Resenha "Cisne" - Eleonor Hertzog - Viaje na Leitura

14/12/2012

Resenha "Cisne" - Eleonor Hertzog

Classificação
Sinopse:
 (Volume I da Série: Uma Geração, Todas as Decisões )




Ninguém sabe exatamente quais são os critérios de seleção da Escola Avançada de Champ-Bleux, mas não há como discutir sua eficácia. Seus exames de ingresso não erram nunca! Entre milhares de candidatos de todos os pontos da Terra, apenas duzentos e cinquenta são escolhidos a cada semestre. E, num mundo onde ser cientista é o maior status que alguém pode desejar, a Escola Avançada de Champ-Bleux forma aqueles que são disputados a peso de ouro.

Doris e Henry Melbourne são cientistas formados por Champ-Bleux. Aparentemente, são biólogos marinhos. Aparentemente, suas vidas se centram no Cisne, barco de pesquisas onde moram com os filhos. E, também aparentemente, são terráqueos...

Seus filhos acreditam em todas essas aparências – ao menos por enquanto. Seguindo os passos dos pais, os jovens Melbourne fizeram os exames de ingresso para Champ-Bleux. Enquanto, cheios de expectativa, aguardam os resultados para saber se ao menos um deles entrou na Escola Avançada, veem-se envolvidos numa questão diplomática entre Terra e Tarilian, o único outro mundo habitado que os terráqueos conhecem. Inesperadamente, o futuro das relações entre os dois mundos vai ser decidido em um barco no meio do oceano!

 Mal sabem eles que isso é apenas o começo... Logo precisarão decidir pela Terra inteira!

O livro que escolhi para resenhar hoje é um livro muito especial para mim! Pois não foi apenas o fato de poder fazer parte da criação dele, não foi apenas ler minuciosamente como uma crítica feroz, não foi só vê-lo se tornar o que é hoje, o principal fator de ele ser especial para mim, foi pela sua estreia inédita na literatura! É um livro peculiar que me cativou do começo ao fim, sabe aquele livro que possui um enredo tão extraordinário sem pontas soltas, você simplesmente se sente parte de seus personagens, da família Melbourne, da casa que é o barco de pesquisa deles de um planeta Terra onde planetas, descobertas, inteligências absurdas e fantasia não são mera coincidência.


Todos os personagens são cativantes e únicos! Temos no enredo um número gigantesco de personagens para uma trama, mas não se preocupe, todos são apresentados com cautela e desenvoltura e a leitura apesar de extensa (832 páginas!) ela é concisa e a leitura flui livremente. Como todo em todo livro que leio, eu tenho meus personagens favoritos! Não consegui me decidir entre a Peggy e os outros integrantes da família Melbourne, são todos especiais! Os gêmeos são engraçados e inteligentes, o Dr. Henry e a Dra. Doris possuem uma família incrível!

Outro fator notável foi a cena da chegada do cisne ao porto. Foi uma cena muito bem escrita, uma cena dentro de outra, mostrando ao leitor espetáculos simultâneos. Muito bom, pois quase não se nota a presença dos personagens secundários dentro da trama, a peça de teatro encenada pelos personagens dentro do enredo foi marcante e notória, eu como leitora, ansiava por saber como a peça ia terminar e qual seriam as reações da plateia, no caso, da multidão que aplaudiu com louvor os filhos (tripulação) dos Melbourne.

A autora Eleonor Hertzog estreia com grande admiração de minha parte na literatura, acredito em seu potencial e não vejo a hora de continuar a leitura (vou ler o segundo volume cof cof) porque é quase impossível parar de ler! É uma leitura inteligente, bem desenvolvida e inovadora! A autora ousou com sua criatividade e tão dedicada que é que não deixou pontas soltas e nem nada que desagrade o leitor, apenas incita a curiosidade e a apreensão na leitura dos seus textos!

Outros atrativos foi que, a leitura cresceu aos poucos, não foram lançadas informações em uma enxurrada, tudo cresceu aos poucos, enredos desenvolveram-se, personagens foram aparecendo e as informações de países, mundos, poderes e elos aos poucos iniciados na leitura, isso não trouxe confusão e só fez crescer a apreensão pelo que viria a seguir.

