Todo bookaholic... #6 - Sabe como nasceu o livro - Viaje na Leitura

17/05/2012

Todo bookaholic... #6 - Sabe como nasceu o livro

 Olá, viajantes!
      Sabe aquelas informações que não mudam absolutamente nada na sua vida, mas a dúvida fica ali rondando sua cabeça e você precisar saber mais sobre determinado assunto? Pois é, eu sou assim (maridão me chama de rainha da cultura inútil, mas enfim).
        Fiquei aqui pensando como e qual teria sido o primeiro livro impresso da história e acabei descobrindo todo o processo e evolução desse ser mágico que é o livro nosso de cada dia. O armazenamento de informações escritas apareceu logo depois (dããã) do surgimento da escrita, por volta de 2440-2200 a.C. Não era muito prático, não. As informações eram entalhadas em tabuletas de argila ou barro (agora imaginem Crônicas do Fogo e Gelo na versão tabuleta egípcia!).

Por ser pouco pratica, logo foi substituída pelo papiro, vovô do papel e do pergaminho.  Papiro, é o nome de uma planta; seu caule, branco e esponjoso, era cortado em tiras, molhado, sobreposto a outras tiras, prensado e martelado. A seguir a placa de papiro era colada a outras placas, formando uma espécie de bobina longa e muito leve.  


Os inventores do papiro foram os egípcios (sou fã desses caras! Quer dizer, eles criaram a maior invenção de todas! Não tô falando das pirâmides, não. Tô falando da maquiagem!).  O rolo de papiro ganhou o nome de volumen, e quando aberto, media entre 6 a 7 metros de comprimento, e enrolado, pouco mais de 6 centímetros. No entanto, era muito frágil, por isso nasceu o pergaminho ( feito de pedaços de couro bovino costurados), muito mais resistente, mas ainda manteve o formado rocambole.
              A necessidade faz o ladrão (ou seria a ocasião?) e na Grécia apareceu o Codéx (palavra em latim, que significa Livro, eeee chegamos lá!), no formato que conhecemos hoje, com páginas independentes confeccionadas em couro. Os monges eram os responsáveis por copiar os textos originais, criando novos exemplares. Surgiram as letras maiúsculas nos textos, pontuação (pois é, só agora) e páginas em branco.
Foi em Roma, na Idade Média, onde sugiram nossos ancestrais, os primeiros bookahoolics da história que liam por prazer e não por senso prático , já que não eram somente os ricos que tinham acesso à leitura como ainda acontecia no restante do mundo. Os livros passaram a ser comercializados, não eram mais apenas didáticos ou religiosos escritos em latim. Havia compilações de vários autores em suas línguas de origem nos mais variados estilos, inclusive textos eróticos ( e você achando que isso era coisa do século XXI...).
             Finalmente o papel entrou na parada e no finalzinho da Idade Média o texto começou a ser impresso – na verdade carimbado em papel. Pouco depois, o senhor Johannes Gutemberg (a gente agradece, Seu Gutemberg!), mais ou menos em 1455, criou a máquina que permitia imprimir os textos com mais agilidade. Pronto, a tipografia fora inventada. O primeiro livro impresso da história foi também o mais vendido deles. Não, não foi Harry Potter. Foi a Bíblia.


De lá pra cá, o livro continuou evoluindo. O mais surpreendente ( e irônico) é que “da tabuleta vieste, a tabuleta retornará”. A diferença é que a nossa tabuleta armazena milhares de livros e não pesa nada (bom, não nas mãos, né? No bolso é outra história).




Beijão!

Carina Rissi é escritora e bookaholic assumida. Colunista da seção “Todo Bookaholic”, trará dicas mensalmente, sugestões e curiosidades sobre esse fantástico universo.



10 comentários

  1. Carina, adooorei o seu texto, e sabe conheço muito bem essa história ou melhor, quase toda, quando eu estava no ensino fundamental, lá pela 6ª ou 7ª serie, teve uma feira dessas de escola, e pegamos o tema que falava sobre a evolução da escrita, o que é praticamente irmã da evolução do livro, pois eles estavam sempre juntos! Tá ai uma coisa inutil que sei até demais \o/ Porém eu queria muito uma dessas tabuletas modernas, e isso nem existia na epoca em que fiz esse trabalho não xD o problema é o bolso com tanta moderninade assim!
    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
  2. Olá Carina!
    Gostei de saber do nascimento do livro. Você fez uma excelente pesquisa!
    Abraços.

    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)

    Convido para que leia e comente “A DESPEDIDA DE TEDDY LOMBARD” no http://jefhcardoso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. É vivendo e aprendendo!

    Adorei a informação e parabéns aos que tiveram a ideia de fazer o livro chegar ao que é hoje.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Carina!
    E parabéns rs

    Amo a sua coluna aqui no VL \o/

    Beijo beijo.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post, não conhecia a origem do livro.

    Só acho que não vou aderir a eletrônicos, pelo menos por enquanto, prefiro ter o livrinho na minha mão.

    Bjoos!
    http://my-literarylife.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Nooouussa, o post ficou ótimo, realmente, mesmo sendo super bookaholic não sabia dessa ordem cronológica.
    Só algumas informações aleatórias e soltas...

    Muito bom mesmo, está de parabéns!

    Abraços
    Gabi
    sonhosaventuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Amei o texto, embora eu já conhecesse as informações foi muito legal a forma como você as colocou no post.

    ResponderExcluir
  8. Amei o texto...para quem não conhece a história é de grande ajuda e para quem conhece foi bom refrescar a memória...
    Uma infromação super útil!!!

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro saber estas histórias,acho que nossas crianças deveriam estudar isto na escola, pois tem gente que não acredita.
    Bjs
    Luciane Oppelt

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!