Cinquenta Tons de Cinza - E. L. James - Viaje na Leitura

01/10/2012

Cinquenta Tons de Cinza - E. L. James

Livro: Cinquenta Tons de Cinza
Trilogia Cinquenta Tons de Cinza
Autora: E. L. James
Editora: Intrínseca
Categoria:  Literatura Internacional | Ficção | Adulto
Páginas: 455
ISBN: 9788580572186
Lançamento: Previsto Outubro/2012 
Classificação:  ♥ ♥ ♥

Compre pelo menor preço!

Sinopse:
Quando Anastasia Steele entrevista o jovem empresário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Grey admite que também a deseja.

"Cinquenta Tons de Cinza" figura na lista dos mais vendidos do PublishNews e da Veja em primeiríssimo lugar por semanas consecutivamente. O por quê de tanto entusiasmo entre os leitores? Eu quis saber desde que a editora Intrínseca anunciou a pré-venda da trilogia. Conteúdo adulto? Forte expressão de seus protagonistas? Ou a nova febre do momento (eu ainda prefiro as distopias, mas os eróticos estão com tudo no mercado literário)? Fatos e mais questões, mas, vamos ao meu ponto de vista.

Está aí, um livro que, apesar do bla bla blá geral entre as mídias e os leitores, não  me fez criar expectativas para sua leitura, simplesmente pensei: quero ler e ver o porquê de tanta repercussão entre os leitores, afinal, uns amam e outros odeiam? Primeiro ponto positivo do livro: narrativa. Você começa a ler e de repente fica totalmente absorto pela narrativa e não consegue parar de ler.

Depois vem os protagonistas que são totalmente opostos, a mocinha, caseira e recatada e o mocinho (aparentava tão doce, ledo engano) um tanto... estranho? maluco? exótico? Não tenho uma definição para o Sr. Grey ainda. 

O livro tinha tudo para ser uma grande leitura, mas eu simplesmente não gostei! Ainda sou aquela pessoa meio quadrada que prefere romances históricos, romances gracinha, onde os personagens são comuns e não possuem vícios e gostos peculiares, olha, antes de ler "Cinquenta Tons de Cinza" eu nem conhecia o "hobby" do sujeito. Fiquei embasbacada.

Mas, o ponto crítico e que não fez com que eu gostasse de fato do livro, foi a história. Ela é clichê, a mocinha é boa demais, apegada demais, boba demais. Não me identifico e não admiro protagonista feminina assim, tão vulnerável. Como pode uma mulher ser tão capacho de um homem? Ah, não dá.

Christian Grey é rico demais, bonito demais e idiota (ainda bem, hein?) demais pra ser o mocinho de um romance perfeito. O sujeito me causou uma relação de amor e ódio. Como ele podia ser tão imbecil? Acho que essa é a primeira resenha que me faz despejar uma série de xingamentos nos protagonistas! rsrs

Voltando ao ponto inicial, eu não consegui parar de ler até concluir a leitura (dois dias) e desejei ardentemente que o Sr. Grey acordasse pra realidade e enxergasse o óbvio e é claro, que Ana também, mas a leitura terminou, tive a oportunidade de ler o primeiro capítulo da continuação e quero com certeza continuar lendo a trilogia (como todo leitor obcecado pela história deseja conhecer o final) e espero que os demais volumes me agradem mais e não gere tanto desconforto em assimilar os gostos excêntricos de seus personagens.

Enfim, não sei o que estão levando as pessoas á essa procura pelo livro, ele é apenas um livro bem escrito, mas sem estrutura histórica, sem personagens viciantes e sem nada "atrativo" demais, quantos livros bons já lemos e não fazem tanto sucesso assim?

Leiam e tirem suas próprias conclusões =)


P.S. A capa é belíssima (tipo veludo) e eu amei!

Trilogia Cinquenta Tons:

  1. Cinquenta Tons de Cinza
  2. Cinquenta Tons mais escuros
  3. Cinquenta tons de liberdade




8 comentários

  1. Concordo q a narrativa é daquelas q apesar de fracas, vc acaba indo embora nela. Não fiquei assustada pelo fato de conter coisas do mundo BDSM, mas a história é fraca d+. No início a gente fica chocado com isso, mas dps acho q a autora cansou de mostrar esse mundo e ficou como ela diz no livro no sexo baunilha, ou seja, ficou na história de sempre.

    Andy_Mon Petit Poison

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não li esse livro e no momento não tenho muuuita vontade de ler não, quem sabe mais para frente!
    HAHA
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. o livro não é ruim né , mas não é tudo o que parece , gostei da sua resenha !

    ResponderExcluir
  4. Oi,

    Li e gostei muitooooooo, mas a mocinha é mesmo uma boba ¬¬

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Thais, tudo bem?
    Achei que fizeram muito estardalhaço sobre a trilogia e no final não achei o primeiro livro tudo isso.
    Parabéns pela resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Sabe, acho que todo mundo está lendo 50 tons com o mesmo pensamento que o seu: só quero lê-lo para saber o porquê de estar causando tanto! Eu mesma estou nessa vibe, mas ainda não consegui comprar nem pegar emprestado com ninguém. E tenho absoluta certeza de que vou querer acompanhar até o final, mesmo sabendo que a história não tem quase nenhum fundamento (além do erotismo) e que os personagens são tão profundos quanto uma poça d'água.

    Devo acrescentar que a minha curiosidade só aumenta a cada resenha... hahahaha

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. O bum do momento!! Não sou de me levar por moda, mas como o gênero erótico é um gênero que leio e adoro, estou com mta vontade de ler essa trilogia. Quero saber o que ele tem de diferente das fics que leio, se é que tem alguma diferença. As resenhas no geral tem me agradado, assim como a sua.

    Bjus, @dnisin
    http://diamanteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. COMO ASSIM BEM ESCRITO? A única coisa que o livro NÃO é é bem escrito!

    Escrita totalmente amadora, sem coesão! Repetições de palavras e vocabulário extremamente pobre.

    Acho que é o livro mais mal escrito que já li.

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!