O Triste Amor de Augusto Ramonet – Paulo Stucchi - Viaje na Leitura

12/04/2012

O Triste Amor de Augusto Ramonet – Paulo Stucchi

O Triste Amor de Augusto Ramonet
Livro: O Triste Amor de Augusto Ramonet
Autor:  Paulo Stucchi
Editora: Schoba
Categoria: Romance | Drama | Literatura Nacional
ISBN: 9788580131147
Páginas: 448
Lançamento: 2012
Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥

Compare preços aqui

Sinopse:  
Não suportando conviver com a culpa pela morte precoce da esposa Eva, o jovem escritor César Martinelli está determinado a dar cabo da própria vida afogando-se no mar da deserta Praia do Santo. Contudo, seus planos mudam quando ele encontra acidentalmente um manuscrito pertencente a um escritor chileno chamado Augusto Ramonet que narra uma história de amor marcada pela obsessão, drama e reviravoltas num Chile que convive com a crise do final do governo de Salvador Allende e o golpe de Augusto Pinochet. Além de tentar solucionar o mistério do manuscrito, César ainda se vê às voltas com uma misteriosa mulher ruiva chamada Catarina que, de algum modo, parece ter relação com o passado de Ramonet e com o manuscrito. Agora, o escritor deve descobrir o que está por trás da história do manuscrito de Ramonet, desvendar quem é Catarina e, de algum modo, encontrar paz para seu próprio espírito. O Triste Amor de Augusto Ramonet tece uma complexa história de amor, na qual são abordados temas ligados às paixões humanas, perdas e redenção por meio da paz interior, usando como cenário o conturbado momento histórico do Chile na segunda metade da década de 60, e o espírito de um jovem escritor atormentado pela culpa.



César Martinelli é um bem sucedido autor que tem um baque em sua vida depois da morte de sua esposa Eva, os dois tinham acabado de casar e se amavam profundamente. Toda essa tragédia leva César a tentar acabar com sua vida para que tire de vez o sofrimento que o assola. Ele parte da cidade grande e vai até uma pequena praia, para fazer o que tem que ser feito, ou melhor, o que ele acha que precisa ser feito.
Mas durante sua estadia, ele acaba achando um manuscrito de um livro que conta a triste história de amor de Augusto Ramonet e Catalina Alvarenga no Chile em meio às crises políticas do governo na época, uma história real e trágica que o faz pensar sobre sua vida e suas decisões tomadas até agora. Ele então embarca nesse mistério para tentar descobrir o fim que levou os protagonistas do romance, não é por acaso que o manuscrito foi parar em suas mãos.
“Como eu disse, se vocês estão lendo esse texto, é porque já não estou mais entre vocês. É porque morri”

Passei duas semanas inteiras lendo esse livro e devo dizer que essa história mexeu muito com os meus sentimentos. Sabe quando você começa a pensar em toda sua vida e em suas atitudes? Eu tenho 18 anos e ainda não vivi muita coisa, mas mesmo assim vivi muitas experiências dolorosas.
Acompanhar a tristeza de César e de Augusto não é fácil. O livro fez com que eu participasse disso, sentisse o que ele sentiu, vivesse o que ele viveu. É disso que o livro trata, de um turbilhão de sentimentos que o amor pode causar, da culpa até o ciúmes.  Até que ponto o amor pode virar obsessão? Depender de alguém como se ela fosse o ar que respiramos é algo natural do ser humano?
O mais legal é que acompanhamos César em sua busca por si mesmo e da metade do livro em diante, conhecemos o conteúdo do livro de Augusto, como se fosse um livro dentro do outro Augusto é um jornalista e escritor famoso no Chile e quando se apaixonou, foi totalmente devastador o sentimento.
Catalina Alvarenga, mulher por quem Augusto é apaixonado foi uma personagem que eu detestei. Ela era movida pelos próprios interesses, sem empatia nenhuma pelas pessoas. Definitivamente a odiei pelo sofrimento que ela causou em Augusto. De pano de fundo dessa história, ainda conhecemos mais sobre o governo chileno da época, inclusive quando o golpe militar ocorreu no país.
Recomendo o livro para os apaixonados, ou por aqueles que estão à procura de um grande amor, mas aviso, o livro é intenso, prepare a caixinha de lenços!

Leia as primeiras páginas aqui!






Andressa Leite tem dezoito anos e é estudante de Jornalismo. É colunista no Viaje na leitura como resenhista. Um de seus autores preferidos é a J.K Rowling. Acompanhe ela no Twitter: (@stonesandmilk).

4 comentários

  1. Oi Andressa!!!
    Pela sua resenha esse parece ser o tipo de livros que nos arrebata, nos inunda com suas emoções, e nos deixa sem ação.
    Adoro livros assim, ams confesso que não estou vivendo o momento adequado para ler esse livro.
    Anotarei a dica e assimq ue passar essa fase irei ewm busca dele.]bjs

    ResponderExcluir
  2. Ixi...não estou nessa vibe de romances dramáticos, apesar de ter gostado da sua análise!
    Estou dedica à leitura de suspenses e YA, haha!

    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  3. Nossa Andressa, parece ser lindo! Tão lindo que já marquei como desejado rs.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Andressa, obrigado pelas palavras. Muito obrigado por ter lido e gasto tempo precioso com esta análise. Adorei. Abraços. Paulo Stucchi
    paulostuautor@hotmail.com.br

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!