O Inverno das Fadas - Carolina Munhóz - Viaje na Leitura

24/09/2012

O Inverno das Fadas - Carolina Munhóz

Título: O Inverno das Fadas
Autor(a): Carolina Munhóz
Editora: Fantasy - Casa da Palavra
Categoria: Ficção | Fantasia
Páginas: 304
ISBN: 9788577342679
Lançamento: 2012
Classificação: ♥ ♥ ♥ 

Compre o seu!

Sinopse:
EXISTEM PESSOAS NORMAIS em nosso planeta. Homens e mulheres simples que nascem e morrem sem deixar uma marca muito grande ou mesmo significativa na humanidade. Mas existem outros que possuem talentos inexplicáveis. Um brilho próprio capaz de tocar gerações. Como eles conseguem ter esses dons? De onde vem a inspiração para criar trabalho maravilhosos? São cantores com vozes de anjos, artistas com mãos de criadores e escritores imortais. Existe uma explicação para isso. Sophia é uma Leanan Sídhe, uma fada-amante, considerada musa para humanos talentosos. Ela é capaz de seduzir e inspirar um homem a escrever um best-seller ou criar uma canção para se tornar um hit mundial. A fada dá o poder para que a pessoa se torne uma estrela, um verdadeiro ícone, ao mesmo tempo em que se aproveita da energia do escolhido para alimentar-se. Causando loucura. E MORTE.

"O Inverno das Fadas" é um dos lançamentos mais recentes da Fantasy - Casa da Palavra, da autora Carolina Munhóz.  Sophia Coldheart é uma Leanan Sídhe, um ser poderoso que é conhecido por seduzir seus parceiros/amantes e sugá-los literalmente. Iniciamos a leitura conhecendo mais sobre a protagonista e coincidência ou não, sua futura vítima, um futuro-escritor que se tornará famoso em breve, pois as fadas leanan sídhe tornam suas vítimas criativas, verdadeiras celebridades/famosos/potentes humanos, logo no início, os dados são lançados, ou seja, não precisamos ler muito para conhecer os protagonistas. Logo conheceremos outros personagens, uns serão mais elaborados e desenvolvidos, outros colocados na trama e deixados posteriormente de lado.

Do início ao fim do livro, eu me identifiquei e apreciei apenas uma das partes do livro como um todo: a narrativa. A narrativa é singela, concisa, fluente e definitivamente rápida, a autora consegue nos manter preso nas páginas do livro, pois é envolvente, instiga-nos a continuar a leitura. Mas, infelizmente, não gostei da história. Não consegui gostar de Sophia e de sua personalidade confusa, não consegui me identificar com nenhum personagem, achei as narrações e histórias envolvidas no livro confusas e desnecessárias. É louvável a ideia da autora, querer transformar a grande dúvida e o mistério em torno dos artistas e outros famosos em vítimas de leanans sídhes, mas não sei o que houve, simplesmente não ficou engajado no livro este tópico. Começando pela criatura que, amava incondicionalmente suas amantes e seus amantes (não gostei da ideia, que foi estranha e surreal de ela ter vítimas de ambos os sexos) e depois os sugava e assim possuía manchas pretas como tatuagens em seu corpo. O que mais me toma tempo durante a leitura, é ler com precisão e cautela, observando os fios que ligam os fatos, a ponta da linha, o fio da meada.

Primeiramente, quero deixar bem explícito que, o que mais me impressionou no livro, foi a narrativa (concisa e fluente) e o mote de fadas, que considero interessante. Mas notei muitas falhas, desde a criação dos fatos até o final inesperado e que me deixou indiferente. Teve misturas demais, padre, bruxaria, feitiço, e outras coisas mais, desnecessárias à obra, que tinha tudo para ser melhor. O que mais incomodou foram os fios soltos da história, ela sugava seus amantes, mas amava-os por dias, semanas, meses e até anos. Um amigo (tentou salvá-la, já que ela estava fraca e retirava sua essência de amar) tentou amá-la por uma noite e se ele não corresse... Já estava virando tatuagem na fada! Não colou! Então faltou muito disso, estrutura fixa, detalhes e explicações e menos mistura de motes e lendas.

