O lado bom da vida de Matthew Quick - Viaje na Leitura

25/01/2013

O lado bom da vida de Matthew Quick


Classificação

Sinopse:
Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele "lugar ruim", Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados". Tentando recompor o quebra-cabeça de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com o pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida.

Sei que tenho algumas dezenas de resenhas para postar, mas precisava comentar com vocês sobre esse livro que será estrelado nos cinemas: "O lado bom da vida". O livro chamou minha atenção inicialmente pelo título, quem é que não espera sempre apenas o lado bom da vida? Tão chamativo e que, atraiu minha atenção para o segundo fator: a capa. Linda não é mesmo?

A mente humana é extremamente complexa, sou apaixonada meu lado psicóloga aflorando por tentar entender e compreender um pouco mais dos problemas psíquicos, suas causas e possíveis curas, então me deparei com a sinopse desse livro, então pensei, quero ler para ontem! Assim conheci esse livro incrível! O lado bom da vida fala de descobertas, de princípios e questões de relacionamentos complicados, fala de amor e de felicidade, já que, nosso protagonista sempre está disposto a ver apenas o lado bom da vida, desde que sua mãe o tirou do lugar "ruim".

Somos apresentados a história através do protagonista/narrador Pat Peoples, ele está saindo de um hospital psquiátrico e narra então a partir deste ponto, sua vida, a sua história. O mais interessante é que logo no começo, somos instigados com uma curiosidade enorme em entender o que aconteceu para ele chegar até lá, no ponto de partida. O que o levou a ficar por mais de quatro anos em um hospital psquiatrico, quando pensou que se passaram apenas alguns meses? O que causou esse transtorno terrível?

Você vai lendo e tem vontade de chorar, outras vezes de rir. Mas a trama é tão bem escrita, a leitura concisa e a narrativa flui rapidamente, porque queremos solucionar a mente do protagonista! Principalmente sua aversão por Kenny G, eu não conseguia entender o porquê de ele ter pesadelos com o músico quando o mesmo é um dos que mais curto (você já ouviu?), mas a explicação que será dada em "doses homeopáticas" na trama faz toda a diferença e só assim, o leitor compreenderá todas as suposições (eu errei todas!) para o ocorrido. 

A Tiffany, é uma figura! Ela é viúva, parece tão atormentada mentalmente quando Pat, mas é uma mulher de fibra e que, inteligente e emotiva, tem um papel extremamente importante no desenrolar dos mistérios. Tão apaixonada quanto Pat por exercitar-se, ela passará a fazer parte de suas corridas...

Como classificar um livro tão emocionante assim? O lado bom da vida é um romance envolvente, possui aquele grau de drama que não implica no desenvolvimento da história e faz entender uma infinidade de coisas, já que leva por muitas vezes o leitor à reflexão. Fatos que o protagonista descreve leve muitos a refletirem a questão de não julgar as pessoas que possuem problemas mentais, primeiro porque essa pessoa é tão humana quanto qualquer uma, tem problemas como qualquer um, e ser julgada não a ajuda a superar seus traumas internos.

Matthew Quick me conquistou nesta narrativa inteligente de autoconhecimento e autorrealização. Uma história que entra para marcar, e claro, a estreia do filme é no dia 1º de Fevereiro aqui no Brasil, espero que não mudem quase nada, pelo trailer parece que não...

Veja o Trailer do Filme

 

10 comentários

  1. Eu também mega amei esse livro.
    Adorei a escrita do autor e a forma como ele cria uma linha muito gostosa de sua escrita. Não consegui parar de ler até ver o que acontecei com Pat.
    Foi amor a primeira leitura!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei da capa do livro e da forma como vc falou sobre a estória.
    Acho que vou esperar sair o filme pra poder conhecer melhor essa trama.
    Escolhido Pelos Leitores #13.
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Quero muuito ler esse livro, antes de assistir ao filme : )
    Gostei da capa e da sua resenha : )

    ResponderExcluir
  4. Eu estou lendo e adorando!
    Apesar do minha atual falta de tempo para a leitura, eu tendo ler um pouco toda noite e, gostaria de poder ler o livro todo de uma vez.
    A história é, aparentemente, simples, mas ainda assim profunda. Através de diálogos simples e pensamentos ingênuos do protagonista, bem como a crítica à grandes obras clássicas, Pat me conquistou. Mal posso esperar para desvendar os segredos da mente perturbada dele.

    Adorei sua resenha!

    Beijos
    Mandinha :)
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. se gostou tanto assim do livro pq deu nora 4 pra ele em ? Cade o 5 ?

    ResponderExcluir
  6. Priscila,

    Dei 4 estrelinhas porque ele não é perfeito, termina rápido demais, quando começa a melhor parte =)

    ResponderExcluir
  7. Oi Thais,

    Gostei da história, embora não seja o tipo de livro que leia regularmente. Irei assistir o filme (espero, no carnaval, pois poderei deixar Sophie com a vovó) e espero gotar muito.
    Adorei a resenha.

    beijos!

    ResponderExcluir
  8. Eu estou doida para ler e ver esse filme.

    Todas as resenhas são super positivas. E os atores também parece que deram um show de interpretação...

    Muito boa a resenha

    Abraços
    Gabi Lopes
    sonhosaventuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Thais!

    Estou namorando esse livro faz tempo! Não vejo a hora de ler! Vi o trailer do filme e fiquei ainda mais ansiosa para conferir a história. O enredo parece bem diferente e emocionante!

    Adorei a resenha!

    beijos,
    Inara - http://www.lerdormircomer.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Thais.

    Eu me encantei pela profundidade emocional desse livro.

    Gostei da sinceridade do personagem com quem me identifiquei nas cenas em que se sentia indignado como leitor e queria levar um papo sério com o autor. [risos].Quem muitas vezes não quis atirar um livro pela janela, né? [risos].

    Me diverti muito e também não entendia esse trauma em relação ao Kenny G, porque também sou grande fã.

    Esperava mais do final, acredita? Queria que focasse um pouco no romance.

    Gostei muito, exceto nas cenas de futebol americano, porque sou completamente leiga. [risos]. Fora, foi uma leitura bem prazerosa.

    Beijos.

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!