Mania de leitor #1: Bibliomania - Viaje na Leitura

23/01/2013

Mania de leitor #1: Bibliomania



           Estreando uma nova coluna no blog! Intitulada "Mania de Leitor"! Entendam mais da coluna e saibam o que esperar dela: 

Sou viciada em livros e não nego, já notaram que os leitores e leitoras possuem manias peculiares? Já marcada por esse universo viciante de livros, notei a necessidade de ter posts mais pessoais e que possuam a minha opinião própria de diversos assuntos, então a coluna "Mania e Leitor" será esporádica e indeterminada, mas que vez ou outra trará um pouco mais daquilo que encontro como blogueira leitora, um pouco da minha mania para você!

O tema escolhido de hoje, é o dessa foto/imagem acima, não sei quem a editou (se for sua, créditos serão adicionados! Avise-me!) com a frase:

Bibliomania: Grande interesse e paixão pelos livros, que se manifesta como mania de comprar e acumular livros.

Basicamente, somos "bibliomaníacos", pessoas que amam tanto os livros a ponto de acúmular os mesmos em grande quantidade, querem mais livros do que serão capazes de ler, não emprestam (apenas quando possuem dois volumes idênticos e mesmo assim azucrinam o que emprestou até devolverem), não saem de casa sem os livros (quando saem, por que isso é raro) e, são movidos por seus personagens, acreditam nas histórias que leem, ri, choram e se emocionam.

Onde vivem os "bibliomaníacos"? 

 Ah, em qualquer lugar, desde que estejam com seus livros.

O que fazem os "bibliomaníacos" quando não estão lendo? 

Você diz a menor parte do tempo? Eles organizam e reorganizam seus livros preciosos em estantes, caixas e prateleiras. Também passam a maior parte do tempo buscando o menor preço do tão desejado livro (são loucos por ofertas!), desejando um emprego que pague todos os livros que desejarem possuir e o maior sonho de cada um deles é possuir uma biblioteca pessoal.

Agora que vocês entenderam um pouco mais sobre o que penso e a minha posição sobre os bibliomaníacos, saibam que essa doença não possui cura conhecida, mas que não faz mal algum à saúde (só para o seu bolso).


Agora é com vocês, leitores! Fale sobre a sua Bibliomania!


14 comentários

  1. Olá !
    Acredito que essa fotoé da página Glossário do Tumblr/facebbok, é muito parecido com o que eles fazem ;)
    Eu sou uma bibliomaníaca, acumulo mais livros do que leio, por isso esse início de ano estou em rehab, ou seja, estou em abstinência de compras... e assim ficarei por um tempo nesse começo de ano, comprei livros demais ano passado :)
    abraços
    Melissa
    Olá !! Eu adoro literatura mas não sou formada em letras, sou bióloga na verdade, tenho aprendido muito acompanhando/seguindo o blog aqui. Adoro a parte em que colocam as revistas acadêmicas ! Parabéns pelo trabalho aqui.
    bjos
    Melissa
    http://decoisasporai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Thais!

    Adorei o post! haha Sou bibliomaníaca e não nego! (rs)

    Um beijo,
    Inara - http://www.lerdormircomer.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nossa pura verdade eu mesma sonho com uma área tipo uma biblioteca só com meus livros e uma espaço sossegado para ler sonho *_*

    http://diariodeumasonhadora2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Esse é meu vicio : Livros !Adoro livros ,le-los,compra-los ,cheira-los ,saber que eu tenho aquele livro que tanto desejei .Entrar na historia de cada personagem ,aprender novas coisas e reler coisas velhas é muito bom tudo isso.Eu ja tenho varios livros mas ainda não tenho estante ! Infelismente ,mas depois que comprar meu teclado vou juntar dim dim pra comprar uma estante so pro meus livros .Meu sonho é ter uma sala gigantesca so com livros e mais livros ,alguns sofas e almofadinhas e uma varanda pro mar ! Sonhei de mais. Quem mais sofre com isso tudo é o bolso mesmo ,toda vez que entro numa livraria a vontade que tenho e de sair catando 1 livro de cada estante ...

