Resenha Internacional: Vampire Academy - Viaje na Leitura

02/03/2012

Resenha Internacional: Vampire Academy

Livro: Vampire Academy
Série: Vampire Academy
Autor: Richelle Mead
Editora: Razorbill
Categoria: Literatura Internacional
ISBN: 978-1595141743
Páginas: 336
Lançamento: 16 de Agosto de 2007
Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Sinopse:
"Lissa Dragomir is a Moroi princess: a mortal vampire with an unbreakable bond to the earth's magic. She must be protected at all times from Strigoi; the fiercest and most dangerous vampires - the ones who never die. The powerful blend of human and vampire blood that flows through Rose Hathaway, Lissa's best friend, makes her a Dhampir; she is dedicated to a dangerous life of protecting Lissa from the Strigoi, who are hell-bent on making her one of them. After two years of illicit freedom, Rose and Lissa are caught and dragged back to St. Vladimir's Academy, hidden in the deep forests of Montana. Rose will continue her Dhampir education. Lissa will go back to being Queen of the elite Moroi social scene. And both girls will resume breaking hearts. Fear made Lissa and Rose run away from St. Vladimir's--but their world is fraught with danger both inside and out of the Academy's iron gates. Here, the cutthroat ranks of the Moroi perform unspeakable rituals and their secretive nature and love of the night creates an enigmatic world full of social complexities. Rose and Lissa must navigate through this dangerous world, confront the temptation of forbidden romance, and never once let their guard down, lest the Strigoi make Lissa one of them forever..."


A série Vampire Academy mistura dois dos assuntos mais "gastos", por assim dizer, da literatura jovem atual: colégio e vampiros. É exatamente por este motivo que a autora merece uma salva de palmas: apesar da junção dos temas, a história consegue ser destaque em meio aos outros livros.

Pode ser uma série vampiresca, mas várias vezes durante a leitura eu simplesmente esqueci que muitos dos personagens eram vampiros, isso porque eles têm características bem diferentes das quais estamos acostumados - além de beberem sangue, serem prejudicados pela luz do Sol e poderem usar compulsão ("hipnotizar" pessoas obrigando-as a fazer o que eles querem"), a autora deu um foco especial em certa habilidade: a mágica.


O diferencial também é que seus personagens são divididos em espécies: há os Morois, que são os totalmente vampiros e são possuidores de uma mágica que tem relação com um dos quatro elementos, variando de Moroi para Moroi; os Dhampirs, que são uma mistura de Morois com humanos e possuem a agilidade e força vampiresca, porém, a vantagem de não precisarem beber sangue e não serem prejudicados pela luz solar - estes só podem ter filhos com Moroi; e os Strigoi, que são imunes à mortalidade natural (ou seja, só cortando suas cabeças, queimando-os ou fincando um estaca de prata em seus corações) e não possuem mágica alguma. Já deu para perceber que é hora de você deixar para trás o que sabe sobre vampiros, né?


A narrativa de Richelle Mead é super fluída e é visível sua habilidade com as palavras quando você percebe que ela conseguiu criar uma maneira de contar a história por dois ângulos com uma narrativa em primeira pessoa, de apenas uma personagem. Rose Hathaway é meu tipo de protagonista favorito - durona, sarcástica, típica badass, sexy, não depende de ninguém e sabe muito bem o que quer e onde quer chegar. Não leva desaforo para casa e tem uma tendência a resolver tudo com uma boa briga - não é um exemplo para ser seguido, mas levando em consideração o fato de que ela é uma Dhampir e que os Dhampirs são treinados para serem guardiões dos Morois (não é uma regra, mas até por uma questão de preservação da espécie a maioria dos Dhampirs aceitam esse "emprego"), essa sua personalidade é muito conveniente. Rose tem uma estranha conexão com sua melhor amiga, a delicada e cuidadosa Lissa. Elas são um tanto opostas, mas a amizade delas é a mais forte que qualquer outra que jamais vi em algum livro, filme ou vida real. Essa conexão consiste em Rose poder sentir o que Lissa sente e, muitas vezes, ser fisgada para sua mente, podendo ver, ouvir, sentir como se fosse a própria Lissa.


Outra coisa que a autora soube colocar e desenvolver muito bem no livro é o romance! Claro que não poderia faltar, né? Além de levar uma história diferente, narrada de uma maneira fluída, cheia de personagens que não te deixam largar o livro, você leva de brinde um "mocinho" - Dimitri - também do estilo badass, russo, inteligentíssimo, respeitado, com reputação de "deus" (da luta, da beleza... tanto faz, ele é tudo de bom!) e mais velho. Não tem mais o que pedir dessa história!


Para quem ainda não leu, espero que tenham ficado curiosos, apesar da temática do livro. Realmente vale a pena deixar de lado os preconceitos ou qualquer outra coisa que esteja te impedindo de ler "Vampire Academy" apesar dos inúmeros comentários positivos que aposto que você já leu por ai! Até ando pensando em estudar russo por culpa desse lindo Dimitri... Quem sabe, um dia?


Ni tem quinze anos é estudante do ensino médio adora chick-lit, romance e ficção científica!
Geminiana, leitora compulsiva, dramática. Gosto de chuva, sol, perfumes, idiomas e amo viajar - seja by plane, bus, car ou books. Tem cabelos vermelhos, um coelho, um blog e muitos livros! 

Redes Sociais da Ni :

8 comentários

  1. Oi Ni,

    Fico admirada de uma moça tão novinha ler em inglês e escrever ainda melhor em português como você, sou leitora assídua do Viaje e gosto muito da sua coluna!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu adooro VA, já li todos os livros e to doida pro filme sair logo. Essa série é muito boa mesmo, vale a pena ler!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ni

    Faz muito tempo que eu quero ler essa série, ler resenhas assim só me animam cada vez mais, mas eis o problema: é uma série.

    Eu preciso terminar algumas antes de começar novas, é muito livro e pouco tempo.

    Beijo!
    Gabi

    ResponderExcluir
  4. NIII =D

    Eu tenho vontade de ler esse livro, e com essa resenha, a vontade só aumentou, hehe.

    É uma coisa muito complicada esses tipos de vampiros o_o Nem entendi direito, KKKK

    Felipe,
    www.umlivroqueflutue.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Se vc gostou desse vai enlouquecer com os proximos da saga que por sinal são MUITO MELHORES !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que eu acho os três primeiros os melhores? Desanimei com o quarto livro ): mas acho que eu já não estava mais no "embalo" de VA, sabe? Vou ler todos novamente para ver agora vai! Hahahaha!

      Excluir
  6. Oi adorei saber sua opinião sobre o livro afinal esta é minha leitura atual e estou adorando. Dimitri é realmente lindo fora o Adrian que também é um pedaço de mal caminho né?
    Bjus
    Val
    Brilho das Estrelas
    brihodasestrelas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Comecei a ler esta série antes de chegar ao Brasil e fiquei fascinada!
    Eu sempre gosto de comparar as várias formas que os vampiros são representados e respeito algumas modificações... Por sinal, todo o desenvolvimento da Richelle foi fantástico! Aquela burocracia total, a política envolvida... Tomou uma nova perspectiva!
    Esse seria o tipo de séries de livros que se daria MUITO BEM virando seriado... Imagine só?! O Dimitri "ao vivo e a cores"? *-* Demaaaaaaaaaaaaais!

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!