Todo Bookaholic... #8 - Tenta ser um bookaholic e parecer uma pessoa normal - Viaje na Leitura

17/07/2012

Todo Bookaholic... #8 - Tenta ser um bookaholic e parecer uma pessoa normal


Olá, viajantes!

Tá legal, a vida de um bookaholic não é tão fácil quanto parece. Além de viver em busca do próximo volume perfeito para sua estante quem nunca ouviu gozação dos amigos pelo amor que dedica aos livros?
Então aqui vão algumas dicas para quem é bookaholic e quer manter a aparência de alguém quase normal em situações muito corriqueiras.
Então você está no ônibus lendo vorazmente aquele livro delicioso e de repente se depara com algo que simplesmente te faz gargalhar. Muito provável que algumas pessoas olhem pra você de forma estranha. Numa situação dessas, seque os olhos, respire fundo, sorria e comente casualmente. “Meu namorado(a) me contou uma piada ótima! Não consegui parar de rir o dia todo.”

Se o livro em questão teve o efeito oposto e te fez chorar, então é preciso ser mais contundente para não ouvir a heresia número 1. (Heresia número 1 de quem não ama livros: “Mas é só um livro!!!”)? Respire fundo, seque os olhos, tente sorrir um pouco e comente casualmente com a pessoa ao seu lado: “Meu gato morreu ontem.” Isso deve funcionar bem.


Você continua a ler e vinte páginas depois, nota que perdeu o ponto. Nesse caso desça no próximo ponto como se aquele fosse seu destino. Mas se, por acaso, você sem pensar deixou escapar em voz alta um “Ai que droga! Perdi meu ponto”, evite contato visual com seus semelhantes, aja naturalmente, tente se conter e em hipótese alguma, jamais, nunca adicione “de novo”.


Algumas pessoas acham que ônibus é uma sala de bate-papo. Talvez alguém ao seu lado decida puxar conversa enquanto a viagem não termina (heresia número 2 de quem não é louco por livros: achar que você está lendo para matar o tempo, não porque escolheu ler, como escolheria, sei lá, fazer uma caminhada ou ver um filme). Em situações como essa, com desconhecidos, alguns “arrãs” são seguros, mas em seu circulo familiar e de amizades pode ser perigoso. Você pode acabar passando o final de semana na casa da sogra-mala simplesmente porque não prestou atenção quando o marido disse “Minha mãe ligou e marcou um almoço. Eu sei que você não suporta isso mas, amor, é aniversário da hérnia de disco dela!” e você, muito longe, perdida nas páginas mágicas murmurou um “arrã” e foi direto para a toca da raposa. Nesse caso, é melhor usar alguns “não sei” e “vejo isso depois” enquanto termina de ler o capítulo eletrizante. O ideal seria fechar o livro e prestar atenção no que ele está dizendo mas, ei, ninguém é perfeito.


Ou então você simplesmente pode ignorar as piadinhas e comentários sarcásticos e assumir que, sim, você vive no mundo dos livros e, sim, paga alguns micos por aí, mas os livros fazem parte de quem você é e tem muito orgulho disso.


Beijão!


17 comentários

  1. Hahaha...
    Rindo muito aqui... eu sempre uso os Aham, depois eu vejo... Uhum...
    E pior que nem cai a ficha do cidadão... argh.

    ResponderExcluir
  2. Essa é boa. Eu parei de ler no busão porque sinceramente o trajeto que faço passa por crateras que se o livro ficar na mesma posição pro um minuto é sorte.

    Então ônibus só se a estrada for legal porque depois de duas crateras o livro pare parar no buraco negro ou pior.

    Adorei a postagem.

    ResponderExcluir
  3. Adoreei o texto!!! Já ri e chorei dentro do ônibus hahaha.

    ResponderExcluir
  4. Adorei!!!!!

    Passo por isso as vezes, na hora do almoço na emprsa onde trabalho... praticamente as mesmas coisas.. hahahah

    muito bom mesmo

    ResponderExcluir
  5. Hahaha de rir sozinho lendo um livro eu até consigo me sair bem, o proplema é quando a parte é muito emocionante e as lagrimas correm pelo rosto e você tem que disfarçar. Já passei por isso na escola hsuahsuausausha nem lembro o que foi que fiz para me sair dessa...
    Quando ando de onibus leio memso, mas nunca acontece de eu perder o ponto, ainda bem o/
    Adoorei o post ri muiito! Adoooro essa coluna!
    Beijos Carina! :*

    ResponderExcluir
  6. A história do "anram" é FATO! Sempre respondo anram quando tô lendo algum livro. Acho que já assumi que realmente sou uma bookaholic há tempos, nem ligo pro que pensam quando eu tô lendo.

    ResponderExcluir
  7. hahhahaha,gente eu ou a louca d a familia e por isso adorei este poste...! Sempre pago esses micos,mas não ligo pro que pensam...EU AMO LER ^^

    ResponderExcluir
  8. Não sei por que me lembrou o livro de certo alguém que eu lia dentro do metrô e tive que enterrar o rosto no livro de tanto que eu ria da alface.

    Márcia Desirée
    Tesouro Literário

    ResponderExcluir
  9. Adorei essas dicas! Preciso praticar o uso do "não sei" e do "vejo isso depois"...

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Carina, tudo bem? Eu estava lendo o seu post e reparei que já passei por todas essas situações rs. Já ri, já chorei e já perdi o ponto. O que eu sempre faço para evitar conversas em ônibus e já entrar com o fone desligado nas orelhas. Se alguém tenta me cutucar para conversar, finjo que abaixo o volume, dou aquele sorriso amarelo, respondo, recoloco o fone e volto a minha leitura rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Adorei o post, praticamente me descreveu dentro do ônibus. kkkk
    Muito difícil mesmo essa vida de adoradora de livros...

    ResponderExcluir
  12. Amei a postagem, apesar de eu ser assumida e chorar ou rir na frente de outras pessoas...rsrs...nem me importo o que pensam...amo viver nesse mundo.

    Beijoaks elis
    http://amagiareal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. hahaha adorei o post, realmente piadinhas sobre nós leitores fanáticos é o que não falta.
    Já perdi a estação em metro, trem, onibus, já fiquei rindo sozinha com todo mundo olhando para a minha cara, e eu sou a mala sem alça que esconde a capa para o curioso não saber o que estou lendo.

    ResponderExcluir
  14. Eu amo essa coluna, me identifico demais!!!

    ResponderExcluir
  15. Ri alto aqui!!! Bom demais o que você escreveu, essa de "sala de batepapo" é o pior e sempre tenho a grande sorte de alguém que adora um papo sentar ao meu lado rsrs. Basicamente você me descreveu aí em cima!!!

    ResponderExcluir
  16. HAHAHAHAHAH' Adotarei todas as dicas!
    Ri demais. Adorei! <3

    ResponderExcluir
  17. COM MEU MARIDO EU JÁ SOLTO UM CLÁSSICO: AMOR, EU TÔ LENDO, PÔ! MANIA QUE HOMEM TEM DE FICAR PUXANDO CONVERSA QUANDO A GENTE TÁ NO MELHOR DO LIVRO...RS!

    BEIJÃO!

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!