Divergente - Veronica Roth - Viaje na Leitura

24/11/2012

Divergente - Veronica Roth


Classificação
Sinopse:
Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.
A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.
E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.

Divergente é uma leitura distópica ousada que nos deixa sem fôlego do começo ao fim. Li em duas noites (estava com sono e já era de madrugada, só por isso parei) pois, é um livro que não deixa você respirar, você não quer parar de ler, quer chegar até o final!

Do começo ao fim, o livro é perfeito! Agradou-me muitíssimo, como tinha lido e amado Legend, não criei expectativas demasiadas, apenas abri a página e só parei quando as necessidades vitais foram mais fortes, sim, esse é o típico livro que prende o leitor em suas vigorosas páginas!

Imagine um mundo dividido por facções. Estamos em uma Chicago controlada pela sociedade que foi dividida em cinco facções. Encontraram um meio de separar as pessoas por suas personalidades? Ou seriam por suas escolhas? Seriam mesmo para o bom convívio?

A "Franqueza" era uma das facções, onde seus membros são pessoas que não conseguem mentir, a sinceridade é o forte delas.

Na "Abnegação" seus membros são pessoas que vivem em função do próximo, ajudar aos outros, depois a si mesmo, altruísmo sempre.

Os da facção da "Erudição" são os sábios, nerds e entendidos, pessoas inteligentes que estão sempre estudando e claro, enfiados nos livros!

A "Amizade" é uma facção que como o nome mesmo diz, estão sempre fazendo amizades, com as pessoas, com os animais com todos!

Na "Audácia" vivem os corajosos, que arriscam a vida em nome da aventura e da adrenalina, a morte está sempre presente aqui, onde alguns simplesmente não sobrevivem às próprias aventuras.

Beatrice, nossa protagonista, faz parte da Abnegação, já se acostumou com as roupas cinzas e largas, são quase insípidas na sociedade, são altruístas. Está próximo de completar 16 anos, e no seu aniversário ela terá de ser submetida em alguns testes que definirão a sua aptidão para uma das facções existentes, mas ela poderá escolher, entre a aptidão e a facção da sua família, porque se sair, jamais verá seus pais e irmão de novo.

Mas, os testes são verdadeiros? Podem chegar em alguma aptidão? O que acontece, se ele simplesmente for... Divergente? Trice terá de fazer uma escolha, quer queira ou não.

Falando um pouco do personagem protagonista masculino (tem tantos!) Quatro é o máximo, e as cenas entre ele e os de sua facção são surpreendentemente espetaculares!

Incrível, sagaz e irrefreável! Divergente é um distópico que vai ganhar muitos elogios, mas merecidos! Porque o livro é simplesmente perfeito! Se você é fã de distopias (como eu) não pode deixar de ler essa trilogia (falando nisso, o livro termina na melhor parte!) e já aguardo ansiosa a continuação!



A Trilogia da Rocco Jovens leitores está no Facebook:




6 comentários

  1. Quero muito ler esse livro! Já li duas trilogias de distopia, creio (THG E The Maze Runner, mas ainda tem um prelúdio, parece) e quero ler esse. Espero conseguir emprestado.
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi

    Quero muito ler a trilogia, parece ser boa demais!

    Deia

    ResponderExcluir
  3. Cada vez mais os livros de distopia tem ganhado lugar nas prateleiras dos leitores, ate eu tenho cada vez me rendendo a elas, e olha em geral eu nunca fui ligada nesses livros.
    Divergente e Legend são os dois que eu mais quero ler, mas ainda não tive como comprá-los.

    ResponderExcluir
  4. Estou doida para ler esse livro, mas parece que os correios resolveram me boicotar e meu exemplar não chega nunca!!
    Beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  5. Sabe estou ao maximo evitando ler sobre esse livro, porque eu adooro distopias (li Legend que você recomendou aqui, e amei *-*) e essa sempre é bem cotada, então não quero pegar spoilers, e nem ficar na espectativa sabe, pegar o livro sem esperar nada e me surpreender. Mas com uma resenha dessa fiquei feliz pois não entrega muiito do enredo, e da aquele gostinho de quero ler!
    Desejo essa distopia na minha estante logo *-*
    Parabéns pela resenha Thais!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  6. Quero muito, muito, muito, muito ~~"muitos muito" depois~~ ler esse livro.
    Amei a sinopse, resenhas e capa. Parece perfeito *o*
    Quando surgir a chance de lê-lo, o farei! xD
    Abraços,
    Douglas Ricardo - Lendo & Relendo

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!