    ResponderExcluir
  5. Oi!!!
    Recentemente ganhei uma estante do meu tio. Até então eu não tinha onde guardar meus livros e os deixava em um canto obscuro do guarda-roupa. E então eu fui para a bienal do livro e trouxe tantos livros de lá que eles não couberam mais aonde estavam. Agora eu compro livros demais para poder encher os espaços vazios da minha estante, e fico pensando no que ai acontecer quando não tiver mais espaço lá kkkkkkk
    Adorei o post
    Bjks
    Paty
    http://abajurdepapel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Thays,

    Meus vícios, comprar as séries pra tê-las inteira mesmo que demore a ler, só empresto depois que tiver lido, empresto e fico vigiando quando será devolvido, e por aí vai. Um dia ainda serei mais abnegada.

    Beijos
    Márcia Desirée
    Tesouro Literário

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Nossa, eu sou assim. Mania de comprar livros, tê-los e não ter tempo de ler D; E juro, daqui a pouco eu vou bloquear o submarino do meu computador, pra eu não ficar vendo as ofertas!!! Deeeus, sai dessa vida UHUAUHAHU mentira, sai não, amo essa vida <3 só queria ter mais tempo pra ler e reler meus bebês, bububu. Infelizmente, não consigo ler todos os lançamentos e os antigos que eu quero ):

    Beijos,
    Leeh - Hangover at 16

    ResponderExcluir
  8. Adorei a nova coluna! Sofro também desse mal. Não posso passar por uma livraria... Ah, a quem estou querendo enganar? Eu não estou nem "passando" pela livraria, eu "vou" mesmo à livraria, em busca de novos livros, embora tenha uns 20 esperando para serem lidos... Fazer o quê? Eu não resisto!...

    Bjs.
    Marcela
    www.giroletra.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Thaís, om saber que não sou a única bibliomaníaca...isso é bem reconfortante, assim como vc sonho com um emprego q banque meus livros e que me permita tempo para ler e money para contruir uma sala em forma de biblioteca (*-*)...minha mania é ler e reler os livros prediletos e ir na estante, ou guarda-roupa, onde estão, olhar meus livrinhos e sorrir, depois deixo-os no lugar...estranho, né?! rsrsrsr

    bjos e bom final de semana >.<

    http://pingentesdeilusão.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Thaís,
    Decididamente eu sou uma bibliomaníaca! Eu compro muito mais livros do que dou conta de ler e amo arrumar a estante, catalogar livros... Livros são a minha paixão e não saio de casa sem pelo menos um livro físico, o e-reader e o tablet! hehehe
    Beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  11. Sou desse jeitinho
    E antes reclamava pois não tinha muitos livros para ler
    Agora eu tenho muitos livros e pouco tempo
    Mas amo tudo isso

    Beijos
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Adorei a nova coluna! Estou me tornando uma bibliomaníaca!
    Antigamente meu vício maio era Mangás (quadrinhos japoneses) e animes (animações japonesas).
    Ai acabei adentando no mundo dos livros, no começo era de boa, mas agora às vezes, chego a me assustar comigo mesma. Fico olhando sempre o submarino para ver se tem ofertas dos livros que eu quero, apesar de eu selecionar bem os livros que vou comprar, por que já estou sem espaço (nota: ainda não possuo um estante, só duas prateleiras), tenho que ter um certo controle, senão vira bagunça xD
    Bjsss

    @Samgirl_Sayane

    ResponderExcluir
  13. Oi Thais,

    Sei o que é isso e estou na mesma situação.
    Possuo uma infinade de livros e mangás, que raramente empresto, mas quando o faço fico perguntando o tempo todo como eles estão.
    Agota estou feliz, pq consegui me mudar par auma casa maior e finalmente terei meu ecritório/biblioteca, estou esperando a mudança chegar para organizar tudo.
    Mas livros, sempre compro mais do que vou conseguir ler, e a lista de prioridade de leitura muda à medida que compro um livro novo, assim, tem livros que ficam meses, anos na prateleira, esperando sua vez de leitura.
    Mas fazer o que? Como dizem os franceses, c'est la vie!

    Beijos,

    Pri

    ResponderExcluir
  14. Lendo seu post, que por sinal é bem interessante. Percebi que não tenho uma grande mania :o
    Preciso urgentemente de um lugar decente para meus livros, apenas.

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!