Viaje na Entrevista - Lívia Lorena - Viaje na Leitura

02/05/2012

Viaje na Entrevista - Lívia Lorena

 Olá viajantes!
A entrevista de hoje é com a autora Lívia Lorena (Lilo), autora do romance Redenção, lançado pela Editora Dracaena este ano. Que tal conhecer a autora e seu livro? Confira a entrevista na íntegra:


VnL - Olá Lívia, primeiro gostaríamos que soubesse o quanto sentimos honrados com esta entrevista cedida por você ao Viaje na leitura, é uma grande honra ver autores nacionais em destaque. Fale um pouco sobre a autora Lívia Lorena, seu dia-a-dia como escritora.
Lilo - Poxa vida, eu que agradeço o espaço e me sinto muito honrada em contar um pouquinho sobre meu livro. Bom, eu tenho 25 anos, nasci em Fortaleza-CE, mas moro em São Paulo desde que me entendo por gente. Sou formada em propaganda e marketing e trabalho com games. Minha paixão pelos livros nasceu quando eu ainda era bem jovem, muito devido ao esforço da minha mãe e por conta da escola que estimulava demais os alunos a lerem sempre. Quando eu tinha uns 12 anos, comecei a me interessar pelo tema vampiros e desde então eu busco estar por dentro do que sai na mídia sobre eles. Sou fascinada por esse mito, essa coisa de imortalidade, sensualidade... Acho que é algo tentador, não? Rs
E olha que nem sou gótica nem nada... Sou só uma amante do gênero e até confesso que apesar de gostar muito, tem muito material sobre vampiros que eu ainda não tive contato.

VnL - Redenção é seu primeiro livro? Qual o tema que ele propõe para entreter os leitores?
Bom, oficialmente Redenção é meu primeiro livro sim, mas quando estava no terceiro colegial escrevi em parceria com uma amiga, um livro bem fantasioso, chamado As Jóias de Era, que nem chegou a ser publicado.

Lilo - O tema central de Redenção pode parecer ser vampiros, mas a verdade é que o livro trata muito mais da exploração da mente ambígua humana, que quando se vê diante de situações “limite” pode deixar de agir por um lado “normal” para se deixar agir por um lado mais sombrio. Quem nunca se questionou sobre se o que é certo é o realmente correto, o bom? Essa é umas das questões que quero levantar com Redenção. Sabe aquela coisa de se sentir atraído pelo lado negro da força e pelo lado branco? Então. A Ruby, personagem principal, vive isso em Redenção, não só ela pra dizer a verdade, mas isso fica bem nítido no decorrer da história. Claro que temos romance também, mas nada muito açucarado.

VnL - Como surgiu a ideia para “Redenção”?
Lilo - Redenção surgiu de fragmentos da minha bagagem sobre livros de vampiros e conspirações. Não tenho uma grande obra que possa ter me inspirado diretamente, acho que tenho trechos que algumas pessoas reconhecerão como vindos de alguns livros, filmes, games e até animes. Eu comecei a escrevê-lo já tem uns dois anos, com pequenos pedaços de textos, cadernos e folhas soltas, que depois de um tempo eu percebi que poderia render algo maior.

VnL - Onde buscou inspiração para idealizá-lo?
Lilo - Bom, animes, livros, games e filmes, não só de vampiros. Ah, busquei inspiração em músicas também, muita inspiração por sinal! Sonhos também me ajudaram. Sonho pelo menos umas duas vezes na semana com o tema e algumas passagens acabaram parando no papel.

VnL - Foi difícil a publicação? Como foi a edição do livro até o acabamento final?
Lilo - Olha, até chegar ao que ele é hoje foi um longo caminho por dezenas de motivos. Acho que Deus mandou um anjo pra ficar ao meu lado cuidando só desse processo, pois teve momentos que eu achei que fosse pirar... Não pela questão do livro em si, mas por tudo o que abri mão para vê-lo pronto. No fim, acho que o trabalho da editora ficou muito bom, a capa tá linda e o trabalho é de primeira. Méritos à Dracaena. Talvez numa segunda edição eu coloque uma coisa que faltou nessa primeira e que passou batido por mim – vamos ver quem vai reparar quando tiver o livro em mãos rs – coisa de iniciante.

VnL - Quais são seus projetos futuros? Pretende continuar escrevendo sobre este mesmo tema?
Lilo - Meu próximo projeto já tem nome e atende por Sacrifício, que será o livro que dará continuidade ao Redenção. Quando o lerem, verão que há um “ganchão” para uma próxima história e eu estou trabalhando nela no momento. Já sinto diferença até na forma de escrever... Engraçado como me sinto mais madura. Estou escrevendo lentamente, com mais cuidado e já tenho uns trechos bem legais prontos, mas ando sem pressa para concluir essa segunda história.

VnL - Como é ser escritora no nosso país? O que você espera de seus leitores?
Lilo - Bom, ser escritora no Brasil é bem difícil. Por vários motivos. Acho que agora nem tanto, mas eu tinha a impressão de que as pessoas aqui só davam valor mesmo ao que vinha lá de fora. Já li coisas tão tristes a esse respeito... Mas vejo que isso tá mudando. Escrevendo, conheci autores maravilhosos, com histórias lindas que merecem muito, muito sucesso, mais que muitos autores internacionais, e eu estou lutando para ter meu espaço ao sol... Uma batalha cansativa e longa, mas que aos poucos começa a apresentar resultado. Tenho me unido a autores com o mesmo propósito que o meu e acho lindo essa união, porque ainda que tenhamos o público-alvo igual, todo mundo se respeita e trabalha em conjunto para um bem maior.
Sobre a reação dos leitores, eu só espero que mesmo que odeiem meu livro, respeitem o pouquinho de mim que há nele. Tenho consciência de que não escrevi um Best Seller, mas ainda assim quero ver o Redenção sendo lido, odiado, amado, tudo sempre com respeito, pois ele é literalmente um pedacinho do que eu sou, me dediquei de todas as formas, de todos os modos... Às vezes eu brinco que se pudesse nem vendia o Redenção, saia por aí distribuindo para quem quisesse lê-lo. Redenção não é perfeito, há falhas, mas acho que é aí que mora o seu charme... Eu também sou cheia de falhas né?