Foi admirável conhecer uma narrativa onde os personagens são a maioria protagonista e que me fez entender que, pareciam comuns e normais, simples tripulantes de um barco, o Cisne. Mas ao estender-me pelas páginas notei que, as criações chegavam ao pouco, não estávamos apenas na Terra, estávamos diante de um futuro distópico onde coisas improváveis aconteciam.




Book Trailer 
 


A autora:

Meu nome é Eleonor Hertzog e sou gaúcha de Porto Alegre. Pediatra por formação, sou escritora de coração. Leio desde que descobri o que eram livros; não vou dizer que escrevo desde a mesma época porque eu era realmente muito pequena. Mas, desde o primeiro livro, descobri que adorava contar histórias. No começo eram as dos livros. Mais tarde, as dos livros com alguns acréscimos. E, na adolescência, começaram a pipocar personagens, lugares e situações que não vinham de livro nenhum – estavam dentro de mim. Eu cresci, meus personagens se tornaram mais complexos. Eu aprendi, eles passaram a ver o mundo de outra forma. Tive filhos, eles souberam como ser pais e mães convincentes. O enredo se tornou mais bonito e complexo e, de repente, descobri que não tinha apenas uma história dentro de mim. Tinha mundos inteiros!


Redes Sociais da autora:   Site | Twitter | Facebook



Ahhh! A autora colocou mais Kit's especias com Ecobags, canetas, Mousepad e livro autografado à venda, corre que tem poucos: AQUI.


8 comentários

  1. Linda resenha,adorei
    o livro me parece ser ótimo,com certeza fiquei louca pra ler
    Beijos!

    by Carla

    www.sofrescuras.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Thaís, que coisa maravilhosa de repente se deparar com esta resenha! Estou, sei lá, meio sem fôlego de surpresa!
    Sem palavras. Amanhã comento de uma maneira mais séria, adulta e isenta, em vez de ficar aos pulinhos saltitantes em volta do computador!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Uau!

    Que linda resenha! Não conhecia o livro e quando vejo a capa aqui em destaque já imaginei que seria uma coisa bem inovadora, mas olha, quero ler esse também!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Puxa! Fiquei mega curiosa sobre esse livro agora. Mais de 800 páginas! Uau, deve ser bom mesmo!

    ResponderExcluir
  5. Oi ..

    Ótima resenha.
    Vi o livro no site da editora e achei legal a capa. Parece ser muito bom.
    Fiquei animdado ao saber que a autora faz a leitura crescer, e não ser cansativa. O livro é extenso, mas o leitor deve nem perceber, né? rs

    João Victor, Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Thais!

    Não conhecia o livro ainda, mas com tantos elogios... (rs) Agora fiquei muito curiosa mesmo para ler! Que bom que você gostou tanto assim! É tão legal quando um livro cativa a gente desse jeito, né?

    Um beijo,
    Inara
    http://www.lerdormircomer.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Essa é a primeira resenha que me agrada desse livro, antes nada do que eu li despertou meu interesse pelo livro, até mesmo cheguei a comentar que esse livro não era uma leitura para um futuro próximo, mas a sua resenha Thais está muito boa, eu fiquei bastante interessada no livro, gostei do enredo, me chamou a atenção também o que você disse sobre o livro ser rico em detalhes, adoro livros assim.
    Li os 3 primeiro capítulos e fiquei com um gostinho de quero mais, vou fazer o possível para ler mais esse livro nas férias... haha a lista só aumenta.

    ResponderExcluir
  8. Oi Thais olha com certeza foi uma honra conhecer a Eleonor na Bienal do livro e ver a autora desse livros maravilhoso, fazer parte dessa tripulaçao maravilhosa e viajar em um mundo que na minha opinião um dia irá existir, é muita inspiraçao, como eu disse na minha resenha a leitura é tão fácil que mesmo vc parando no meio do capitulo vc consegue retornar sem o menor problema!
    Com certeza é o melhor livro desse ano e olha que ainda estamos em setembro!
    Parabéns por fazer parte desse universo Cisne e Linhagens!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!