tendo Rabbit no título, já me chamou a atenção ("aw! coelhos!"). Depois, a contracapa com a sinopse – ela é divertida, porque mescla fontes de cores e tamanhos diferentes, o que faz você ler a sinopse de uma forma bem engraçadinha! Sério! É uma sinopse de efeito! E depois, claro, as primeiras páginas, onde somos introduzidos a dois personagens que, pensei, seriam os principais: Pete e Raymond. São vizinhos e melhores amigos, e amizade deles até me lembrou um pouco a das garotas de Vampire Academy - é uma amizade forte, verdadeira, e onde Pete está sempre cuidando de Raymond. Raymond é um cara estranho: primeiramente, ele acha que seu coelho preto fala com ele. Ele ouve vozes em sua mente, e essa é a voz do Black Rabbit, que fala coisas como "olá", "obrigado", "o céu está bonito hoje”, "verde é refrescante como a água"... Coisas. Seus pais não lhe dão muita atenção e Pete só entrou na casa de Raymond duas vezes em toda a sua longa amizade. Mas tudo bem, ele não ligava para isso - tudo o que importava era a amizade dos dois.


O mote da história é um encontro promovido pela ex-paquera de Pete. Ela convida Pete e mais dois amigos para se reencontrarem você sabe emone dos "velhos tempos". Como Raymond também fazia parte do grupinho, na época, Pete o convida para ir também. Depois de se encontrarem em uma espécie de cabana que eles haviam construído há tempos (e depois de muita bebida e outras coisas...) todos vão a uma feira (música, comida, bagunça...), mas Pete acaba se perdendo de Raymond. E Raymond simplesmente não é mais encontrado. Na mesma noite, uma celebridade local conhecida de Pete, Raymond e o resto do grupinho também somem, e tem seu corpo encontrado nu, perto de um rio. Qual foi conclusão que todos chegaram? Raymond, o "mentalmente desequilibrado", o "esquisito", teria matado Stella. E é aí que Pete começa a fazer uma espécie de investigação, saindo em busca de seu melhor amigo.

É esse o tipo de mistério que eu adoro! Gostar dos personagens muito importantes para se manter interessado na história, por que qual seria graça de ir à busca de um personagem o qual eu não gosto e não senti compaixão nenhuma? O mistério é muito bem desenvolvido, assim como os personagens. Pete não é o tipo "garoto-de-16-anos-dando-uma-de-detetive", pelo menos não na maior parte do tempo. No início ele simplesmente começa a encontrar coisas e fazer conexões. Conversa com seus amigos para tentar entender o que aconteceu, e quando começa a notar comportamentos estranhos em cada um deles... Só vai tentando ligar os pontos. Na maior parte do tempo, ele mal sabe o que está fazendo. Até aí tudo estava muito bem - o fato de eu nem ter sentido falta do romance é uma observação importante, que me fez perceber que eu estava tão imersa na história que nem tive tempo de pensar nesse aspecto (e, olho, eu não duro muito tempo lendo livros que não são romances!). Porém, de repente você percebe que a história simplesmente muda seu rumo. Ao invés de termos como foco Raymond, o desaparecimento de Stella é o assunto dominante no livro - do início ao fim.

Senti que o autor perdeu um pouco o foco do livro, o que fez coque o final estivesse longe de ser satisfatório. Fui pesquisar se "Black Rabbit Summer" era uma série (porque aí tudo estaria explicado), mas não aquele é o final. Se olhar mais de perto, até posso dizer que foi explicado oque havia de errado com Raymond - ele simplesmente tinha alguns problemas - mas essa explicação não é satisfatória. Senti falta de um por que, de um motivo. Os que são apresentados não me parecem suficientes - eles foram simplesmente jogados no meio do livro, sem uma ênfase maior. O coelho, Raymond... O foco mais interessante foi esquecido!

Apesar de toda a ótima construção do livro, o final e essa mudança de foco fizeram com que o livro perdesse muitos pontinhos comigo. Ele é legal, dinâmico, conseguiu me prender até o final... Mas deixou a desejar. Li resenhas dizendo que esse não é o melhor livro do autor, então espero que um dia eu possa ler outros livros seus - um que tenha a mesma construção, narrativa, mas uma história um pouco mais "completa".


Ni tem quinze anos é estudante do ensino médio adora chick-lit, romance e ficção científica!
Geminiana, leitora compulsiva, dramática. Gosto de chuva, sol, perfumes, idiomas e amo viajar - seja by plane, bus, car ou books. Tem cabelos vermelhos, um coelho, um blog e muitos livros! 

Redes Sociais da Ni :

5 comentários

  1. Hum, não curti muito a história não, me pareceu confusa, sei lá. A capa é realmente super interessante e provavelmente me chamaria a atenção se visse numa livraria daqui.

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  2. Rabbit já me lembra Alice in wonderland logo você me deixou em desespero para ter esse livro @_____@

    http://himi-tsu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Ni

    Não sei se quero ler ou não... A história parece interessante, mas isso do autor perder o foco não me agradou muito. Odeio quando isso acontece.

    Vou pensar ainda e depois decido haha

    Adorei a resenha <3
    Gabi

    ResponderExcluir
  4. COELHOS!!!! <3 EU RI da sua associação, hahaha!

    Já tinha lido a respeito do livro e fiquei curiosa...agora estou em dúvida, hahaha!
    Como sempre, sua análise do livro ficou ótima, Ni! ;D
    Detesto tbm, em algum livro, qnd fica parecendo que o autor perdeu o foco da história..parece que ele tinha planejado escrever uma coisa, e optou por ir por outra linha de raciocínio, sei lá, rs.

    Beijocas! o/

    ResponderExcluir
  5. Bem, acho que não gostei desse livro não, o livro pode até ser bem cosntruido e tals, mais se ele perde o foco, no final, ao terminarmos o livro é como se faltasse algo. Então acho que prefiro nem inicar a leitura xD me sinto frustrada quando começo um livro e ele não é tudo aquilo que parecei, ou que os outros falaram :/ mas é para isso que servem as resenhas, para abrir os olhos do leitor e não o deixar quebrar a cara.
    Gostei da sinceridade na resenha! Beijos :*

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!