VnL - Qual o ambiente ideal para escrever? Você costuma ouvir músicas enquanto escreve e dá vida aos seus personagens?
Lilo - Sim, sim. Como comentei, eu só escrevo ouvindo música, ela realmente dá vida aos personagens de um jeito que eu só falto poder tocá-los. Geralmente eu escrevo sentada na cama, com o note no colo, fone de ouvidos e muita disposição.

VnL - Você poderia finalizar a entrevista deixando um recadinho para os leitores do Viaje na Leitura e se possível, dicas para quem vai publicar um livro.
Lilo - Quero agradecer você pelo espaço. Me sinto mega feliz com seu interesse e desejo de coração muito sucesso. Aos leitores eu desejo que se tiverem a oportunidade de ler o Redenção peço apenas que lembrem-se que sou eu quem está sussurrando cada palavrinha no seu ouvido, como uma melodia clássica e doce que às vezes se torna confusa e azeda, para depois se tornar suave novamente. Pensem quais seriam suas escolhas se estivessem no lugar da Ruby, como seria se você passasse pelo o que ela está passando.
Sobre publicar um livro eu penso que se é um sonho, ele deve ser batalhado, tem que correr atrás, mesmo com todos os obstáculos – que não são poucos. A gente tem que lutar muito, sacrificar algumas coisas, mas no fim acho que ver seu livro impresso e eternizado não tem preço. Digo ainda que se alguém tiver dúvidas mais pontuais sobre como publicar um livro, só entrar em contato comigo que vou fazer o possível pra ajudar.  Bom, espero que tenham curtido. Eu escrevi demais... As respostas ficaram gigantes (risos). Mais uma vez obrigada e sintam-se todos beijados e abraçados.

Acompanhe a autora:





Agradecemos à autora, pela entrevista concedida! Nossos sinceros agradecimentos! Sucesso!


10 comentários

  1. Nossa!! Agradeço demais ao espaço! Fico muito feliz mesmo!
    Beijos e sucesso sempre.
    Lilo
    Redenção

    ResponderExcluir
  2. Você trabalha com games. Então poderia escrever uma história no estilo de Final Fantasy ou The Legend of Zelda. O que acha?

    ResponderExcluir
  3. Então vc escreve ouvindo musicas? Conte-me como é possível ser tão genial? rs Amada, Lívia, minha parcera na escrita; parabéns por tudo! Q vc tenha mtu sucesso em suas obras e nunca, nada lhe faça desistir! Escrevemos pq amamos, e isto nunca, nunca alguém irá nos tirar! Um grande beijo! s2

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela entrevista com a Lívia! Adorei saber sobre o processo de criação do livro, que a música a fazia quase tocar os personagens, queria saber que músicas ouvia!!^^ Queria parabenizá-la também pela garra para terminar o livro e publicar, já que pelo que ela conta parece não ter sido fácil mesmo, nas questões mais burocráticas, e nas prioridade que colocou na escrita =) força sempre no seu trabalho e bom amadurecimento para você, e os frutos seram muitos para todos nós que lermos^^

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela entrevista com a Lívia! Adorei saber sobre o processo de criação do livro, que a música a fazia quase tocar os personagens, queria saber que músicas ouvia!!^^ Queria parabenizá-la também pela garra para terminar o livro e publicar, já que pelo que ela conta parece não ter sido fácil mesmo, nas questões mais burocráticas, e nas prioridade que colocou na escrita =) força sempre no seu trabalho e bom amadurecimento para você, e os frutos seram muitos para todos nós que lermos^^

    ResponderExcluir
  6. Muito legal a entrevista. É bastante interessante o tema abordado e me despertou a curiosidade em lê-lo. Gostaria de parabenizar a jovem escritora Lívia Lorena pela coragem e determinação em escrever e publicar um livro, pois sabemos das dificuldades em se fazer um livro em nosso país, já que os escritores e a leitura não são muito incentivados e valorizados. Parabéns também ao blog pelo espaço cedido aos escritores que estão iniciando sua jornada. Muito sucesso ao Redenção! Beijinhos.

    Renata Gameiro.

    ResponderExcluir
  7. Amiga amei sua entrevista, parabens, mto sucesso para o redenção e mta inspiração para o proximo livro.
    Mtos beijos
    Cybelle

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Lívia por seu talento e dedicação!!!
    Mto bom!!

    Bjuss

    ResponderExcluir
  9. Eu queria agradecer pela entrevista, eu gosto de saber do processo de escrita, fico feliz que ela tenho exercitado a dedicação para algo que vai ser compartilhado com outras pessoas, parabéns pela garra e força, e que vc tenha muita possibilidade de emergir em outras histórias e amadurecer com elas, e dividir estes frutos com a gente^^
    Livia, eu só queria saber, pois fiquei curiosa, que músicas você ouvia para escrever???
    Sucesso, e muita daquela chama interna boa que faz realizarmos as coisas importantes pra gente!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Thank you for another wonderful post. Where else may just anyone get that type of info in such an ideal way of writing?
    I've a presentation next week, and I am at the look for
    such info.

    My web site ... world at arms unit health

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!