O Tempo que nos Falta - Victor Almeida - Viaje na Leitura

10/12/2012

O Tempo que nos Falta - Victor Almeida

"Bom para ser lido com o amante ao lado, rock, uísque e cigarro, este romance de Victor Almeida analisa os paradoxos do amor contemporâneo sob um ângulo inusitado, com reflexos iluminados de Woodstock."

Classificação
Sinopse:

Do mesmo autor de "Juntos no Paraíso". No livro acompanhamos a história de Doralice, uma jovem, que resolve abandonar tudo, inclusive seu grande amor, para ser livre. Viaja para a Europa sem dinheiro e passa a ter uma vida louca, cheia de excessos, substâncias ilícitas e outros prazeres que acabam consumindo-a aos poucos. Acabando por refazer, inconscientemente, os passos de sua mãe, uma hippie, que passou a vida seguindo ônibus de bandas de rock até acabar falida em uma clinica médica bem longe da filha que nunca conheceu. Mas nada disso é mostrado explicitamente, pois o livro é narrado pelo ex-namorado que desiludido pela inexplicável partida daquela que deveria ser o grande amor da sua vida, fica perdido e passa a procurar alguma forma de seguir seu caminho sem ela. Nessa busca acaba envolvendo-se com outras mulheres sem saber ao certo se o que procura é seguir adiante ou reviver os momentos passados que reluta em esquecer. Então Doralice vai aparecendo aos poucos, como peças de um mosaico não completamente encaixadas, uma sombra que sem saber desaparecer completamente fica a espreita para que queiramos saber mais sobre sua história, ou melhor, imaginá-la, para por fim acabarmos nos perguntando, assim como o narrador em determinado momento do livro, “o que poderia dar errado na vida de uma garota como aquela”.

O Tempo que nos Falta narra um romance profundo e envolvente. É um livro pequeno, são apenas 80 páginas! Sentei-me para folhear o livro e lendo desprentesiosamente não parei até chegar ao final.

A capa não me atraiu de momento, achei insípida, mas tem tudo a ver com a protagonista em seu momento de perdição. A sinopse diz muito sobre o que o leitor irá encontrar no livro, mas não conta o quanto a leitura é fluente, o quanto somos tragados pelos personagens e pelos acontecimentos, e quando percebemos, a história terminou.

Não tinha expectativas quanto ao livro, e isso foi bom, porque ele me surpreendeu demasiadamente, o autor escreve com maestria, é meticuloso e detalhista, consegue prender a atenção dos leitores até chegar a útlima página.

" (...) porém o que torna o amor impossível é justamente a impossibilidade de permanência , a chance de se perder a pessoa amada a todo momento é que faz com que se tenha que conquistá-la mais uma vez e outra a todo momento." Pág. 6


A história tem várias visões, os personagens apresentados na trama são bem elaborados e o contexto é extraordinário, o leitor que der uma chance ao livro, ficará surpreso pelo romance tão bem talhado e desenvolvido.

"Continuava subindo enquanto os dois se beijavam, também sem saber até quando, enquanto durasse o amor, talvez não mais que o tempo de um suspiro".  Pág. 66

É um romance que encanta, que traz um envolvimento rão grande com os personagens que faz com que torcemos por eles, mas o livro tem um defeito: é pequeno demais, quando mal percebemos a leitura termina, adoraria mais umas 100 páginas do mesmo! Recomendo a leitura!


Sobre o autor:
Nascido em maio de 1989, começou a escrever aos 12 anos, á noite, quando o mundo inteiro,  ou a parte ocidental para ser mais preciso, ia dormir. Eram histórias de aventura, ação, fantasia, tudo muito simples, como era de se esperar. Da época não sobreviveu muita coisa.
Aos 15 passou a mostrar para amigos seus textos, as vezes elogiado, outras criticado, continuou seu trabalho solitário. Dessa época escreveu inúmeros livros não publicados, entre eles: Todas as Ilusões, Diários de um revolucionário morto e Vazios, silêncios, Contos da Cidade...
Em 2006 fundou a editora WDW, mas acabou não levando o projeto adiante tendo publicado unicamente seu livro de poemas Todos os amores são impossíveis.
Em 2008 abandonou a poesia, por tempo indeterminado e passou a se dedicar ao romance. Que através da editora KBR digital culminou na publicação de Juntos no Paraíso em 2011.
Abrangendo temas como amor, desencontros, violência, o autor segue seu trabalho, tendo previsto para maio de 2012 o lançamento do seu segundo romance O Tempo que Nos Falta.
Atualmente trabalha em seu épico moderno  HAVANNA.

Trabalhos

Romance
2011 - Juntos no Paraíso  (Editora KBR digital)
2012 - O Tempo que Nos Falta  (Editora KBR digital)


Curta as Redes de "O tempo que nos Falta":




5 comentários

  1. Que interessante Thais! Eu li Juntos no Paraíso e gostei muito, parece que este pequeno livro também vale muito a pena ler, vou anotar e depois correr atrás ;)
    Bjs,
    @PatriciaADavis

    ResponderExcluir
  2. Olá Thaís,

    Parece muito promissor, adicionando na minha listinha!

    Deia

    ResponderExcluir
  3. Como está na resenha a capa não é atrativo pra nada, eu quase deixei de ler a resenha porque a capa não me agradou, mas eu coloquei um pouco de boa vontade e recordei que sempre as resenhas do blog são muito boas, então li e achei o livro incrível, muito pequeno (leria em 30 minutos) e intenso, quando eu tinha 15 anos queria ir embora pra Europa e virar mochileira, me identifiquei com essa parte, minha fica feliz por eu não ter conseguido dinheiro a tempo, acabei mudando de ideia, mas fiquei muito curiosa sobre a história Doralice.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei com vontade de ler e conhecer esse trabalho.

    ResponderExcluir
  5. Oi Thais, tudo bem?
    Ainda não conhecia o livro, mas achei super interessante!
    Beijos

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!