O Livro de Julieta - Cristina Sánchez-Andrade - Viaje na Leitura

14/09/2012

O Livro de Julieta - Cristina Sánchez-Andrade

Título: O Livro de Julieta
Autor: Cristina Sánchez-Andrade
Editora: Cia das Letras
Selo: Paralela
Tradução: Rodrigo Peixoto
Categoria: Não ficção | Autobiografia
Páginas: 160
ISBN:  9788565530026
Lançamento: 2012
Classificação: ♥ ♥ ♥

Compre o seu!


Sinopse:
Um biquíni novo da Hello Kitty, um passeio de mãos dadas com os irmãos, uma piscina de bolinhas, a chuva, a rotina... Para Julieta, a felicidade é isso. Já para sua mãe, a jornalista espanhola Cristina Sánchez-Andrade, a felicidade é algo um pouco mais complicado, principalmente depois que sua filha foi diagnosticada com síndrome de Down. “Ela vai te fazer companhia a vida inteira”, “É um presente de Deus”, “Você é forte, vai superar” - é tudo o que tem ouvido desde então. Numa sucessão de memórias, bilhetes, cartas, diálogos, sonhos e impressões, este livro narra a história real de Cristina e sua filha. É uma história de atividades, de trabalho, de constância, de cobrança, de médicos. Mas é também uma história de amor, de carinho, de brincadeiras, de beijos e de cócegas. É a história de uma criança especial, mas é também a história do cotidiano de uma família, em que desponta uma protagonista cativante. Julieta é uma exímia imitadora, tem medo de guarda-chuvas abertos, admira a irmã mais nova e tem um relacionamento muito próximo com o pai. É impossível não amá-la, mas, às vezes, quando ela insiste em fazer xixi nas calças todos os dias ou toma detergente, é impossível não perder a paciência. Ao mesmo tempo grave e divertido, leve e profundo, doce e mordaz, O livro de Julieta é, acima de tudo, a tentativa de uma mãe de atravessar a distância que a separa de sua filha e adentrar seu território, enxergando-a exatamente como ela é.

"O Livro de Julieta" conseguiu chamar minha atenção pela capa que é muito atrativa (pessoalmente é ainda mais bonita, tem detalhes tipo strass) e pela sinopse, adoro ler sobre conflitos de quando a vida não nos deixa escolhas, quem escolheria ter um filho(a) diferente? Ninguém. Mas a vida escolhe por nós e nada podemos fazer quanto essas escolhas, aceitá-las e compreender caminhos a serem trilhados ainda é a melhor forma de autonomia sobre esses imprevistos...

O livro tinha tudo para ser um preferido em minhas listas, mas não foi isso que ocorreu. O enredo é leve e flui com rapidez necessária, mas a autobiografia tem um quê de pessimismo terrível, compreendi a autora e o seu jeito de expor ao mundo suas frustações, suas conquistas e enfim, apesar de compreendê-la não consegui entender sua maneira de lidar com essas frustações, tudo para ela é demasiadamente cansativo e complicado, não gostei dela, mas consegui amar Julieta.

Sua filha tem os típicos comportamentos de uma criança com Síndrome de Down, mas ela consegue ser única. Muito impressionante é o amor que tem pelos seus irmãos, em especial pela irmã mais nova, que mesmo superando-a em habilidades e intelectualmente, compreende as dificuldades da irmã especial e a ama incondicionalmente, e isso é maravilhoso na obra da autora-mãe.

Mas senti muitos conflitos na narrativa, a mãe tem mais filhos e todos normais e mesmo assim parece não viver feliz com a situação especial de Julieta, não sei se por esse motivo não gostei ou se o livro precisava ser mais emocionante, não sei, mas recomendo a todos que entendam de educação especial ou sentem necessidade de entender o cotidiano de uma criança com Síndrome de Down, demais leitores poderão não se identificar tanto como eu, em relação à obra da autora.



8 comentários

  1. Bom dia Thais, tudo bem?
    Nossa, amei a sinopse e estou boba por não ter conhecido o livro antes. Depois de ler a sua resenha, fiquei muito interessada no livro.
    Parabéns.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Verdade, a capa do livro é muito linda mesmo. Que pena que não agradou tanto, mas a leitura deve ser importante para quem quer conhecer sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  3. A sinopse chamou minha atenção, mas depois que você disse que "a autobiografia tem um quê de pessimismo terrível" perdi a vontade, acho que esse tipo de livro deve, sei lá, nos mostrar o lado bom das coisas, ou nos fazer aprender algo, se uma biografia for escrita apenas para reclamar de uma situação (não sei se é esse o caso) então não deveria ser escrita.

    ResponderExcluir
  4. Apesar de ter gostado da capa, o genero nao me chamou tanta atenção assim.

    ResponderExcluir
  5. Caramba... eu não sabia dos outros irmãos normais... estranho uma mãe ficar dessa forma... ao menos a irmã mais nova gosta da Julieta.... deve ser estressante por conta da preocupação dela tomar detergente... cuidado redobrado... mas ser pessimista em 90% da situação não dá... deve ser péssimo para a garota.
    A capa é mesmo linda.

    ResponderExcluir
  6. Também comprei o livro pela capa super atrativa e depois os quotes da parte de trás me ganharam. Cristina tem uma visão difícil do mundo e um tanto revoltada, talvez. E eu gostei foi disto. A franqueza dela me foi a chave do Livro de Julieta, porque ela conseguiu se colocar como uma mãe diferente, com opiniões e ações um pouco mais reais. O pessimismo que por vezes ela vivencia é a sua forma de enxergar o mundo e, no caso, é como se fosse "opinião de autor". Eu tomei gosto por livros simples sem muitas emoções e altos e baixos. Eu chamaria a história de... sutil. Mas enfim, sua resenha ficou ótima! Entendi perfeitamente sua opinião, e como ponto forte do livro é realmente esta rapidez da narrativa. Beijos!

    Chel Lima - http://corujando.org

    ResponderExcluir
  7. Poxa é uma pena que o livro não tenho sido tudo aquilo, mas eu também não sei se gostaria dele, não curto muiito autobiografia... mas penso que a leitura de um livro que trate desse tema deve ser interessante, para maior conhecimento no assunto!
    A capa do livro é realmente lindo, pessoalmente deve ser ainda mais. Parabéns pela resenha, principalmente pela sinceridade que você colocou nela!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  8. Gostei da resenha e me interessei pelo livro.

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!