Como afirmei anteriormente, a narrativa é cativante, o que demonstra a capacidade da autora em escrever de maneira a conquistar seus leitores, torço para que a autora continue escrevendo, e desenvolva ainda mais as habilidades que faltaram para transformar sua obra em um grande livro, e, haverá muitas outras oportunidades de conquistar seus leitores.




P.S. Quer um marcador do livro? Basta comentar para concorrer, resultado no domingo (30/09). Serão dois vencedores!



13 comentários

  1. Tipo, eu quero tanto ler esse livro da Carolina! Achei diferente, ainda mais fazendo um bom tempo que não leio nada sobre fantasia. Vi o comercial sobre o filme da Sininho e logo lembrei do livro!

    jen.viana@live.com
    @JeniHumphrey14

    ResponderExcluir
  2. Desde a primeira vez que eu vi esse livro fiquei com vontade de lê-lo. Gosto de livros que envolve o misterioso toque, que é a fantasia. Isso permite que eu imagine, a cada livro, uma versão diferente para os mesmos tipos de seres misticos. Espero ler esse livro logo.

    pati.eduarda@gmail.com
    @Hadshilah

    ResponderExcluir
  3. É...
    Realmente não foi um livro que agradou num todo.
    Pegaram uma idéia muito interessante e colocaram coisas demais fazendo ter conteúdos BONS de menos.
    Mas...
    Leitura é leitura e cada uma delas é aprendizado.
    Gata, você viu a caixa de correio que mostrei os marcadores que você me enviou?
    http://www.terradecarol.blogspot.com.br/2012/09/caixa-de-correio-9.html

    ResponderExcluir
  4. Acompanho este livro desde a escolha da capa, que inclusive votei, e não vejo a hora de poder ler.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Eu votei na escolha da capa, que foi outra a minha escolhida até... a sinopse é muito boa...
    Se bem que não imaginei essa mistureba total, a Sophia acabou me parecendo uma fada súcubo e estranha...
    O interessante e assustador foi a explicação das tatoos.
    Uma pena que ela não tenha fechado a estória bem... mas é o primeiro, agora como vc diz basta ela se aperfeiçoar.

    ResponderExcluir
  6. Estou lendo este livro (no meio ainda)e estou concordando com sua resenha. A narrativa realmente é boa, mas não estou conseguindo me prender à estória. Aliás eu estou com vontade de torcer o pescoço da leanan sídhe (no capítulo em que estou.)...
    @pacupe

    ResponderExcluir
  7. Ah, eu estava com muitas expectativas sobre esse livro, uma pena que não tenha te conquistado o bastante...
    Ainda não sei se vou comprar, mas caso apareça oportunidade, tentarei ler. Gosto do tema de fadas tb e a sinopse dele é bem atraente rsrs

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Thais, tudo bem?
    Eu também estou com altas expectativas com o livro, e fiquei trite ao ver que não tem tanta coesão. Adorei a resenha, por ressaltar os pontos positivos e negativos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. A capa é muito linda *-*
    No começo não me interessei muito pelo livro,mas depois li algumas resenhas bem positivas e agora tô muito curiosa por ele ^^ Fadas é um tema muito legal e diferente...

    ResponderExcluir
  10. Adoro livros sobre fadas!
    Agora estou um pouco na dúvida se compro ou não.

    @NandaMoon1

    ResponderExcluir
  11. Nossa, confesso que pela sinopse do livro, espera algo super incrivel e não uma mistura muito louca que acabou deixando o livro confuso e com varias partes desnecessaris... é uma pena, pois pelas suas palavras acima, é perceptivel a qualidade na escrita da leitura, a narrativa que fluiu e cativou, mas o enredo estragou! Também espero de verdade que a autora trabalhe melhor seus proximos textos e principalmente as ideias, e que seus futuros livros sejam incriveis. Otima resenha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. To tão louca por ler esse livro..Amo esse gênero de ficção. Caraca ; deve ser ótimooooo!!!!

    ResponderExcluir
  13. Thaís, você foi boazinha demais ao dar três estrelinhas.. pra mim ele não valeu nem uma sequer..
    Um reino de fadas que leem livros, veem filmes, seduzem e matam.. não gostei não. Eu achei uma história um pouco tosca demais pra mim. Então quer dizer que foi a Leanan Sídhe que matou o Mickey (Jackson)?? kkkkkkkkkkkkkkk O que se salva nesse livro é a capa. APENAS!!

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!